Tecnologia

Entenda por que você deve contratar uma consultoria de TI

Escrito por Grupo Fatos

Não é mais novidade que vivemos em um mundo onde a necessidade de adotar soluções tecnológicas em praticamente todos os tipos de negócio é iminente para se manter competitivo.

Em empresas onde o principal foco não é o desenvolvimento tecnológico, haverá sempre o momento em que surge a dúvida: devemos resolver nossos problemas de TI internamente ou contratar uma empresa especialista?

Há evidências claras de que, na maioria das vezes, a melhor opção é contratar uma consultoria de TI, principalmente em pequenas e médias empresas, onde a equipe de TI se resume a pouca pessoas. Estas, muitas vezes, precisam se ocupar de problemas mais emergenciais, como manutenção de equipamentos e configurações de rede interna.

Listaremos alguns pontos que acreditamos ser bastante benéficos ao se terceirizar a carga tecnológica da empresa.

Redução de custos

À primeira vista, pode parecer que os custos de contratar uma consultoria são inviáveis. Contudo, note que, ao analisar mais de perto, as economias valem o investimento.

A projeção de desenvolvimento e/ou implantação de soluções tecnológicas envolve várias decisões técnicas críticas. Entre elas estão decisões de infraestrutura, sistemas, banco de dados e arquitetura de software.

Os servidores estarão alocados na própria empresa, na nuvem ou de forma híbrida? Essas e várias outras decisões impactam diretamente nos seus gastos com TI, e somente uma consultoria especializada pode garantir o que melhor atenderá às suas necessidades pelo menor custo possível.

Também é de se considerar que a contratação de uma terceira libera gastos com funcionários especialistas. Assim, o orçamento é maior para investir no negócio propriamente dito, o que nos leva para o próximo ponto.

Foco em seu negócio

Um erro muito comum cometido atualmente pelas empresas é o de querer abraçar o mundo com as mãos. Creem dar conta de resolver todos os seus problemas sozinhas e acabam encontrando problemas ainda maiores. Elas se enrolam com o desenvolvimento e a implantação de soluções de TI, perdendo o foco no que é mais importante: exercitar sua expertise.

Em um mercado tão competitivo, é importante não perder o foco em sua atividade principal. Veja quanto o mercado de TI tem se intensificado nos últimos anos, ficando cada vez mais difícil tomar decisões assertivas em projetos de software.

Isso necessita de um olhar crítico, de ajustes e melhorias constantes. É um trabalho que tomará esforço e tempo, portanto deixe-o para especialistas.

Garantia de qualidade

As consultorias de TI possuem talentos em diversas subáreas da tecnologia. Portanto, seja o seu problema segurança, backup, banco de dados, big data ou infraestrutura, terá alguém altamente qualificado para solucionar essa demanda.

Você poderá confiar em seus sistemas e processos, sabendo que, caso exista uma nova demanda, ela poderá ser submetida sem dores de cabeça.

Maior produtividade

Como consequência da garantia de qualidade, você terá sistemas mais estáveis, que raramente caem, travam ou ficam lentos.

Além disso, as consultorias podem ajudá-lo a automatizar processos que não necessitam tanto de um profissional. A automatização, além da óbvia redução de mão de obra, também faz com que os especialistas foquem as atividades que realmente demandam seus conhecimentos.

É comum, também, a implantação de sistemas que ajudem na tomada de decisão, encurtando tempo e esforço nas atividades executivas.

Tudo isso causará impacto direto na produtividade em seus processos diários.

Segurança

Uma consultoria de TI pode garantir a segurança de seus dados e suas ferramentas de trabalho. As consultorias possuem em suas equipes a capacidade de garantir a disponibilidade de seus sistemas, bem como a integridade e a consistência de seus dados.

Além disso, pode também ser garantida a segurança dos dados por meio da aplicação de políticas de acesso mais modernas, com testes de vulnerabilidade e outras técnicas que vão além do convencional.

Olhar externo

É comum adotarmos nossos próprios processos para nossas atividades. Com o amadurecimento da empresa, esses processos se tornam políticas a serem seguidas, garantindo qualidade e eficácia. Entretanto, o risco que se corre é o de não conseguir ter um olhar mais “fora da caixa”, pois foi traçado um viés.

Por isso, uma consultoria de TI pode ajudá-lo a dar uma “oxigenada” em seus processos. É comum esses especialistas chegarem à sua porta propondo novas ideias, tecnologias e boas práticas do mercado que estão sempre melhorando.

Como a sua empresa deve proceder diante de consultorias de TI?

Primeiro, busque referências sobre a empresa que você deseja contratar. Como os atuais clientes e ex-clientes daquela consultoria a avaliam? Faça uma avaliação do portfólio e uma primeira reunião para que vocês possam se conhecer e ver se os valores de ambos se alinham.

Após a decisão da contratação, é extremamente importante, ao contratar uma consultoria de TI, saber exatamente como se posicionar, para ter melhores resultados.

A livre transferência de conhecimento entre as duas pontas resultará na melhor experiência possível. Aqui vão algumas dicas de como proceder:

  • deve-se deixar claro para os consultores qual a meta da sua empresa e quais pontos precisam ser resolvidos;

  • também devem ficar nítidos a contextualização do momento vivido pela empresa e os valores que ambos carregam;

  • comunique a todos os seus colaboradores a chegada dos consultores. É de extrema importância que os que chegam se sintam confortáveis e tenham apoio dos que já são de casa;

  • cuidado com as burocracias demasiadas! É importante traçar processos para manter a segurança, porém quando muito exagerados podem trazer atrasos e frustrações, tanto para a sua empresa quanto para a consultoria.

Portanto, a dica é não tentar reinventar a roda quando existe um caminho que tratá maior vantagem competitiva ajudando no crescimento da sua empresa, com a qualidade de seus serviços e, por consequência, com o aumento dos lucros.

Em tempos de crise econômica, é preciso tomar decisões precisas e, no caso da necessidade de investir em TI, é cada vez mais claro que contratar uma consultoria de TI é o passo certo!

Gostou de saber como uma consultoria de TI pode ajudar no crescimento do seu negócio? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de vários outros assuntos que podem melhorar a vida da sua empresa!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This