Crescimento

Por que contar com uma consultoria tributária para indústrias?

Escrito por Grupo Fatos

O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do planeta. Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os brasileiros pagam taxas que superam a casa dos 30% em relação à economia e ao PIB nacional — umas das mais caras entre as nações da América Latina e Caribe. Tal fato corrobora a necessidade de as indústrias brasileiras manterem uma consultoria tributária. Afinal, os altos impostos dificultam o processo de competitividade no mercado global.

A seguir, explicaremos melhor qual a importância desse serviço e como ele pode ajudar na redução de custos e nos ajustes da empresa de acordo com as exigências legais. Além disso, mostraremos quais as principais ações pelas quais a consultoria é responsável, bem como as vantagens de adotá-la na indústria! Boa leitura!

O que é a consultoria tributária?

O termo é utilizado para designar o serviço realizado por uma empresa especializada em identificar tudo o que incide sobre um determinado negócio de maneira direta ou indireta no quesito finanças e impostos. No caso, quem realiza o serviço é um escritório contábil.

O trabalho consiste na avaliação sobre os impostos pagos pela indústria. A ideia é que ela não pague tributos desnecessários e que gerem custos extras à receita organizacional. Além disso, ela é responsável por avaliar também as inconformidades, caso existam, a fim de proteger a indústria de multas.

Para isso, a equipe analisa, de maneira detalhada, informações, como: fluxo de caixa, lucro, ativos e passivos, entre outros dados ligados às finanças. A consultoria é responsável também por ajudar no planejamento e na gestão de uma indústria, a fim de atualizá-la sobre as mudanças legislativas. Consequentemente, isso faz com que ela se torne mais sustentável em longo prazo.

Como falamos no início do artigo, a carga tributária alta no Brasil merece uma atenção especial por parte da indústria. Os custos que incidem sobre a produção podem prejudicar um empreendimento pequeno, por exemplo. Logo, a consultoria vem para auxiliar no processo de sustentabilidade organizacional e na consolidação de mercado, promovendo maior competitividade diante dos grandes players.

Quais as principais ações de responsabilidade da consultoria?

A consultoria realiza um trabalho preventivo, mas também contingencial. Logo, é fundamental conhecer as ações que ficam a cargo da contratada e que ajudam no processo de contratação do melhor serviço.

Realização de um planejamento adaptado para a realidade da empresa

Toda indústria tem as suas complexidades. Compreendê-las nem sempre é fácil, ainda mais quando envolvem finanças. Nesse caso, a consultoria contratada será responsável por realizar algumas tarefas como estabelecimento do ciclo de vida tributário e estágio em que o empreendimento se encontra: planejamento, provisionamento, compliance e questões em disputa.

Legalização e adequação da empresa

Uma das tarefas mais importantes da consultoria é que ela atua visando à adequação da indústria de acordo com a legislação fiscal. Tal serviço é de suma importância, principalmente, para aquelas organizações que desejam iniciar as operações em outros países ou passar por reestruturações societárias, por exemplo.

A consultoria será responsável por realizar também estudos relacionados a fusões e aquisições, visando sempre à redução de custos, bem como a planejamentos sucessórios. Tudo para que a indústria funcione de maneira legal.

Levantamento de créditos tributários

O trabalho desenvolvido pela consultoria, no que diz respeito ao levantamento de créditos tributários, envolve todas as esferas industriais — o objetivo é obter restituição junto aos órgãos dos impostos.

Vale ressaltar que, na indústria, incidem alguns tributos, como imposto sobre valor agregado (VAT), impostos sobre bens e serviços e tarifas alfandegárias. Logo, a contratação dos serviços ajudará a fazer o pagamento e levantar os dados de restituição.

Quais as vantagens de contratação desse serviço?

Como foi possível ver, existe uma série de vantagens na contratação de uma consultoria tributária. A seguir, falaremos mais sobre esses benefícios aplicados à indústria!

Adaptação do regime tributário

Uma indústria pode optar pelo Simples Nacional, pelo Lucro Real ou pelo Lucro Presumido como regime tributário. Cada um tem as suas especificidades, o que torna o trabalho da consultoria imprescindível.

Ela será responsável por fazer o correto pagamento dos tributos, bem como por encontrar brechas que podem gerar isenções, tudo de acordo com a lei para evitar problemas com sonegação. Além disso, ela ajudará o departamento financeiro quando algum imposto puder ter o seu pagamento adiado.

Gestão mais eficaz

O principal erro, que leva muitas indústrias ao fracasso, está ligado à maneira como elas realizam a gestão. A contratação de um serviço na área tributária ajuda na avaliação dos custos e no desempenho da empresa de acordo com o setor de atuação, sempre levando em consideração os impostos.

Ter essa amplitude de visão dá mais segurança para a indústria que pode controlar melhor a sua produção e também realizar uma gestão mais enxuta, sem gastos desnecessários.

Maior credibilidade para a indústria

Indústrias que estão em dia com as suas obrigações fiscais são reconhecidas por parceiros, fornecedores e clientes como confiáveis. Isso representa uma grande vantagem, ainda mais quando falamos da competitividade atual do mercado.

Aqui, podemos citar também a maior facilidade em conseguir financiamento a baixo custo. A credibilidade e a transparência são fundamentais nesse processo, visto que a indústria poderá ter, mais facilmente, em mãos, os documentos necessários para obter crédito, como Balanceamento Patrimonial e demonstrações financeiras.

Maior economia

Manter todo um departamento tributário em uma indústria pode ser bastante oneroso. A consultoria serve justamente para suprir essa necessidade e com uma expertise ainda maior, visto que ela atende outros clientes.

Com isso, o empreendimento pode se preocupar com o seu core business, o desenvolvimento e a inovação — fatores cruciais para se destacar no mercado globalizado, sem deixar de lado questões ligadas à legislação tributária.

Há cada vez mais preparação por parte das consultorias contábeis, e o objetivo é ajudar os empresários a encontrarem soluções práticas e econômicas que colaborem com o crescimento de suas indústrias. Ter uma assessoria que será responsável por todas as questões legislativas não traz apenas mais segurança, mas também uma maior chance de crescimento.

Viu que a sua indústria precisa de uma consultoria tributária eficaz? Então entre em contato conosco e conheça os nossos serviços. A Fatos é uma empresa com tradição no mercado, especialista em questões contábeis e tributárias!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This