O processo de venda não é nada simples. Principalmente em um mercado competitivo como o nosso. Dessa forma, para fechar bons negócios, é preciso ter diferenciais que vão além do preço e da qualidade do produto oferecido.
Não consegue saber quais? Pois bem, no texto de hoje falaremos sobre isso. Elencamos 9 dicas e, com elas, você saberá como agregar valor ao ser serviço e como fidelizar o cliente de uma vez por todas.
Confira:
Esse é o primeiro passo! Quando encontrar o seu cliente, busque ter uma conversa informal antes de falar sobre o produto que deseja vender. Ao longo do diálogo, tente saber os gostos e as necessidades dele.
Esse conhecimento é muito importante, porque, além de gerar um vínculo de confiança ele, faz com que você consiga oferecer exatamente o que o cliente quer e precisa.
Ao falar do seu produto ou serviço, seja sincero. Mostre as qualidades do que está vendendo, informe caso não consiga atender as necessidades do seu cliente em algum ponto e coloque-se à disposição para sanar qualquer dúvida.
Tenha certeza de uma coisa: fica mais fácil conquistar a confiança falando a verdade do que oferecendo inúmeras vantagens. Ninguém acredita em perfeição ou em promessas extraordinárias.
Além disso, a ideia é fazer a venda e fidelizar o cliente para que ele recomende seu trabalho ou faça novas compras com você. Para isso, agir com sinceridade e respeito é essencial!
O social selling, ou venda social, é um recurso recente, mas que oferece ótimos resultados. Ele consiste na utilização das redes sociais para a captação de novos clientes e localização de pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
As pessoas são encontradas por região, interesses, idade e muito mais. Ao encontrá-las, você poderá interagir de forma inteligente e criar um relacionamento sólido. Assim, elas vão ficar com o seu nome na cabeça e procurarão sua marca, quando forem adquirir um bem ou contratar um serviço específico.
Uma forma interessante de atrair o público e agregar valor ao produto que oferece é contar histórias. Durante a conversa, relate situações anteriores que aconteceram com você ou com seus clientes. Conte as experiências passadas e fale de forma natural sobre elogios que recebeu em outras transações comerciais.
Além de conferir mais credibilidade, essa estratégia aproxima você da outra pessoa e abre espaço para diálogos mais interessantes. Contudo, para fazer isso da maneira correta e obter bons resultados, você precisa conhecer bem o seu cliente.
Isso é essencial para que adéque as histórias às realidades de cada um e obtenha resultados de forma mais rápido.
Exemplo: se você vende veículos automotivos e vai apresentar para uma pessoa solteira, conte experiências de solteiros com os carros. Mas se a venda é para uma família, conte experiências de casais com filhos, foque em elogios sobre o espaço interno e tamanho do porta-malas etc.
Quando apresentar seu produto ou serviço, e o cliente disser que fará outras pesquisas antes de decidir, lembre-se de pegar o telefone ou o e-mail dele para manter contato.
Conversar e acompanhar o processo é importante porque, se ele descobrir um preço menor ou alguma condição mais satisfatória, você ficará sabendo. Assim, terá a possibilidade de oferecer uma contrapartida, caso seja possível.
Sem contar que isso mostra respeito e atenção, o que pode fazer com que ele se sinta mais confortável para realizar a compra na sua empresa.
Se você oferecer um desconto, um bônus ou alguma vantagem extra, estabeleça um tempo hábil para a validade da proposta: 7, 15 ou 30 dias, conforme o produto ou o valor da transação.
Isso é interessante porque, além de fazer com que o cliente tome decisões mais rápidas, permite que você apresente razões que justifiquem o desconto sem desvalorizar a qualidade do produto.
Exemplo: em 7 dias, cabe oferecer 30% de desconto porque é possível economizar no processo de compra. Em 15 dias, esse desconto cai para 20% e assim sucessivamente.
Converse com o cliente, mostre seu interesse em vender, esteja aberto às críticas e não tenha vergonha de errar ou de não conseguir repassar alguma informação solicitada.
Seja sincero, tenha disposição para encontrar a resposta desejada e haja com naturalidade. O cliente, assim como você, tem limitações. Então, não tente ser perfeito porque isso vai afastar o cliente por completo.
Outra questão importante na hora da venda é conhecer bem os concorrentes, saber quais são os produtos e serviços que eles oferecem e quais são as condições.
Com todas as informações em mente, apresente seus diferenciais ao longo da conversa e mostre por quais razões é melhor comprar com você. Isso tem que ser feito de forma natural, sem nenhum ataque direto e sem menção a nomes.
Nunca se esqueça dessa dica! Quando apresentar o seu produto, concentre-se nas qualidades dele, mostre como pode ser útil e como é completo, prático, durável etc. Use o que sabe sobre o cliente para fazer com que ele fique convencido da necessidade de realizar a compra com você.
Ao focar nisso, o preço sempre parecerá adequado. Contudo, se começar falando que é barato, que está com desconto ou que é a melhor condição do mercado, poderá surgir uma desconfiança em relação a isso, o que com certeza vai inviabilizar a venda.
Pense só: se o produto é tão bom, porque você faria tanta questão de falar que ele está barato? O cliente tem que perceber isso sozinho, tendo como premissa o diferencial daquilo que você oferece.
Com todas essas dicas, com certeza ficará mais fácil fechar bons negócios e ver a sua empresa crescer no mercado. E, quando vier a dúvida sobre como proceder, pense o seguinte: como você gostaria de ser tratado e quais informações gostaria de ter no momento de realizar uma compra?
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