Marketing & Vendas

Saiba como definir metas de vendas e otimizar o resultado da empresa

Escrito por Grupo Fatos

Você sabe como definir metas de vendas? Ou melhor, sabe criar estratégias para que seus funcionários estejam cada vez mais engajados para entregar os melhores resultados? Temos uma notícia boa para você: isso é possível!

As metas são essenciais para otimizar os resultados da empresa, pois permitem saber exatamente onde ela está e aonde pode chegar com base em estatísticas reais. Para isso, devem ser adotadas algumas medidas para que a equipe possa alcançar indicadores comerciais mais satisfatórios.

E isso não pode ser feito de uma maneira isolada. Existem muitos critérios que devem ser levados em consideração na hora de definir as metas e repassá-las para a equipe. Quer saber como fazer isso? Então não perca tempo e leia o conteúdo que preparamos para você!

Tenha metas individuais alinhadas com os objetivos da empresa

O primeiro passo é ter a certeza de que a equipe sabe quais são os objetivos da companhia. Para isso, ela precisa entender a visão, a missão, os valores e as crenças da organização. Somente assim, vai saber como se comportar e, o principal, todos vão caminhar juntos e ter mais produtividade.

Além disso, cada setor precisa ter metas claras e definidas de acordo com o objetivo da companhia. Assim, evita-se a falha na comunicação de que as metas não foram cumpridas porque houve um furo em sua definição.

Mais do que isso, cada setor precisa trabalhar individualmente com seus colaboradores. De nada adianta apenas pendurar um cartaz com frases motivacionais ao lado dos indicadores. Cada profissional precisa ter e saber trabalhar com suas metas individuais. Assim, é mais fácil cobrar retornos satisfatórios e avaliar seu desempenho.

Leve em consideração as comissões obtidas pelos vendedores

As pessoas gostam de ganhar dinheiro e se sentir motivadas no ambiente de trabalho. Você concorda? Então, é necessário avaliar o quanto será investido nas comissões dos funcionários. Obviamente, quanto maior o valor da comissão, mais eles vão se sentir motivados para alcançar resultados.

O valor investido em comissões precisa estar muito bem planejado dentro dos custos e da realidade da empresa. É preciso fazer um cálculo minucioso sobre as receitas e as despesas, bem como avaliar o lucro da organização para definir qual valor pode ser reservado para elas.

Avalie o mercado no qual a empresa está inserida

Um dos principais erros das organizações é não acompanhar a evolução e não fazer a avaliação dos mercados local, regional, estadual, nacional e mundial. Isso porque o primeiro passo para concretizar as metas é exatamente esse: avaliar o entorno para aumentar as vendas.

Afinal, é preciso saber o percentual de crescimento do segmento em que a companhia está inserida e também qual é a exata previsão de expansão anual. Essa informação pode ser obtida em:

  • associações de classe;
  • jornais;
  • revistas sobre o segmento;
  • sites de estatísticas;
  • internet.

Somente depois de avaliar os dados é que se pode definir o percentual que a empresa cresceu nos últimos anos e projetar metas para os períodos seguintes. Além disso, avaliar as condições de oferta e demanda são primordiais para qualquer estratégia financeira.

E mais: é importante aproveitar o momento para analisar a concorrência e o comportamento do público com relação aos produtos e serviços da marca.

Outro ponto essencial é analisar o local em que a empresa está: as estratégias da avaliação de mercado mudam de acordo com o tipo de negócio e a sua localidade. Os objetivos precisam estar de acordo com esses fatores e, mais do que isso, é preciso descobrir quais são as metas ideais.

Depois de estipulá-las é preciso acompanhar os resultados e, sempre avaliá-las para saber se estão acompanhando a economia ou se é necessária uma atualização. Outro critério que deve ser observado é o de criar objetivos para períodos de sazonalidade, como é o caso de datas festivas.

Estabeleça metas de caráter desafiador para a equipe de vendas

No processo de como definir as metas de vendas, logo após tê-las criado, é preciso informar a equipe. É preciso ter funcionários com o perfil adequado para o cargo e, além disso, oferecer recursos para seu crescimento. De nada adianta criar estratégias mirabolantes se não tiver profissionais aptos para vender.

Tenha em mente, ainda, que somente colaboradores motivados conseguem alcançar as metas estipuladas pela empresa. Para isso, crie um caráter desafiador para a equipe de vendas para estimular o trabalho em equipe e a motivação dos trabalhadores.

Evite metas inalcançáveis

Lembre-se de que não adianta criar metas irreais, pois a equipe não vai se sentir motivada a alcançar os resultados. A ideia é que eles sejam sempre estimulados a vender mais.

Para isso, não caia no erro de apresentar metas inalcançáveis que não serão cumpridas. Isso demonstra que as metas não foram feitas de acordo com a realidade da companhia no cenário em que ela está inserida.

Leve em consideração a motivação da equipe

A motivação é um dos principais fatores para que as metas sejam alcançadas. Um funcionário desmotivado cria um ambiente desgostoso e isso afeta a todos ao seu redor.

Já um local carregado de energias positivas e com profissionais motivados é o combustível ideal para os funcionários venderem mais. Para isso, crie estratégias de comunicação interna que estimulem a motivação e, consequentemente, aumentem as vendas. Algumas opções são:

  • treinamentos;
  • cursos;
  • workshops;
  • sorteio de brindes;
  • sorteio de viagens;
  • pesquisa de satisfação;
  • reuniões de desempenho;
  • prêmios para funcionários que se destacaram;
  • vales: combustível, alimentação, refeição, cultura e afins.

Para otimizar os resultados da companhia, nada melhor do que saber como definir metas de vendas. Para isso, é necessário levar em consideração algumas variáveis (como as obtidas em estudos de mercado), saber elaborar as metas e encorajar a motivação da equipe.

Afinal, somente quando se usam estratégias alinhadas aos objetivos da organização é possível alcançar resultados satisfatórios.

Neste post, você aprendeu algumas maneiras de como definir metas de vendas e otimizar resultados. Aproveite a sua visita e leia nosso post sobre como montar um plano de bonificação para os seus funcionários!

Sobre o autor

Grupo Fatos

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