Recursos Humanos

Entenda por que ter mais tempo com a família é bom para os negócios

Escrito por Grupo Fatos

Sempre que pensamos sobre o sucesso profissional, nos vêm à mente as estratégias e comportamentos que as pessoas devem assumir. Pensamos sobre o que elas fazem com seu tempo das 8h às 18h no escritório. E caso aumentem essas horas, chegando mais cedo ou ficando até mais tarde, melhor ainda!

O que esses profissionais fazem quando chegam em casa ou nos fins de semana, quando estão longe do escritório e longe de seus computadores, é algo que não passa pela nossa cabeça, mas parte do segredo de tanto sucesso se esconde justamente no uso desse tempo.

Para que você entenda melhor, passar mais tempo com a família pode ser bom para os negócios. Neste post preparamos alguns dados para mostrar como esse tempo de qualidade pode ajudá-lo. Acompanhe!

O que significa ter tempo de qualidade?

Essa é uma expressão que ouvimos frequentemente, mas é difícil de definir. Cada família funciona de forma diferente e seu significado vai variar de uma pra outra.

Para algumas pessoas, isso quer dizer brincar de jogos de tabuleiro uma vez por semana. Para outros, é ter profundas conversas ao redor da mesa de jantar ou desfrutar de um esporte juntos.

Seja qual for o significado para você, é essencial tornar esse tempo uma prioridade para si mesmo, melhorando o seu relacionamento com a família e, consequentemente, com o trabalho.

Por que ter mais tempo com a família é bom para os negócios?

Todo trabalho é cansativo, não importa o quanto você ame executá-lo. É importante saber relaxar o corpo e a mente, ter momentos de lazer e, dessa maneira, voltar com mais energia para suas tarefas diárias e o dia a dia de seus negócios. O estresse não auxilia na sua produtividade.

Um novo estudo de Stanford nos mostra bem sobre esse assunto. Essa análise descobriu que a produtividade por hora decai acentuadamente quando a semana de trabalho excede 50 horas, e cai mais ainda depois de 55 horas. Isso acaba totalmente com a necessidade de trabalhar mais.

Isso mesmo, as pessoas que trabalham cerca de 70 horas (ou mais) por semana, alcançam a mesma quantidade de tarefas feita por pessoas que trabalharam 55 horas. Ou seja, essas horas extras foram totalmente desperdiçadas.

Com base nesses dados, quando você fica mais tempo com a família, relaxa, conversa, se distrai ou pratica esportes, tem mais ânimo e vigor para regressar às tarefas diárias.

Como construir laços fortes em sua família?

Não estamos sugerindo que você parta em uma grande aventura com sua família, mas construir laços desde cedo é importante para todos vocês.

Então, aqui estão algumas dicas sobre como gastar tempo de qualidade juntos, mesmo em um mundo ocupado.

Reserve um tempo para a família

Não basta supor que isso vai acontecer. Quer se trate de uma promessa de jantar juntos todas as noites (à mesa, não em frente à TV), ou um passeio semanal a um museu ou um parque, programe o tempo da família e faça planos em torno dele.

Dê atenção para cada indivíduo

Embora seja importante fazer as coisas com a família inteira, também é essencial encontrar tempo para gastar com cada membro individualmente — incluindo seu cônjuge!

Encontre um terreno comum

É muito mais fácil passar tempo juntos fazendo algo de que todos gostam. Então, tome tempo para descobrir o que cada um de vocês aprecia fazer. Outra opção é procurar por atividades que você pode fazer com um dos seus filhos, por exemplo.

Esteja presente

É importante ser um profissional proativo no seu cotidiano, mas aproveitar momentos com sua família significa não atender telefonemas de negócios ou verificar seus e-mails a todo momento. Volte sua atenção para eles.

Seja um modelo

Não se esqueça de que todos os seus movimentos estão sendo observados. Se o tempo da família for importante para você, seus filhos estarão mais propensos a querer participar.

O que os grandes empresários fazem nas horas vagas?

Para provar ainda mais que é importante sair um pouco do ambiente dos negócios, se dedicar a atividades atrativas para você e passar mais tempo com a família, trouxemos alguns exemplos dos grandes nomes do mercado e como eles usam de seu tempo livre:

Spencer Rascoff

Graduado em Harvard e pai de três filhos, já realizou muito em sua carreira. Ele foi cofundador da Hotwire.com, serviu como consultor para a Expedia, ocupou as funções de CFO, vice-presidente de marketing e COO da Zillow. Em 2008, Rascoff foi promovido a diretor-executivo do site popular de informações imobiliárias.

“Meus fins de semana são um momento importante para desligar a partir do dia a dia e ter a chance de pensar mais profundamente sobre a minha empresa e meu setor”, diz Rascoff. “Eu tenho três crianças pequenas, por isso, meus fins de semana são geralmente uma miscelânea cansativa, mas divertida de brincar no chão, andar de bicicleta, jogar futebol, empurrar carrinho de criança, ir ao jardim zoológico, trocar fraldas, festa de aniversário etc.”

Elon Musk

Dono da Tesla e da SpaceX, Musk sempre se envolveu tanto com a criação e educação dos filhos que chegou a criar uma escola, a Ad Astra. Sua grande motivação foi que não estava contente com a educação que os filhos estavam recebendo.

Nessa nova escola, cada aluno busca identificar as matérias preferidas. Assim, a educação é toda personalizada de acordo com os interesses individuais e habilidades da criança.

Bill Gates

Esse é um outro grande exemplo de sucesso empresarial e total dedicação à vida familiar.

Além de toda sua história com a Microsoft, Gates também é filantropo, trabalhando com a TerraPower, por exemplo. Essa é uma empresa que desenvolve energia nuclear de forma mais acessível, segura e amiga ao meio ambiente.

No meio de tantos projetos, o dono da Microsoft também tira tempo para poder jogar tênis, viajar pelo mundo com a família, fazer cursos online e até lavar sua própria louça.

A forma como as pessoas gastam seu tempo livre pode, realmente, ter um grande impacto sobre seu sucesso no mundo profissional. Uma pesquisa realizada pela SPC Brasil e pelo portal Meu Bolso Feliz indica que 69% dos brasileiros preferem um estilo de vida em que possam ter mais tempo com a família, mesmo se isso implicar em ter um menor salário.

Essa é uma tendência não só aqui do país, mas mundial, e você também deve adotar isso para si agora mesmo!

Gostou deste conteúdo? Conhece outras pessoas que gostariam de ter mais tempo com a família e ainda melhorar seu desempenho profissional? Então que tal compartilhar este post em suas redes sociais?

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 20 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Share This