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Consultoria em gestão empresarial: saiba como funciona e como você pode otimizar seus ganhos

Escrito por Grupo Fatos

Ao contrário do que quer fazer parecer o senso comum, contratar uma consultoria em gestão empresarial é um benefício acessível não apenas às grandes empresas.

Esse tipo de serviço pode ser acessado por empresas de qualquer porte que desejem aperfeiçoar seus processos internos ou resolver problemas que tenham identificado e que necessitem do aconselhamento de um especialista.

Também não é verdade que os consultores vão tomar o controle da empresa. Eles apenas fornecerão informações específicas sobre as questões as quais foram consultados, sempre se reportando diretamente à gestão da organização.

O que é consultoria em gestão empresarial?

A consultoria em gestão empresarial é um tipo de serviço em que profissionais especializados atuam por tempo determinado dentro de uma empresa com a finalidade de diagnosticar problemas ou formular soluções.

Existem consultores especializados nas mais diversas áreas, como  finanças, recursos humanos, logística, gestão de processo e outros.

O ponto de partida do consultor é a necessidade do cliente, o que significa que a atuação do profissional ou da empresa contratada será influenciada pela situação atual do negócio. O objetivo, no entanto, será sempre focar em quais melhorias podem ser implementadas no futuro próximo, a médio ou mesmo a longo prazo.

Outro detalhe é que o processo de consultoria não é realizado de forma isolada.

Isso significa dizer que a participação da gestão não termina quando os objetivos a serem trabalhados são entregues ao consultor — na realidade, é o começo de um trabalho que dá melhores frutos se for realizado em parceria.

Por que contratar uma consultoria em gestão empresarial?

Vivemos o tempo da democratização da informação. Hoje em dia é fácil reunir uma grande quantidade de informações, de fontes fidedignas ou não, sobre os mais variados assuntos.

No entanto, esse excesso de informações acaba induzindo o gestor a tomar decisões baseadas unicamente no seu feeling por não saber exatamente como utilizar da melhor maneira o conhecimento acumulado.

O serviço de consultoria parte da premissa de que existe uma necessidade — a mesma que motivou a pesquisa do gestor —, com a diferença de que o consultor é um especialista na área demandada e tem toda a preparação necessária para traçar e oferecer opções de estratégias efetivas a partir do conhecimento disponível sobre aquele assunto.

Serviços de consultoria visam dar autonomia futura à gestão das empresas que os contratam sobre os processos em que são contratados para intervir. O ideal é que haja uma transformação e os frutos continuem aparecendo mesmo depois do fim da permanência do consultor naquela empresa.

Elencamos 4 benefícios que a sua empresa pode ter ao contratar uma consultoria em gestão empresarial.

1.Rapidez ao alcançar resultados organizacionais

Tempo é uma grandeza extremamente volátil. A prova disso é que o tempo necessário para se alcançar um mesmo objetivo pode ser diferente para duas pessoas.

Um dos fatores que podem influenciar nisso é a experiência. Tornar a fazer algo é muito mais fácil do que fazer pela primeira vez sem nenhuma orientação — motivo pelo qual contratar um especialista pode ajudar a alcançar os objetivos da sua empresa em um tempo muito menor.

Além disso, o consultor estará envolvido exclusivamente com o seu projeto, garantindo melhor aproveitamento do tempo, o que nem sempre é possível esperar dos colaboradores da sua empresa que, invariavelmente, estarão envolvidos com outros processos em paralelo.

O consultor também tem um teto para finalizar seu trabalho: serviços de consultoria têm data de início e de término, o que permite, inclusive, que o gestor se programe quanto aos próximos passos sobre as previsões entregues pelo especialista contratado.

2. Suporte para os processos decisórios da empresa

A presença de uma pessoa externa à organização atuando junto à gestão é muito valiosa, uma vez que amplia as possibilidades percebidas por aqueles que estão cotidianamente dentro da empresa.

Essa visão por si só já seria valiosa o suficiente para figurar nessa lista. Mas, levando em consideração que essa pessoa não é um leigo e sim um especialista preparado para aperfeiçoar os melhores aspectos que sua organização apresenta e sugerir mudanças e a importação de conhecimentos e tecnologias que podem suprir as necessidades dela, é algo extremamente importante para o crescimento do seu empreendimento.

O papel do consultor é garantir subsídio para que as decisões tomadas pela gestão, tanto no nível estratégico quanto no tático ou operacional, sejam as mais acertadas possíveis e estejam no caminho de maximizar os resultados obtidos.

3. Impacto positivo no desempenho organizacional

Os objetivos organizacionais podem ser divididos entre objetivos de médio e longo prazo, e, uma vez que o consultor seja contratado para ajudar a empresa a alcançar os resultados desejados, isso inclui melhorias no curto prazo também.

A simples permanência do consultor na empresa já sinaliza para a equipe que há um interesse genuíno da gestão em promover melhorias, o que pode motivá-los a serem mais proativos e colaborarem espontaneamente para que a organização alcance seus objetivos.

Outra vantagem é a neutralidade do consultor, que, por ser externo à organização, não tem histórico nenhum com os colaboradores, não está preocupado em ser promovido e nem tem a sua iniciativa maculada por imposições ou emoções prévias sobre o que acontece na empresa. Dessa forma, não haverá impedimentos para apontar novas formas de realizar tarefas e processos dentro da empresa, sem se preocupar em melindrar pessoas ao fazê-lo.

4. Aquisição de novos conhecimentos

O mercado é dinâmico, o que significa que, se sua empresa quer se tornar perene, ela tem que tomar cuidado para não se tornar estática.

A necessidade de constante atualização de práticas e de redesenho de processos é algo com que o gestor terá que lidar sempre se quiser que sua empresa seja responsiva às mudanças.

Trazer um consultor, como já dissemos, é trazer uma visão externa, não viciada e que produzirá a atualização de conhecimentos simplesmente a partir da sua atuação na empresa.

O quanto o seu empreendimento vai se beneficiar desse processo vai depender, evidentemente, do quão aberta sua empresa estiver para experimentar novas práticas que podem representar mudanças suaves, mas que também podem consistir em mudanças drásticas de direção.

O consultor traz consigo experiências de outros clientes, o que significa que ele tem conhecimento valioso sobre o mercado de uma perspectiva que não se encontra nas pesquisas, e quanto menor a resistência à figura desse profissional e quanto mais disposta sua empresa estiver em dialogar, melhores serão os resultados.

Contratar uma consultoria em gestão empresarial pode trazer grandes benefícios para a sua empresa, mas é preciso lembrar que o consultor não decide nada: ele apenas indica novas práticas e fornece sugestões de soluções para desafios da organização. É preciso que os gestores tomem boas decisões a partir das informações recebidas.

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Sobre o autor

Grupo Fatos

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