Recursos Humanos

Descubra o que é o Empregador Web

Escrito por Grupo Fatos

A burocracia acompanha a vida de todo pequeno e médio empresário brasileiro. O problema não se limita à abertura da empresa e às obrigações fiscais. Pelo contrário, ele se estende até os procedimentos que deveriam ser mais simples e intuitivos, como a solicitação do seguro-desemprego para os funcionários. Felizmente, o Empregador Web veio para solucionar esse entrave.

Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre o Empregador Web e o que ele pode fazer por sua empresa!

O que é e qual é a finalidade do Empregador Web?

Em primeiro lugar, você deve saber que o Empregador Web é um programa utilitário disponibilizado pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Com o lançamento do programa, o objetivo do órgão federal era tornar o processo de requerimento do seguro-desemprego algo mais intuitivo.

Quais são as principais vantagens do Empregador Web?

Em vigência desde 2015, a plataforma online trouxe várias vantagens, que se aplicam tanto ao empresário como ao funcionário. Confira!

Fácil acesso

Após obtenção de um certificado digital, o empresário pode dar andamento a qualquer processo diretamente pelo Empregador Web. Para isso, basta ter impressora e um computador conectado à internet.

Centralização das informações

Com o Empregador Web, o procedimento do seguro-desemprego pode ser feito em lotes, com o uso de um arquivo emitido pelo próprio sistema de folha de pagamento.

Economia com formulários

Em vez de comprar e preencher os formulários comercializados pelas papelarias, o empresário só precisa acessar a plataforma online e imprimir os documentos preenchidos digitalmente.

Segurança

A plataforma online Empregador Web utiliza o protocolo de segurança SSL (Secure Socket Layer). Por meio dele, empresário e funcionário têm a garantia de que todo o fluxo de informações que passar pelo site terá sua integridade preservada. Desse modo, a plataforma assegura a autenticidade de todas as informações fornecidas.

Esse protocolo é aquele que gera um cadeado de segurança, situado no canto esquerdo das páginas da internet.

Economia de tempo

Antes do Empregador Web, o preenchimento e envio de toda a documentação inerente ao seguro-desemprego ocupava um tempo precioso dos empresários. Afinal, as informações eram manuscritas.

Como sempre acontece, a possibilidade de preenchimento via sistema digital otimizou consideravelmente o processo.

Como acessar o Empregador Web?

A plataforma pode ser acessada de duas maneiras:

  • sem certificado digital;
  • com certificado digital.

No acesso feito sem o certificado digital, é possível efetuar o cadastro do gestor e validar o layout.

Já no procedimento feito com certificado, o empresário tem acesso pleno às funções do site — desde que esteja cadastrado como gestor. Existe a possibilidade de se cadastrar alguém como procurador, que passa a ter acesso parcial às aplicações do sistema.

Observe que, para o uso irrestrito das funcionalidades do Empregador Web, será exigido o acesso com certificado digital.

Esse certificado tem a função de atestar se a pessoa que estiver acessando a plataforma realmente tem autorização para isso. O certificado pode ser inserido em um pendrive, o qual sempre deverá ser conectado no computador para finalizar a autenticação do usuário.

Quais são os dados requeridos pelo Empregador Web?

Após acessar a plataforma, o primeiro passo consiste em cadastrar um gestor — o link está localizado na aba “acesso direto”, à esquerda. Ao clicar nele, surgirá uma nova tela, solicitando algumas informações relacionadas à empresa e ao proprietário dela.

Campos relacionados à empresa

  • tipo de inscrição;
  • número de inscrição;
  • nome da empresa;
  • razão social;
  • CEP;
  • logradouro;
  • número;
  • complemento;
  • bairro;
  • UF;
  • DDD/telefone.

Dados do proprietário da empresa

  • login;
  • e-mail;
  • nome;
  • CPF;
  • DDD/telefone.

Cabe salientar que não deve haver nenhum erro em qualquer um dos dados fornecidos. Logo, é necessário ter máxima atenção durante o preenchimento, sob pena de a empresa passar por transtornos futuramente.

Ao término do procedimento, uma senha será emitida pelo sistema. Ela deve ser armazenada com segurança, pois todo acesso à plataforma dependerá dela. Portanto, somente o próprio dono da empresa ou alguém de máxima confiança pode conhecer essa senha.

Como resolver problemas de acesso ao Empregador Web?

Em alguns casos, é possível que o empregador não consiga acessar a plataforma digital, o que se deve a mais de uma causa. Saiba o que fazer em cada uma dessas situações.

Sobrecarga devido ao número de usuários conectados

Em virtude de um grande número de usuários conectados ao Empregador Web simultaneamente, a plataforma pode ficar temporariamente indisponível. Nessas situações, o mais recomendável é retomar o acesso em um período de menor fluxo na internet — após as 23h ou pela manhã, antes das 7h.

Bloqueios causados por programas instalados no computador

Se o problema do acesso persistir, é aconselhável que você tente utilizar algum outro computador. Afinal, o acesso à plataforma pode ser interrompido devido à existência de algum programa desatualizado. Há ainda a possibilidade de o antivírus causar esse tipo de bloqueio.

Falha no reconhecimento do certificado digital

Para usar o certificado digital, não pode faltar a instalação de nenhum driver exigido pela empresa responsável pela liberação do certificado. Se, mesmo assim, o acesso não ocorrer, será preciso contatar a empresa certificadora.

Sistema operacional desatualizado

Igualmente fundamental é a manutenção de todas as atualizações referentes ao sistema operacional presente no seu computador, bem como do próprio navegador de uso. Às vezes, uma simples atualização pode solucionar problemas vinculados ao acesso do Empregador Web.

Como você pode notar, os problemas de acesso à plataforma são relativamente simples e podem ser solucionados após algumas medidas corriqueiras.

Além disso, sempre que julgar necessário o empresário pode entrar em contato com o MTE, a fim de obter mais detalhes sobre a utilização do Empregador Web.

Com o Empregador Web, o ganho de tempo no processo de abertura dos pedidos de seguro-desemprego é inegável. Devido a essa otimização, as empresas podem cumprir suas obrigações trabalhistas e de RH rapidamente e redirecionar sua atenção para as outras áreas do negócio.

Você conferiu as principais características do Empregador Web, uma plataforma que veio facilitar a vida de empresários e empregados. Aproveite para assinar nossa newsletter e receba, em seu e-mail, outras informações importantes para sua empresa!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 20 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

4 comentários

Deixar comentário.

Share This