Crescimento

Por que sua empresa precisa de uma assessoria contábil? Saiba aqui!

Escrito por Grupo Fatos

A complexidade da questão tributária, rotinas específicas e outros aspectos contábeis demandam serviços especializados, fazendo com que empresas que buscam soluções especializadas se destaquem frente a concorrentes. Neste post você vai entender a importância da assessoria contábil, suas vantagens e como escolher a empresa correta para o seu negócio.

Você também vai compreender como esse tipo de solução inteligente pode ser utilizada como diferencial competitivo para a sua empresa na gestão de suas finanças, no processo de tomada de decisão e análise das demonstrações financeiras e outros processos dentro dela.

O que é uma assessoria contábil

A assessoria contábil é um trabalho altamente especializado, desenvolvido por profissionais com conhecimento na área tributária, contábil, de recursos humanos e outras correlacionadas que ajudam a racionalizar as rotinas de uma organização de forma a otimizar as tarefas, recursos e atividades.

Os serviços prestados por uma assessoria contábil apresentam como vantagem principal o foco na atividade específica, além de serem desenvolvidos por profissionais com conhecimentos amplos na área e com atualização frequente sobre os assuntos específicos.

Este ponto é crucial para os assuntos da área contábil e afins, já que eles possuem mudanças constantes e uma alta complexidade. Dessa forma, investir nesse tipo de assessoria é essencial para evitar erros, multas e problemas administrativos, além de outras preocupações para sua organização.

Uma assessoria também procura sempre adequar os serviços de acordo com a estrutura de seu negócio, independentemente do tamanho de sua empresa ou atividade que é desempenhada. Com isso, buscará trazer os melhores resultados e economias possíveis. Mas de que forma a assessoria contábil pode beneficiar o seu negócio?

Correto enquadramento fiscal

Mesmo antes da abertura do seu negócio você já pode contratar uma assessoria contábil. Com o auxílio dos profissionais desta área é possível escolher o melhor regime de tributação para a formalização de sua empresa.

Entretanto, se ela já iniciou não há problema, porque a assessoria pode ajudar com a elisão fiscal e trazer importantes economias com estudos e projeções. Caso ela esteja enquadrada em um determinado regime tributário e os especialistas entendam que ele não seja o mais adequado, poderão indicar a troca por outro tipo ou, até mesmo, a divisão dos negócios da empresa.

Outra possibilidade são as economias tributárias geradas com a compensação de impostos, que também podem ocorrer mediante estudos tributários. Entretanto, eles devem ser feitos sempre por profissionais da área, já que requerem amplo conhecimento e cálculos específicos para seu aproveitamento.

Multas, juros e outras questões envolvendo a correta elaboração e envio de informações tributárias também são otimizados com a contratação de uma assessoria contábil. Esta é outra possível fonte de economia e racionalização de recursos em uma empresa e uma das maiores vantagens deste tipo de serviço.

Atualização constante

Tanto a parte tributária quanto a parte trabalhista têm passado por diversas mudanças nos últimos tempos, exigindo muita atenção dos profissionais da área em relação à atualização das informações empresariais.

Com isso, organizações que buscam os serviços de assessoria contábil garantem atualização constante e que estarão sempre de acordo com as últimas regras emitidas, o que é essencial para evitar problemas presentes e futuros com o fisco e órgãos fiscalizatórios.

Adicionalmente, empresas que fazem vendas para outros Estados ou ainda que possuem uma rotatividade muito grande de funcionários acabam tendo um volume muito grande de documentação para preencher e precisam de auxílio na codificação e envio de tais informações.

Logo, buscar auxílio altamente especializado e comprometido é um diferencial para a manutenção das atividades e para evitar erros. Os profissionais também podem auxiliar em eventuais dúvidas ou problemas do dia a dia que ocorram em relação a estas rotinas.

Melhoria no processo de gestão

Uma boa assessoria contábil também desempenha um papel muito importante junto ao processo de gestão. O gestor passa a ter em suas mãos dados diferenciados para o seu processo de tomada de decisão e pode contar com a ajuda destes profissionais para a interpretação das informações.

Outra possibilidade é a implementação e uso de importantes ferramentas como, por exemplo, o fluxo de caixa. Assim, o tomador de decisão passa a conhecer melhor o fluxo de entradas e saídas que, combinado às demonstrações contábeis, poderá demonstrar diferentes pontos de vista da empresa.

A assessoria também pode demonstrar o impacto das contas de despesa no resultado e de como está sua evolução de maneira histórica. Com isso, o gestor poderá tomar decisões para substituição, diminuição ou corte dos gastos.

Outras possibilidades estão relacionadas às receitas e sua maximização ou ainda à projeção dos resultados e como a organização vai atingir os seus objetivos. Logo, a assessoria contábil é uma forma importante de apoio ao processo de tomada de decisão e um diferencial competitivo para a organização.

Como escolher uma assessoria contábil?

Para que sua empresa usufrua dessas e outras vantagens é preciso procurar uma empresa com solidez no mercado e não devem ser escolhidas apenas com base no preço. Adicionalmente, procure conhecer um pouco mais sobre a especialidade dos colaboradores e entender como cada um deles pode ajudar nas questões específicas que você possui em sua organização.

Outro ponto é a opinião de clientes já atendidos pela assessoria. Procure buscar a opinião deles e entenda como a assessoria solucionou as questões que eles possuíam. A comunicação também é importante, então questione como ela será feita, quais são os canais e a disponibilidade dos profissionais.

Também busque saber a periodicidade dos relatórios, já que eles serão essenciais para a sua empresa. Conhecer e entender o formato e o conteúdo deles é outro fator de destaque para a escolha da empresa, já que o gestor precisa ter confiança e adequação às informações que receberá.

Neste post você viu porque a sua empresa precisa de uma assessoria contábil. Inicialmente, foi possível compreender como funcionam os serviços prestados por este tipo de organização e o diferencial que podem fazer pela sua empresa. Depois você viu o impacto que podem fazer por sua empresa no planejamento tributário, na atualização constante e no processo de tomada de decisão.

Todos os processos ficam mais racionais, atualizados, eficientes e com maior garantia devido ao know-how dos profissionais contratados. Que tal entrar em contato com nossa empresa e entender melhor como podemos ajudar a sua organização?

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 20 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Share This