Crescimento

9 dicas para fechar bons negócios e crescer

Escrito por Grupo Fatos

O processo de venda não é nada simples. Principalmente em um mercado competitivo como o nosso. Dessa forma, para fechar bons negócios, é preciso ter diferenciais que vão além do preço e da qualidade do produto oferecido.

Não consegue saber quais? Pois bem, no texto de hoje falaremos sobre isso. Elencamos 9 dicas e, com elas, você saberá como agregar valor ao ser serviço e como fidelizar o cliente de uma vez por todas.

Confira:

1. Conheça o seu cliente

Esse é o primeiro passo! Quando encontrar o seu cliente, busque ter uma conversa informal antes de falar sobre o produto que deseja vender. Ao longo do diálogo,  tente saber os gostos e as necessidades dele.

Esse conhecimento é muito importante, porque, além de gerar um vínculo de confiança ele, faz com que você consiga oferecer exatamente o que o cliente quer e precisa.

2. Seja sincero

Ao falar do seu produto ou serviço, seja sincero. Mostre as qualidades do que está vendendo, informe caso não consiga atender as necessidades do seu cliente em algum ponto e coloque-se à disposição para sanar qualquer dúvida.

Tenha certeza de uma coisa: fica mais fácil conquistar a confiança falando a verdade do que oferecendo inúmeras vantagens. Ninguém acredita em perfeição ou em promessas extraordinárias.

Além disso, a ideia é fazer a venda e fidelizar o cliente para que ele recomende seu trabalho ou faça novas compras com você. Para isso, agir com sinceridade e respeito é essencial!

3. Faça bom uso do social selling

O social selling, ou venda social, é um recurso recente, mas que oferece ótimos resultados. Ele consiste na utilização das redes sociais para a captação de novos clientes e localização de pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

As pessoas são encontradas por região, interesses, idade e muito mais. Ao encontrá-las, você poderá interagir de forma inteligente e criar um relacionamento sólido. Assim, elas vão ficar com o seu nome na cabeça e procurarão sua marca, quando forem adquirir um bem ou contratar um serviço específico.

4. Crie boas histórias

Uma forma interessante de atrair o público e agregar valor ao produto que oferece é contar histórias. Durante a conversa, relate situações anteriores que aconteceram com você ou com seus clientes. Conte as experiências passadas e fale de forma natural sobre elogios que recebeu em outras transações comerciais.

Além de conferir mais credibilidade, essa estratégia aproxima você da outra pessoa e abre espaço para diálogos mais interessantes. Contudo, para fazer isso da maneira correta e obter bons resultados, você precisa conhecer bem o seu cliente.

Isso é essencial para que adéque as histórias às realidades de cada um e obtenha resultados de forma mais rápido.

Exemplo: se você vende veículos automotivos e vai apresentar para uma pessoa solteira, conte experiências de solteiros com os carros. Mas se a venda é para uma família, conte experiências de casais com filhos, foque em elogios sobre o espaço interno e tamanho do porta-malas etc.

5. Acompanhe o cliente ao longo do processo de decisão

Quando apresentar seu produto ou serviço, e o cliente disser que fará outras pesquisas antes de decidir, lembre-se de pegar o telefone ou o e-mail dele para manter contato.

Conversar e acompanhar o processo é importante porque, se ele descobrir um preço menor ou alguma condição mais satisfatória, você ficará sabendo. Assim, terá a possibilidade de oferecer uma contrapartida, caso seja possível.

Sem contar que isso mostra respeito e atenção, o que pode fazer com que ele se sinta mais confortável para realizar a compra na sua empresa.

6. Ofereça condições especiais por prazo determinado

Se você oferecer um desconto, um bônus ou alguma vantagem extra, estabeleça um tempo hábil para a validade da proposta: 7, 15 ou 30 dias, conforme o produto ou o valor da transação.

Isso é interessante porque, além de fazer com que o cliente tome decisões mais rápidas, permite que você apresente razões que justifiquem o desconto sem desvalorizar a qualidade do produto.

Exemplo: em 7 dias, cabe oferecer 30% de desconto porque é possível economizar no processo de compra. Em 15 dias, esse desconto cai para 20% e assim sucessivamente.

7. Não tenha orgulho

Converse com o cliente, mostre seu interesse em vender, esteja aberto às críticas e não tenha vergonha de errar ou de não conseguir repassar alguma informação solicitada.

Seja sincero, tenha disposição para encontrar a resposta desejada e haja com naturalidade. O cliente, assim como você, tem limitações. Então, não tente ser perfeito porque isso vai afastar o cliente por completo.

8. Conheça os concorrentes

Outra questão importante na hora da venda é conhecer bem os concorrentes, saber quais são os produtos e serviços que eles oferecem e quais são as condições.

Com todas as informações em mente, apresente seus diferenciais ao longo da conversa e mostre por quais razões é melhor comprar com você. Isso tem que ser feito de forma natural, sem nenhum ataque direto e sem menção a nomes.

9. Ofereça valor

Nunca se esqueça dessa dica! Quando apresentar o seu produto, concentre-se nas qualidades dele, mostre como pode ser útil e como é completo, prático, durável etc. Use o que sabe sobre o cliente para fazer com que ele fique convencido da necessidade de realizar a compra com você.

Ao focar nisso, o preço sempre parecerá adequado. Contudo, se começar falando que é barato, que está com desconto ou que é a melhor condição do mercado, poderá surgir uma desconfiança em relação a isso, o que com certeza vai inviabilizar a venda.

Pense só: se o produto é tão bom, porque você faria tanta questão de falar que ele está barato? O cliente tem que perceber isso sozinho, tendo como premissa o diferencial daquilo que você oferece.

Com todas essas dicas, com certeza ficará mais fácil fechar bons negócios e ver a sua empresa crescer no mercado. E, quando vier a dúvida sobre como proceder, pense o seguinte: como você gostaria de ser tratado e quais informações gostaria de ter no momento de realizar uma compra?

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Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 20 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

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