Recursos Humanos

7 dicas para contratar os melhores vendedores!

Escrito por Grupo Fatos

Em um mundo de extrema concorrência, as empresas que querem se manter ativas no mercado precisam ter muito mais que um produto de qualidade que atenda às necessidades do consumidor.

Por isso, o papel do vendedor é muito importante. Se você não tem um profissional de vendas capacitado para apresentar ao cliente e estimular a compra, está correndo o risco de perder para o concorrente.

Mas, nem sempre é fácil conseguir contratar vendedores bons para o cargo. É preciso identificar qualidades e aptidões e procurar nos lugares certos. Por este motivo, separamos 7 dicas valiosas que vão ajudá-lo a encontrar o profissional certo para alavancar suas vendas. Confira!

1. Antes de contratar vendedores, defina um perfil

Não existe um perfil de vendedor ideal. Cada empresa possui seu ramo de atividades, estratégias e cultura organizacional. O importante é definir o tipo de vendedor adequado para o seu negócio.

Se você já possui vendedores em sua empresa, pode começar observando os melhores da sua equipe e listando as características que fazem dele um bom profissional. Também é importante listar as atitudes indesejadas, definindo bem o perfil que não fará parte do seu time de vendas.

Depois de definir as características que você espera de um vendedor e as que prefere evitar, fica fácil criar um perfil ideal.

Além disso, vale lembrar que qualquer tipo de preconceito deve ser descartado. Busque competências, habilidades e profissionalismo, independentemente de cor, gênero, religião ou orientação sexual.

2. Olhe para dentro da empresa

É preciso prestar atenção nos empregados. Às vezes, o perfil do profissional de vendas que você espera pode ser encontrado internamente.

Existem vários talentos desperdiçados no mercado realizando funções para as quais não têm tanta aptidão. Identificar este profissional e oferecer condições para que ele possa se capacitar (como um curso de vendas, por exemplo) pode garantir bons resultados para o negócio.

Além disso, é uma ótima forma de mostrar aos demais empregados que a empresa valoriza o público interno, criando oportunidades para que eles se desenvolvam e cresçam profissionalmente.

3. Fique atento à concorrência

Outra opção para conseguir montar uma boa equipe de vendas é trazer vendedores de outras empresas. Para isso, é preciso estar atento aos vendedores da concorrência e identificar se eles se encaixam no perfil que você deseja.

Mas, lembre-se que nenhum profissional vai trocar de trabalho se estiver satisfeito com a empresa onde está e o salário que recebe. Portanto, é preciso estar disposto a fazer uma boa proposta se quiser trazer um bom profissional de vendas para o seu time.

4. Divulgue a vaga para o mercado

Se não há ninguém que se encaixe no perfil desejado dentro de sua empresa e nem nos concorrentes, chegou o momento de tornar pública a sua procura por novos profissionais de venda.

Existem várias formas de anunciar as vagas disponíveis. Uma delas é o famoso anúncio de jornal. Além de ser um meio tradicional e com bastante procura por parte dos interessados, ainda possui baixo valor de investimento.

Outra forma é divulgar a vaga em agências de emprego. Existem diversas empresas especializadas em contratação e recolocação profissional. Inclusive, há sites gratuitos na internet que oferecem este serviço. Basta acessar um deles e buscar os currículos que estejam de acordo com o perfil profissional desejado.

Por fim, você pode utilizar as redes sociais como anúncio de emprego. Crie uma imagem atrativa, informando as qualidades necessárias para preenchimento da vaga, e publique nas redes que sua empresa está inserida.

Lembre-se que, para ter mais destaque nas redes sociais, é ideal ter anúncios bem-feitos e atrativos. Dessa forma, conseguirá transmitir credibilidade para sua empresa e chamará a atenção de profissionais mais qualificados. Caso seja preciso, peça ajuda a um design.

5. Selecione bem os candidatos

Depois de divulgar as vagas, você começará a receber os currículos dos interessados. Neste momento, é importante ler cada um deles com calma e atenção para identificar os que não se encaixam no perfil desejado e descartá-los.

Agora, com currículos interessantes em mãos, é hora de entrar em contato com os candidatos por telefone para uma breve conversa. Neste momento, procure identificar as seguintes características do profissional:

  • Simpatia;
  • Fluência verbal;
  • Repertório;
  • Disponibilidade de trabalho.

Em seguida, agende uma entrevista com os profissionais que lhe pareceram mais capacitados para preencher a vaga. Lembre-se que contratar vendedores é um processo que exige paciência e atenção. Afinal, você vai querer os melhores para compor seu time de vendas.

6. Prepare a entrevista

O momento da entrevista é fundamental para decidir quais serão os próximos vendedores da sua equipe. O ideal é realizar, primeiro, uma entrevista coletiva. Nela, você pode reunir um grupo de 10 candidatos, por exemplo, e avaliar o desempenho de trabalho em equipe por meio de dinâmicas de grupo.

Mas, antes de começar, apresente-se, faça um breve histórico da empresa, informe sobre as condições da vaga e peça para que falem sobre si mesmos.

Depois da etapa coletiva, agende uma entrevista individual com cada um dos candidatos. Será neste momento que você poderá conhecer melhor o perfil do profissional, suas expectativas e ambições.

Tenha uma conversa leve. Deixe o candidato confortável para falar e demonstre interesse pelo que ele diz. Também é importe preparar a entrevista previamente e anotar as principais vantagens de cada um logo após o processo.

 Veja abaixo algumas perguntas que você pode utilizar.

  • Por que você gosta da área de vendas?
  • Você ajuda os clientes? Dê exemplos.
  • Você é criativo? Como isso já te ajudou a vender?
  • Existe alguma venda da qual se orgulha?
  • Qual seu principal ponto forte e ponto fraco?
  • Por que saiu do último emprego?
  • Por que esta empresa deveria te contratar?
  • Você se mantém atualizado? Como?

7. Tome precauções antes de escolher o candidato

Agora, você já tem informações suficientes para identificar os profissionais que se enquadram no perfil que sua empresa precisa. Porém, antes de colocar os melhores candidatos no seu time de vendas, é preciso ter algumas precauções.

É importante verificar referências e pedir comprovações de diplomas e certificados antes de contratar os profissionais. Esta é uma forma de comprovar o que foi dito por eles na entrevista.

Além disso, devem ficar claros para o futuro vendedor os valores da sua empresa, definindo o que é aceito e o que não é admitido.

Independentemente do perfil da sua empresa, contratar vendedores que atuem com ética, honestidade e respeito é de suma importância para o seu negócio. Afinal, ele irá representar sua marca junto aos clientes e garantir que a imagem da sua empresa seja bem vista pelo mercado.

Agora que você está preparado para contratar os melhores vendedores para o seu negócio, que tal contar para a gente quais as suas principais exigências para escolher um vendedor? Comente abaixo!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This