O clima organizacional é o conjunto de percepções e sentimentos que os profissionais têm em relação ao trabalho. Ele é fundamental para a produtividade e a manutenção da qualidade dos processos.
Fazer pesquisas e aplicar medidas para melhoria do clima são algumas das práticas fundamentais para garantir a boa performance do negócio no mercado, dentro e fora da empresa. Mas, afinal, qual a importância do clima organizacional para o sucesso de seu empreendimento? Confira abaixo para saber mais sobre o tema!
O que é a gestão de clima organizacional?
A gestão de clima organizacional é a ação de gerenciar os processos ligados à cognição e emoções dos colaboradores quando o assunto é a empresa. A medida envolve a promoção de ações investigativas, diagnóstico de clima e propostas para a melhoria do ambiente no empreendimento.
As ações investigativas são um conjunto de processos para coletar informações entre os profissionais sobre as suas impressões com relação ao trabalho. O diagnóstico é a formação de conclusões a partir dos dados obtidos em pesquisa. A partir dessas ações, é possível elaborar e desenvolver estratégias para melhorar um ambiente empresarial ruim ou manter a boa qualidade do clima organizacional.
Qual a importância do clima organizacional para o sucesso do empreendimento?
Se o colaborador está satisfeito com o trabalho, ele desempenha suas tarefas com mais qualidade e dedicação, algo que se reflete diretamente nos resultados. Os clientes ficam mais satisfeitos, relatórios e documentos são bem produzidos e há até mesmo mais agilidade no trabalho. Além disso, ocorrem menos conflitos entre os profissionais, que passam a conviver de forma mais saudável.
Quando os ares na empresa são negativos, o desempenho da equipe também cai. A interação entre os colegas e com os clientes se torna mais difícil e os processos são realizados com mais lentidão e dificuldade.
Assim, o clima organizacional é decisivo para garantir o bom desempenho da equipe. Quando ele está positivo, há mais produtividade e menos conflitos na corporação. Os trabalhadores se sentem motivados e engajados, assim atendendo melhor os clientes e promovendo negociações mais efetivas e com bons resultados.
Qual a importância da definição de valores para o clima organizacional na empresa?
Valores e clima organizacional têm uma forte relação no contexto de trabalho. Quando os colaboradores se identificam com os ideais e com o código de conduta da empresa, há diversos resultados positivos para o empreendimento. Os trabalhadores apresentam posturas que são alinhadas com o que a corporação valoriza e isso é realizado de forma espontânea e com facilidade. Esses fatores contribuem para o sentimento de congruência e para a harmonia entre os profissionais.
Quando os valores são coerentes e aliados a uma proposta de crescimento e fortalecimento da organização, é possível alcançar diversos resultados positivos no negócio. Os trabalhadores se engajam mais e se sentem motivados para lidar com as tarefas diárias. Com isso tudo, o clima organizacional também melhora.
O que deve ser feito para melhorar o clima organizacional da sua empresa?
Há diversas medidas disponíveis para quem deseja enriquecer as relações profissionais e interpessoais em um empreendimento. É uma boa proposta, por exemplo, investir nas práticas de atividade física, como a ginástica laboral ou grupos de corrida na empresa.
Além disso, é importante realizar confraternizações em datas comemorativas ou quando metas forem cumpridas. Outra ação efetiva é incentivar a realização de pausas durante o trabalho, para que os profissionais possam restaurar a energia. Isso evita conflitos e promove mais bem-estar no trabalho.
Estimular a participação dos colaboradores nas decisões e escolhas também é um passo fundamental que faz com que os trabalhadores se sintam valorizados. Todas essas medidas podem ser muito benéficas para o ambiente da companhia.
Quais são os erros e desafios comuns na gestão do clima organizacional?
Na gestão do ambiente empresarial, é comum que os gestores cometam algumas falhas. O problema mais comum é aplicar a pesquisa de clima organizacional e não oferecer qualquer retorno para a equipe, sem nem ao menos trabalhar com os resultados dela.
Outro erro recorrente é a aplicação de medidas para melhorar o clima sem fazer uma análise prévia. Se você insere ginástica laboral na corporação quando o causador de problemas é a falta de diálogo na equipe, a dificuldade inicial vai persistir mesmo que a atividade tenha boas intenções (e até mesmo traga outros benefícios para os funcionários). Assim, não basta implementar mudanças: é necessário atuar sobre a fonte das questões.
Além disso, algumas empresas se contentam em realizar apenas uma pesquisa, aplicar medidas corretivas e não realizar um monitoramento do fator. Nesse caso, a equipe só terá melhorias a curto prazo.
Qual a importância de monitorar o clima organizacional?
O clima organizacional não é estático. Ele oscila de acordo com as variáveis no trabalho. Dias estressantes, sobrecarga de tarefas e problemas com clientes podem fazer o ambiente se tornar pior, mas ele pode melhorar quando há sucesso nas vendas ou se a equipe encontra facilidade nas negociações. Ou seja, há oscilações de acordo com os fatos que ocorrem.
Assim, fazer um monitoramento das percepções dos colaboradores sobre a empresa ao longo do tempo é importante para garantir que resultados positivos sejam alcançados. O acompanhamento permite diagnosticar momentos de piora, identificando os fatores que podem estar provocando a queda, o que possibilita desenvolver intervenções para a promoção de melhorias e evitar prejuízos para o empreendimento.
O clima organizacional é muito importante para o sucesso do negócio, pois ele é um forte indicador da qualidade de vida dos profissionais. Quando a equipe está satisfeita, há mais produtividade e um melhor relacionamento dentro do empreendimento. Isso impacta diretamente nas operações comerciais e em toda a produção.
É fundamental realizar o monitoramento das percepções que os colaboradores possuem da corporação e investir em medidas para analisá-las através de pesquisas, assim como fazer investimentos em medidas para promover a melhoria desses parâmetros após realizar um bom diagnóstico.
Entre as propostas para melhorar o ambiente no negócio estão a promoção de atividades físicas, a realização de confraternizações, incentivo à realização de pausas e encorajamento da participação da equipe nas decisões.
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