Marketing & Vendas

Facebook para negócios: saiba como gerar oportunidades na rede social

Escrito por Grupo Fatos

Hoje em dia, milhares de empresários já utilizam o Facebook para otimizar os seus negócios e estão colhendo os frutos de uma estratégia de marketing bem executada na maior rede social do mundo. O Facebook foi fundado em 2004 e de lá pra cá não parou de crescer. A cada trimestre a rede social divulga seus números atualizados, contemplando hoje mais de 1.9 bilhão de usuários cadastrados.

Empresas pegaram carona nesse crescimento e passaram a divulgar seus produtos e serviços na plataforma. No entanto, muitas pessoas ainda não tem conhecimento de todas as ferramentas que a rede social tem a oferecer e acabam não obtendo bons resultados.

Para ajudar o seu negócio, escrevemos abaixo algumas práticas essenciais para o sucesso do seu negócio no Facebook.

Como utilizar o Facebook para negócios

Em primeiro lugar, você deve ter o conhecimento de que um perfil do Facebook é um instrumento para uso pessoal. Para empresas, o ideal é que sejam criadas páginas, popularmente conhecidas como Fan Pages.

Ainda é comum encontrarmos empresas utilizando perfis para divulgar seus produtos, o que representa uma opção inadequada, uma vez que ao fazerem essa escolha elas serão impossibilitadas de usufruir dos diversos benefícios que as páginas do Facebook têm a oferecer.

Além disso, ao utilizar um perfil para divulgar a sua empresa, você estará correndo o risco de ter a sua conta banida, já que nos termos de serviço do Facebook consta que para fins comerciais, é obrigatória a criação de uma página específica.

Portanto, antes de qualquer coisa, crie uma página para divulgar o seu negócio no Facebook. A partir daí, tente oferecer o maior número possível de informações a respeito de sua empresa, principalmente os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço virtual.

Lembre-se também de dar atenção especial para o design de sua página. Crie uma imagem de perfil e de capa que tenha qualidade e cuide para que as postagens também demonstrem um nível superior de informação, com bons textos e belas imagens. Um post bem-feito transmite seriedade e profissionalismo.

O que publicar em sua página no Facebook

Outra questão que você deve ter em mente é o fato de que os usuários do Facebook não estão interessados apenas em consumir — de nada adianta publicar somente conteúdos relacionados à venda. Algum resultado pode ser alcançado, mas pensando em uma estratégia de médio a longo prazo, é quase impossível sustentar esses resultados.

Uma sugestão muito utilizada entre os profissionais de marketing é aplicar o princípio de Pareto em sua estratégia de Facebook para negócios. Com essa tática, 80% das suas publicações serão conteúdos de valor e 20% conteúdos relacionados à venda.

A partir daí, é importante conhecer bem o seu público-alvo e produzir conteúdos relevantes a essas pessoas, já que as informações disponibilizadas vão alertar e ajudar os leitores na detecção e resolução de seus principais problemas. Inserir conteúdos motivacionais e de entretenimento também pode ser uma boa opção, desde que estejam de acordo com o público e segmento de mercado.

Nesse contexto é importante entender que as atualizações devem seguir um padrão que vão otimizar o movimento da página.

Mantenha um ritmo de postagens

É fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing no Facebook manter uma frequência adequada de publicações. Nunca abandone sua página ou publique em grandes intervalos de tempo — esse padrão só vai prejudicar o alcance e a efetividade das postagens.

Não tenha medo de testar

Faça testes no Facebook para verificar o que mais agrada seus seguidores. Continue publicando o que funciona e pare de postar o que não gera nenhum tipo de engajamento. Você deve focar todos os esforços no seu público.

Utilize formatos variados, como textos, links, imagens e vídeos e sempre faça o upload dos arquivos de mídia — imagens e vídeos — diretamente na plataforma do Facebook, pois isso vai ajudar a aumentar o alcance das publicações.

Interaja com seus fãs

Quando sua base de fãs aumenta, é natural que as pessoas comecem a interagir com suas publicações, compartilhando e comentando algumas delas. Aproveite para potencializar esse engajamento, sempre respondendo os comentários e dando uma atenção especial para eles. Essas pessoas já utilizaram um tempo do seu dia para interagir com a sua empresa, então mostre que você se importa em dar o devido retorno.

Invista em anúncios no Facebook Ads

Atualmente, com o crescimento acelerado do Facebook e com uma maior quantidade de empresas presentes na rede social, o alcance orgânico das publicações tem revelado baixos índices. Pesquisas apontam que apenas 2% dos seguidores realmente acessam o conteúdo oferecido.

Isso ocorre devido a um algoritmo do Facebook que faz uma entrega reduzida dos conteúdos para cada usuário. Para obter melhores resultados e fazer com que seu material alcance um número maior de pessoas, o ideal é que você destine uma verba para anunciar no Facebook.

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook e Instagram e nela você encontra muitas possibilidades para fazer publicidade nessas mídias sociais. A plataforma possibilita anunciar para públicos com base em dados demográficos, interesses e comportamentos e você deve utilizar sua criatividade para testar e encontrar públicos que façam sentido para o seu negócio.

Uma das grandes vantagens em anunciar no Facebook Ads é o fato de você ter total controle nos gastos, podendo iniciar com uma verba reduzida — que pode ser de até R$3 por dia — e ir aumentando gradualmente, além da possibilidade pausar as campanhas quando quiser.

Para entender tudo o que é permitido nos anúncios, bem como os conteúdos proibidos, aproveite para dar uma conferida nas políticas de publicidade da plataforma.

Faça campanhas exclusivas para seus fãs

Dependendo do seu mercado de atuação, uma boa escolha é a criação de campanhas que ofereçam algum tipo de benefício para os seus seguidores. Materiais gratuitos como e-books, aulas e cursos, além de cupons de desconto, sorteios e outras promoções vão ajudar a aproximar ainda mais o seu público da sua marca.

O Facebook é uma rede social muito importante para ajudar a impulsionar as marcas no meio digital e uma excelente oportunidade para os empreendedores se destacarem no mercado, independente do porte da sua empresa ou do nicho de mercado em que atua.

Seguindo as dicas apresentadas aqui é possível alcançar melhores resultados. Lembre-se que não é do dia para a noite que você vai conquistar seus objetivos com a rede social. O importante é manter a consistência, não desistir e sempre aprimorar sua estratégia.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Agora que você já sabe como começar a utilizar o Facebook para negócios, que tal ajudar outras pessoas compartilhando este post em suas redes sociais? É só clicar nos botões abaixo!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This