Marketing & Vendas

Afinal, toda empresa precisa de um analista de marketing?

Escrito por Grupo Fatos

O caminho para alcançar o sucesso muitas vezes é repleto de obstáculos e desafios. Para uma empresa conseguir atingir todos os seus objetivos ou até superar suas metas, é fundamental possuir uma equipe engajada e com um alto empenho em suas funções. E vale dizer que um profissional que faz toda a diferença nos resultados é o analista de marketing.

Desconhecido ou mesmo tendo suas funções ignoradas em muitas organizações, o analista de marketing possui na verdade um papel de destaque no funcionamento de qualquer negócio. É ele quem vai verificar o posicionamento da empresa diante do público e traçar as estratégias adequadas para atingir os objetivos mercadológicos. Como a divulgação de um novo produto, por exemplo.

Entenda melhor o que faz um analisa de marketing e veja por que sua empresa precisaria de um profissional como esse.

Entenda o que faz um analista de marketing

Em suma, um analista de marketing é o profissional mais qualificado para analisar o mercado em que a empresa se encontra e atua, bem como definir as estratégias adequadas e monitorá-las. Ele é o responsável por auxiliar na divulgação da empresa, fazendo que ela aumente suas vendas e alcance o sucesso ambicionado.

Sua presença dentro de uma empresa é extraordinária: sem ele, é impossível estudar e definir com alta precisão as táticas e técnicas que realmente serão eficientes para seus planos de divulgação e relacionamento com os clientes. E o marketing é fator essencial para o sucesso do seu negócio.

Com as ferramentas apropriadas, você saberá exatamente quem é o seu público-alvo e como atingi-lo. Será mais fácil e certeiro traçar as estratégias corretas contando com um profissional qualificado, ou seja: um analista de marketing.

Conheça as ações de um analista de marketing dentro da empresa

Você já sabe que um analista de marketing possui um papel importante dentro da empresa. No entanto, as tarefas e ações desse profissional ainda podem estar um pouco confusas ou distantes. Entenda como esse profissional trabalha.

Faz a análise de mercado e de sua concorrência

Uma das tarefas do analista de marketing é a apreciação apurada e detalhada do mercado, e de seus concorrentes.

Conhecer o mercado em que atua é fundamental para que o gestor saiba como agir. É preciso ter boas informações acerca da situação econômica atual, os fatores do macroambiente que possam afetar seus negócios, entre outros. Essas noções e subsídios, quando bem utilizadas, podem trazer resultados incrivelmente positivos.

É importante frisar que acompanhar a concorrência é imprescindível. Com um bom diagnóstico é possível se proteger contra as ações de marketing adversárias e conseguir se destacar mais, ganhando assim alguns espaços contra as demais empresas do mesmo segmento.

Define adequadamente as personas

O analisa de marketing também trabalha com a demarcação de personas. Para uma empresa conseguir atingir sua audiência com ainda mais êxito, precisa conhecê-lo e se aproximar dele.

Personas, resumidamente falando, consiste na representação semifictícia de seu cliente ideal. Com tal definição em mãos, pode-se comunicar-se melhor com todo o seu público, de maneira eficiente e mais prática.

As habilidades que o analista de marketing possui o deixam capaz de construir a persona de sua empresa, fazendo que toda a comunicação empregada fale a mesma língua e com o mesmo público. Isso potencializa enormemente suas chances de retorno financeiro.

É importante ressaltar que a definição de persona vai muito além de sexo, idade e região em que mora. São estudados também os seus hábitos de consumo, a forma em que vive e outros apontamentos que ajudam a ter uma visão completa da pessoa para quem deve falar.

Cria as melhores estratégias em mídias sociais

Ter um analisa de marketing dentro da empresa significa ter alguém que se dedica unicamente à sua organização. Dessa forma, as estratégias em mídias sociais serão específicas e muito bem elaboradas.

As ações para desenvolver essas estratégias envolvem desde a criação de um plano de ações, um cronograma que deverá ser seguido, até colocar as estratégias em prática e depois mensurá-las. O analista deverá acompanhar em tempo real o progresso de suas ações, permitindo assim comunicar-se o mais rápido e eficazmente possível com prospects, leads e clientes.

A grande vantagem de contar com um analista de marketing dentro da empresa, neste caso, será a agilidade em desenvolver e acompanhar as campanhas feitas. As mídias sociais são ótimos canais de comunicação, porém boa parte do público anseia por uma rápida troca de informações. Ou seja, quanto mais instantaneamente você agir, melhores resultados terá.

Faz a observação e mensuração de resultados

A mensuração se trata da checagem dos resultados que foram obtidos a partir das estratégias pré-definidas pelo analista ou equipe de marketing. Esses resultados podem ser positivos ou não, à primeira vista. Mas no caso de saldos negativos, o analista de marketing é responsável por verificar onde o está o problema e traçar novas estratégias para reverter a situação.

O passo é de extrema importância para que não haja dinheiro e recursos perdidos. É por meio daqueles dados que se podem saber quais esforços estão sendo viáveis e quais deverão ser modificados ou otimizados.

Descubra o impacto de um analista de marketing dentro da empresa

A partir da apreciação e do entendimento das funções e habilidades que aquele profissional tem na corporação, fica bem fácil perceber que ele interferirá diretamente nas vendas. Ter um analista atuando ao seu lado gera um grande impacto: harmoniza melhor custo-benefício com seus investimentos e permite um acompanhamento de perto do andamento de todas as suas ações.

Se porventura algo não sair como o planejado, ele poderá rapidamente analisar o problema e indicar soluções. Isso diminui os riscos de danos maiores e de prejuízos futuros.

Ter um analista de marketing poderá ser a peça-chave para o sucesso de seu negócio. Se você quer crescer e alcançar objetivos rapidamente, é importante buscar por um bom profissional dessa área. A capacitação e sua qualificação são de extrema importância na hora da escolha, mas considere também a experiência de mercado e a desenvoltura em resolver determinados cenários adversos.

Se você quer mais dicas sobre como alcançar o sucesso em seus negócios, acompanhe o nosso Facebook e fique por dentro das novidades.

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 20 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Share This