Recursos Humanos

Entenda por que a gestão de pessoas é a chave para o sucesso do seu negócio

Escrito por Grupo Fatos

Especialmente hoje, em meio a um mercado cada vez mais competitivo, a correta gestão de pessoas é uma atividade-chave para a sobrevivência e sucesso de qualquer empresa. Não é à toa que as grandes companhias investem cada vez mais no assunto.

Segundo pesquisa divulgada pela revista Harvard Business, empresas que investem efetivamente em RH possuem desempenho (em média) 51% superior aos concorrentes. E essa é apenas uma das várias pesquisas que revela a importância dessa atividade.

Pensando nisso, criamos um post especialmente para você. Hoje vamos falar sobre a importância da gestão de pessoas e como ela pode ser otimizada em sua empresa. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Os 5 principais benefícios da gestão de pessoas

Se há algumas décadas atrás o RH era visto como uma fonte de custos, atualmente, pelo contrário, é considerado uma área estratégia. Isso porque ele contribui para tornar a empresa mais prospera, produtiva e resistente às intempéries do mercado.

Quando se investe nos colaboradores da empresa, é possível estruturar esquipes extremamente produtivas, competentes e capazes de entregar resultados fora da curva. Além disso, pode-se otimizar a sinergia interna e a aderência aos valores organizacionais.

Veja alguns dos principais benefícios ao se investir em RH:

  • aumenta a satisfação dos clientes finais, pois passam a ser mais bem atendidos. Atualmente, estima-se que 86% dos consumidores migram para a concorrência por serem mal atendidos. Número extremamente elevado;

  • diminui o número de erros e problemas dentro da empresa. Isso porque a comunicação interna passa a ser mais eficiente, fazendo com que todos os colaboradores atuem com mais afinidade;

  • otimiza a produtividade da equipe. Atualmente, os profissionais passam cerca de 17 horas semanais de forma improdutiva. Com uma boa gestão, todos os colaboradores tornam-se mais produtivos e comprometidos com os resultados;

  • contribui para integrar novos talentos à empresa. Essa é uma atividade muito importante, pois o Brasil está entre os cinco piores países para contratar mão de obra qualificada. Assim, a seleção torna-se mais eficiente;

  • garante a longevidade da companhia. Isso porque funcionários satisfeitos são mais inovadores, capazes de idealizar, desenvolver e implementar soluções para os problemas que existem na organização.

Esses são alguns dos principais benefícios, mas ainda existem outros. Segundo pesquisa da Sodexo, pequenas e médias empresas que investem em gestão de pessoas são cerca de 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.

Da estratégia à execução, e o papel dos colaboradores

Todos os anos, as companhias gastam um enorme volume de tempo, energia e dinheiro na criação de estratégias capazes de potencializar seu resultado. A questão é: para que essas tenham sucesso, devem ser implementadas com zelo.

Aqui, mais uma vez, entra a importância das pessoas. Quem contribui para executar as estratégias (por mais bem elaboradas que sejam) e alcançar as metas desejadas são os próprios funcionários. Então, é indispensável mantê-los competentes.

Quando isso é feito, a estratégia pode ser alcançada com o máximo de eficiência. Ou melhor, é possível atingir os resultados desejados com o mínimo de tempo, esforço e dinheiro. Isso torna a companhia mais lucrativa e competente em seu segmento.

Isso reverbera em todo o empreendimento, nos seus diversos níveis e áreas de atuação. Mas, lembre-se sempre, esse resultado só pode ser alcançado com o empenho de cada colaborador, todos devem estar treinados e motivados na busca pelos objetivos.

As principais táticas para ter uma boa gestão de RH

Como visto, são muitos os benefícios. Mas, é preciso saber estruturar uma boa gestão de pessoas, que inspire grandes resultados. Para isso, não basta um bom salário, é preciso ter criatividade e conhecer as melhores táticas.

Pensando nisso separamos algumas dicas para você. Veja agora:

1. Recrute os melhores, sempre

Tudo se inicia ainda no recrutamento e seleção. Para ter uma equipe de sucesso, que entregue grandes resultados, é indispensável contratar grandes talentos.

Para isso, além de estruturar um exímio processo de seleção, é preciso construir uma marca empregadora, que atue como um imã de profissionais acima da média.

2. Fomente a sinergia da equipe

Imagine um time de futebol, todos trabalham juntos, conhecem seus papéis e entendem claramente o principal objetivo: fazer gol. Isso é sinergia! Desenvolva esse aspecto no seu time de funcionários, faça com que todos trabalhem em conjunto para alcançar as metas.

3. Desenvolva continuamente os colaboradores

Um funcionário competente consegue desempenhar com maestria suas tarefas diárias, eliminando erros e produzindo muito mais rápido. Por esse motivo, é preciso investir na capacitação contínua dos funcionários, tornando-os melhores a cada dia.

Para definir o treinamento certo, é preciso realizar uma avaliação de desempenho. O objetivo é identificar o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes que devem ser aprimoradas em cada membro da equipe.

4. Recompense os melhores individuais

Em uma equipe, há sempre alguém que se destaca. É importante recompensar essa pessoa e mostrar que está sempre observando os grandes feitos. Isso cria uma sensação de meritocracia, o fazer por merecer. Assim os talentos ficarão mais motivados!

Uma boa recompensa deve ser justa, de acordo com a complexidade de cada tarefa. Além disso, é importante equilibrar as gratificações financeiras e não-financeiras.

5. Retenha os profissionais talentosos

Não basta contratar os melhores, é preciso reter aqueles que entregam resultados reais e possuem aderência à cultura organizacional. Para isso, crie um ambiente de trabalho agradável, invista na comunicação interna e em bons benefícios complementares.

6. Monitore os resultados alcançados

Além de tudo, é importante monitorar os resultados da gestão de pessoas. Para isso, é comum utilizar indicadores-chave de desempenho (ou KPIs, como também são conhecidos). Eles estão ligados ao desempenho de diversas atividades, como:

  • produtividade dos colaboradores;

  • número de desligamentos em determinado período;

  • nível de absenteísmo;

  • nível de satisfação interna.

Ao aplicar essas dicas, conseguirá potencializar sua gestão de pessoas, garantindo que todos os colaboradores sintam-se mais felizes e motivados para o trabalho. Ao fazer isso, conseguirá alavancar o resultado de toda a empresa, tornando-a mais próspera e longeva.

Agora que está por dentro do assunto e entende porque a gestão de pessoas é uma atividade-chave para o sucesso do seu negócio, aproveite para compartilhar suas dúvidas ou experiências sobre o assunto. Deixe seu comentário em nosso post!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This