Finanças

Terceirização de serviços: quais trabalhos financeiros podem ser terceirizados?

Escrito por Grupo Fatos

A terceirização de serviços concede as organizações de qualquer porte o acesso a profissionais talentosos sem ter que pagar tanto por eles, o que seria diferente se optassem por contratar um ou mais exclusivamente para trabalhar em tempo integral na empresa.

Além de ser mais atrativo financeiramente, os gestores terão pessoas altamente qualificadas, que entendem os requisitos e as melhores práticas de trabalho no segmento. Como resultado, o departamento financeiro ganha maior eficiência.

A economia de tempo e de custos são normalmente as principais razões pelo qual a maioria das empresas fazem a terceirização de serviços no Brasil. Porém, muito gestores esquecem que a verdadeira vantagem por trás dessa estratégia de negócios é o know how que a empresa prestadora dos serviços pode fornecer.

Além disso, o fato de os trabalhos financeiros serem entregues nas mãos de especialistas, gera otimização dos processos, redução de desperdícios de recursos importantes e a criação de um diferencial competitivo forte para o negócio.

Agora, você deve estar se perguntando quais trabalhos financeiros pode terceirizar na sua empresa, certo? Para responder essa pergunta, preparamos um post listando alguns dos principais. Confira abaixo!

1. Identificação de falhas e desvios

Muitas vezes, os trabalhos financeiros ficam tanto tempo nas mãos de um ou alguns profissionais específicos que eles podem esquecer da importância que tem a função. Isso abre espaço para os riscos de desvios de recursos e falhas humanas nos processos, reduzindo a taxa de lucratividade e aumentando o índice de retrabalho da empresa.

Mesmo que você tenha um profissional dedicado a realizar a tarefa de analisar os dados a fim de identificar essas falhas, o processo pode ser lento ou manter-se oculto por falta de preparo ou de vontade do profissional.

Ao fazer a terceirização de serviços financeiros, essa tarefa pode ser desempenhada por uma equipe especializada no assunto e identificar rapidamente os pontos fracos e ameaças que rondam o setor.

Tudo isso, graças aos relatórios completos e precisos gerados sobre o negócio, o que facilita a identificação de falhas, desvios, aumenta o controle do departamento e auxilia na tomada de decisões dos gestores.

2. Análise da situação econômica

Toda vez que pensar em expandir o negócio será necessário se aprofundar em pesquisas para descobrir as oportunidades existentes no mercado, bem como as forças e fraquezas do negócio, certo? Bom, fazer isso sozinho, além de difícil, pode custar um tempo precioso que poderia manter dedicado a gestão operacional e estratégica do negócio.

Além disso, se não tiver a qualificação necessária, pode enfrentar dificuldades na leitura das informações e não interpretá-las corretamente, deixando passar detalhes importantes. Isso pode contribuir para a perda das oportunidades reais que o mercado oferece e expor a empresa a riscos mal calculados.

Terceirizar esse serviço pode ser um trunfo na manga, pois além de ter dados mais precisos e atualizados, poderá tomar decisões com base nas condições econômicas da empresa, e do país. Assim, também poderá decidir se o momento é propício ou não para realizar um investimento.

3. Planejamento orçamentário

Assim como a análise da situação econômica, o planejamento orçamentário também pode ser terceirizado na empresa. Essa é uma tarefa que exige tempo e muita atenção e, mesmo assim, pode ser necessário refazê-lo e corrigi-lo diversas vezes.

Por meio da terceirização desse serviço, você terá uma equipe de profissionais confiável e que ajudará na criação de planos para programar investimentos em projetos, compras e pagamentos nos volumes e datas certas.

Considerando o histórico de demandas, contas a pagar e a receber e de movimentos registrados no fluxo de caixa, os especialistas podem alinhar as suas compras e outras saídas de dinheiro com as datas previstas para a entrada de receitas.

Ou seja, o fluxo de caixa fechará positivo mais vezes, garantindo o capital de giro que a empresa precisa para cobrir imprevistos e manter o funcionamento mesmo em períodos de baixas.

4. Questões trabalhistas

Como os colaboradores da empresa geram obrigações trabalhistas e previdenciárias, o não cumprimento delas corretamente pode afetar o clima organizacional e acarretar em surpresas desagradáveis, como a visita surpresa de fiscais e ações judiciais movimentadas pelos trabalhadores descontentes.

Todas essas ações influenciam diretamente nas finanças do negócio e, para evitar que isso aconteça, a terceirização de serviços pode ser a melhor saída. O auxílio no cálculo dos custos com mão de obra ajudarão a sua empresa a respeitar os direitos dos trabalhadores e deixá-los mais satisfeitos com o emprego, neutralizando esses riscos de prejuízos.

5. Obrigações fiscais

Outra preocupação que afeta a maioria dos empresários está relacionada ao envio das informações corretas ao fisco. A prática é obrigatória e tira o sono de muitos gestores, principalmente quando não têm certeza se estão fazendo os cálculos corretamente.

Em muitos casos, acabam pagando até mais do que deveriam só para não terem problemas futuros. O problema é que essa decisão contribui para diminuir a taxa de lucratividade do negócio.

Essa situação pode ser evitada com a terceirização de serviços. Além de não precisar mais gastar tanto tempo com essa atividade, a equipe de especialistas ajudará sua empresa a pagar somente o que deve e você pode dormir mais tranquilo.

6. Contabilidade

A contabilidade é um dos serviços mais importantes e, ao mesmo tempo, um dos mais complexos para a empresa, pois ele envolve não só a apuração dos resultados operacionais do negócio, mas também trata da evolução ou retração do patrimônio. A sua correta execução influenciará inclusive no cumprimento adequado das obrigações fiscais. Por isso, é preciso muito cuidado.

Muitas vezes, nem é preciso tanto esforço. Pequenas ações podem trazer grandes resultados quando você descobre o que está sendo feito de maneira inadequada. O importante é ter conhecimento sobre esses feitos para corrigi-los.

Como o sucesso do negócio está diretamente ligado a boa gestão patrimonial, terceirizar esse serviço também será essencial.

Por meio de relatórios otimizados, poderá ampliar a sua visão sobre as origens e destinos dos recursos da empresa, bem como melhorar a aplicação deles, direcionando esforços para o ponto em que eles são mais necessários no momento.

Com a terceirização de serviços, pequenas e médias empresas podem alcançar um nível gerencial tão estratégico quanto as grandes empresas. Então, aproveite a oportunidade e agregue maior potencial de desenvolvimento para o seu negócio.

E aí, gostou das dicas? Assine a nossa Newsletter e fique sempre por dentro do assunto!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Share This