Crescimento

Entenda já como funciona uma assessoria contábil!

Escrito por Grupo Fatos

Ter uma empresa e fazer com que ela cresça de forma saudável parece um grande desafio, certo? Mas você sabia que existem maneiras de fazer com que essa tarefa ocorra de modo mais fácil, eficiente e rentável?

Neste post, você vai entender como funciona uma assessoria contábil e como ela pode ajudar a sua empresa — desde os momentos de sua constituição até outras fases de seu ciclo de vida.

Você vai compreender todas as vantagens que esse tipo de serviço pode trazer para o seu negócio e como usufruir de todos os benefícios, trazendo importantes contribuições para a sua empresa.

O que é uma assessoria contábil?

A assessoria contábil compreende diferentes tipos especializados de contabilidade, que podem ser utilizados em diferentes fases da vida de um empreendimento. Empresas especializadas nessa área permitem a elaboração de um diagnóstico geral da situação do negócio ou do setor em que se deseja atuar.

Com base nesses dados, é possível, caso a empresa ainda não tenha sido criada, a escolha do melhor tipo societário. Caso a sociedade já esteja na fase de operacionalização, a assessoria pode atuar em diferentes frentes, auxiliando os gestores com aspectos contábeis, financeiros e tributários.

Gestores inteligentes e que possuem preocupação com o crescimento saudável de suas organizações buscam serviços especializados para que possam concentrar os seus esforços em áreas estratégicas da empresa. Assim, eles contam com o auxílio desses prestadores de serviços em questões que exigem a especialização que só uma assessoria oferece.

Uma assessoria contábil auxilia não só em questões presentes, mas também pode evitar possíveis problemas futuros como passivos tributários e trabalhistas, já que atua na correta apuração, cálculo e recolhimento desses valores junto ao fisco e órgãos responsáveis.

Se você já estiver pensando no futuro ou quiser proteger o seu patrimônio, a assessoria também é uma excelente alternativa. E quais seriam as outras vantagens desse serviço?

Escolha correta do regime tributário

Falando em evitar problemas junto ao fisco, a contratação de uma boa assessoria contábil traz diversas vantagens quando o assunto está relacionado a tributos. Além da escolha adequada do tipo tributário, esse serviço poderá, por meio de estudos e cálculos, indicar mudanças necessárias na estrutura já existente.

Isso ocorre porque muitos empresários têm a falsa noção de que o Simples, que como o próprio nome indica é um regime simplificado de tributação, sempre é aquele que trará mais economia para a empresa. Porém, nem sempre isso é verdade e só uma assessoria, analisando caso a caso, tem condições de indicar o melhor caminho para a sua organização.

Outra vantagem são economias tributárias que poderão ser geradas com a elisão fiscal, que é uma maneira legal de economia de impostos. Contratar uma assessoria também é importante para evitar erros, retrabalhos, multas e juros decorrentes de atrasos e enganos nessa área tão sensível dentro de uma empresa.

Em alguns casos, é possível inclusive que a assessoria indique a criação de outra organização com um diferente tipo societário, o que é totalmente permitido segundo a lei e que poderá gerar economia e vantagens tributárias para o seu negócio como um todo.

Apoio e atualização permanente

O apoio e a atualização permanente são duas outras grandes vantagens na contratação da assessoria contábil. Isso é essencial, já que a contabilidade, que é a língua dos negócios, é extremamente dinâmica — ou seja, muda de forma muito rápida e precisa ser constantemente acompanhada.

Assim, como uma boa empresa de assessoria contábil sempre investe em suas equipes, contratar esse tipo de serviço é ter a garantia de que a sua organização terá o apoio e atualização permanente em relação às últimas técnicas de mercado bem como a legislação vigente.

Aqui, também ocorrem economias importantes, já que a empresa evita surpresas desagradáveis decorrentes do não entendimento das mudanças societárias e que podem acarretar em não atendimento ao fisco ou algum órgão regulador.

O uso dessas soluções também denota o quanto a sua empresa está preocupada com o mercado competitivo em que atua. Empreendimentos que buscam as melhores soluções possuem um diferencial competitivo e se destacam frente aos seus concorrentes.

Melhoria no processo de gestão

O processo de gestão empresarial é bastante complexo, e procurar um apoio é essencial. Aqui, entra outra vantagem da assessoria. Os serviços especializados podem indicar ferramentas ou auxiliar no entendimento de demonstrações e relatórios contábeis e financeiros.

Com o uso da expertise e do conhecimento de diversos profissionais, altamente especializados, será possível implementar diferentes recursos — como o fluxo de caixa — e usufruir de todos os benefícios que essa ferramenta traz não só para a gestão financeira, mas também para a questão gerencial de sua organização.

A assessoria também ajudará na gestão de receitas e despesas, permitindo uma visão mais ampla e real dos resultados. Com esse apoio, é possível entender quem são os clientes e quais são os principais produtos e serviços, o que permite melhoria nos ganhos.

Outra possibilidade é um melhor controle das despesas em sua empresa. O seu acompanhamento indicará quais são os maiores gastos na organização e o seu volume em relação ao total de desembolsos, se comparados com as receitas.

Você também compreenderá as possibilidades de substituição, trocas ou cortes e a consequente melhoria nos resultados como um todo. Para que um negócio cresça de forma saudável, é essencial buscar soluções que tragam múltiplos benefícios e agregam valor à sua organização.

Neste post, você compreendeu o que é uma assessoria contábil e como ela funciona. Além disso, viu as suas diferentes formas de atuação e cada uma das áreas de sua organização que podem ser beneficiadas por esse tipo de solução inteligente.

A assessoria não traz só benefícios imediatos e diretos para o seu empreendimento, mas pode influenciar positivamente no futuro da corporação. Esse serviço evita problemas administrativos e financeiros com o fisco e permite melhor planejamento, dando uma visão atualizada do mercado e de questões societárias — que são essenciais no mundo dos negócios.

Agora que você já sabe todas as vantagens de uma assessoria contábil, que tal ler este outro post e compreender por que você deve procurar serviços de qualidade para a sua empresa?

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This