Crescimento

Como funciona a consultoria tributária para clínicas e consultórios?

Escrito por Grupo Fatos

A rotina de clínicas e consultórios é bastante ativa e, muitas vezes, atribulada. Com o fluxo constante no atendimento de pessoas, cumprimento de horários, consultas, diagnósticos e encaminhamentos, o cotidiano dos profissionais da saúde é sempre muito atarefado.

Nesse contexto, médicos e tantos outros especialistas da área, normalmente, organizam-se em sociedade ou parcerias entre si, assumindo eles próprios a gestão do local em que se propuseram a trabalhar. Dado o acumulo de funções, as ações administrativas podem ficar, por vezes, em segundo plano, o que pode vir a interferir diretamente no sucesso do negócio.

Em vista disso, uma consultoria tributária torna-se essencial para a saúde financeira de uma clínica ou consultório. Problemas com o orçamento tributário e administração inadequada das finanças poderão ser contornados, viabilizando o bom funcionamento da empresa.

Neste artigo, você entenderá a importância de contratar um serviço de consultoria tributária para uma clínica, conhecendo seus benefícios e funcionalidades. Vamos lá?

Quais os problemas de gestão financeira em clínicas?

Algumas dificuldades são comuns de ocorrerem na gestão financeira de clínicas e consultórios. Isso acontece seja pela falta de preparação técnica dos profissionais da saúde que gerem a empresa, ou por limitação de tempo na dedicação para essas questões. Assim, podem ser gerados alguns problemas que venham a prejudicar o devido andamento do negócio, como:

  • a falta de sistemas financeiros de softwares que contemplem todas as funcionalidades de gestão da empresa, como controle de fluxo de caixa e demais planilhas de adequação financeira. Assim, dificuldades de tomada de decisão e demais estratégias são prejudicadas;

  • a mistura das contas de pessoa física e jurídica, por parte do gestor. Isso pode gerar cobranças fiscais indevidas pela Receita Federal, que pode considerar todos os gastos do empreendimento de pessoa física como pró-labore;

  • a dificuldade na divisão das despesas da empresa entre os sócios. Quando não estudada a forma mais adequada a ser adotada para os repartes, problemas com as contas também podem ser ocasionados;

  • a escolha errônea do regime de tributação escolhido para ser seguido. Isso pode trazer prejuízos para o gestor do negócio, quando não analisada, cuidadosamente, a escolha pela tributação mais adequada para a realidade da empresa.

Assim, esses e outros problemas na gestão financeira de uma clínica ou consultório podem ocorrer, fazendo essencial o auxílio de uma consultoria tributária. Dessa forma, dificuldades dessa natureza podem ser evitadas ou minimizadas, fazendo toda a diferença para o sucesso administrativo da empresa.

O que é uma consultoria tributária?

Uma consultoria tributária caracteriza-se por serviços fornecidos por meio de uma empresa composta por profissionais da área contábil. A partir daí, são encaminhados procedimentos com viés para solução e adequação às questões de atribuição dos impostos, direitos e obrigações referentes ao empreendimento do contratante.

A principal finalidade da consultoria é minimizar os riscos de atuação fiscal, decorrentes do não cumprimento devido das obrigações tributárias, ou ainda alertar quanto ao pagamento indevido de impostos. Assim, são evitadas omissões e possíveis erros, que podem prejudicar o negócio financeiramente.

Além disso, com o serviço de uma boa consultoria tributária realizada em uma empresa, é possibilitada a realização de um projeto orçamentário de planejamento, precavendo-a de futuros apuros financeiros.

Quais as funções de uma empresa de consultoria tributária?

No Brasil é cobrada uma enorme quantidade tributária aos diversos seguimentos empresarias. Frente a isso, com profissionais que dominam o conhecimento da área contábil e de tributos, uma empresa de consultoria tributária delega algumas das seguintes funções:

  • dentro da legislação, são fornecidas orientações para o planejamento tributário do empreendimento. Isso poderá minimizar a carga tributária, criando estratégias personalizadas de gestão e organização;

  • consultoria sobre as questões tributárias, auxiliando na escolha da tributação que melhor se adequa a empresa. Além disso, são feitas revisões periódicas de todos os procedimentos;

  • realização adequada de apuração e demais cálculos de tributos. Isso evitará que o gestor pague impostos indevidos, prejudicando seus ganhos, ou deixe de cumprir suas obrigações legais, resultando em problemas fiscais;

  • recuperação de créditos fiscais e auxílio para a solução de problemas de ordem tributária. Assim, a consultoria será muito útil para o bom encaminhamento e soluções dessas questões burocráticas que podem atrapalhar o devido funcionamento do negócio.

Tendo em vista essas e outras tantas funcionalidades, a consultoria tributária visa sempre ser suporte para a gestão financeira da empresa. O estabelecimento da ordem com o fisco e a maximização dos ganhos e bem-estar geral do ambiente empresarial é sempre priorizado.

Qual a relevância da consultoria em clínicas e consultórios?

Para evitar os possíveis problemas de gestão financeira que os profissionais desses seguimentos podem vir a enfrentar, a consultoria tributária se torna uma excelente aliada para o bom êxito do negócio.

Assim, adequando suas funções às necessidades das clínicas e consultórios, a empresa de consultoria agregará muitas vantagens para o bom encaminhamento da gestão do empreendimento.

planejamento tributário, bem como o direcionamento administrativo, adequado e estruturado ao contexto do ambiente é estabelecido. Uma melhor organização de todo o sistema financeiro, visando o estabelecimento da ordem e bem-estar da estrutura de gestão da clínica, também pode ser conseguida.

Além disso, a otimização de todos os processos burocráticos decorrentes das questões dos tributos e demais atribuições financeiras também é efetivada. Isso, certamente, contribuirá para uma melhor fluidez econômica e administrativa do negócio.

Qual a importância da qualidade dos serviços?

Não basta saber da importância de uma consultoria tributária para sua clínica e contratar o serviço de forma aleatória. É de muita relevância saber detalhes da procedência e da qualidade do trabalho oferecido pela empresa de consultoria.

Uma organização com pouca ou indevida capacitação, ao contrário de ajudar, poderá ser irrelevante, trazendo ainda mais ônus para a gestão financeira e tributária do seu negócio. Assim, na hora de buscar esse serviço esteja sempre atento!

Contratando uma consultoria séria e consolidada no mercado, você terá todas as garantias e benefícios que a empresa poderá proporcionar ao seu empreendimento.

Uma consultoria tributária agregará muitos benefícios para o bom andamento de seu negócio, tendo grande relevância no seguimento de clínicas e consultórios. Agora você já sabe como funciona a prestação desse serviço e poderá utilizar todas as suas vantagens na gestão de sua clínica. Não perca tempo!

E aí, gostou do post? Pois não deixe de entrar em contato com nossa empresa e conversar com nossos profissionais, será um prazer poder ajudá-lo! 

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 20 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Share This