O mundo corporativo mudou bastante nos últimos anos. Com o surgimento de novas tecnologias, a forma como a empresa se comunica com seus clientes e colaboradores sofreu uma transformação radical, especialmente com o uso do WhatsApp nas empresas. Mas, como tudo na vida, é preciso saber usá-lo com sabedoria.
A tecnologia está em evolução constante e de nada vale tentar resistir a ela: é preciso estar preparado para atualizar-se e extrair o que há de melhor dessas novas ferramentas para ajudar seu negócio. Um exemplo são os comunicadores instantâneos, como o WhatsApp, que têm ganhado muita força e adesão nos últimos anos e sua empresa pode capitalizar seu sucesso.
O aplicativo já conta com mais de 1.3 bilhões de usuários ativos no mundo todo e está em constante evolução para atrair ainda mais usuários, como a opção de pagamentos diretos via app. No Brasil, um dos países onde é mais popular, 90% das pessoas que possuem smartphones utilizam o WhatsApp ativamente. Agora, imagine a abrangência do seu negócio através do aplicativo?
Por isso, no post de hoje mostraremos algumas práticas de sucesso para utilizar o aplicativo em sua empresa, além de dar dicas sobre o que evitar para não ter problemas com invasão de privacidade e até perder potenciais clientes por insistência e pedância.
Existem duas formas de se utilizar o WhatsApp na empresa: internamente e externamente. A primeira refere-se ao uso organizacional do aplicativo, que beneficia as rotinas e processos da empresa. A segunda está ligada ao relacionamento e à expansão do negócio, com atuação de um menor grupo de pessoas da empresa.
Começaremos com o uso interno do WhatsApp. Vamos lá?
Criar um grupo da empresa pode economizar muitas horas (e consequentemente recursos) de envio de avisos por e-mail, reuniões gerais para recados rápidos etc. Os avisos gerais podem ser dados diretamente no grupo e podem ser feitos por todos dentro da empresa.
Os grupos também ajudam no compartilhamento de aprendizados e insights que cada time obteve. Além disso, a resolução de problemas fica muito mais rápida e dinâmica, uma vez que todos podem dar o feedback e ajuda para quem necessita, especialmente quando surge um problema específico e o colaborador tem dificuldade em saber quem pode ajudá-lo. Basta mandar no grupo para saber quem tem mais experiência no assunto.
Um cliente visitará a empresa de última hora? A empresa está sem energia? Avise pelas listas de transmissão. Todo recado urgente pode se beneficiar com esse recurso. Ao contrário dos grupos, nas listas existe a certeza de que o colaborador verá a mensagem, pois ele a recebe diretamente.
Isso ajuda a evitar transtornos, como receber um cliente e não ter tempo de avisar a equipe para vestir-se formalmente, por exemplo.
Apesar de ajudar muito na organização da empresa e de seus funcionários, é preciso sempre estabelecer algumas regras importantes.
Deixe claro para seus colaboradores que os grupos e listas de transmissão da empresa devem ser utilizados para compartilhar coisas úteis para o negócio, concentrando-se principalmente nos recados. Se tiver muitos colaboradores, criar um grupo especialmente dedicado para assuntos miscelâneos é uma boa saída para separar os recados úteis daqueles não tão úteis assim.
Não são apenas os processos internos da sua empresa que ganham com o uso do aplicativo. A seguir mostraremos algumas vantagens de se utilizar o WhatsApp externamente. Confira:
Atualmente, seus clientes podem deixar feedbacks sobre a empresa em diversas plataformas como o Facebook, Google, ProCon e ReclameAqui. A desvantagem dessas plataformas é, justamente, serem de visibilidade pública e alguns feedbacks podem manchar a reputação da empresa.
Por isso, estabelecer o WhatsApp como um canal de avaliação e reclamações é uma saída inteligente para resolver problemas de maneira rápida, direta e sem “levantar poeira”. Isso também ajuda a evitar o desgaste no relacionamento que os feedbacks públicos costumam provocar.
Além de melhorar a forma como sua empresa lida com os feedbacks, o WhatsApp também pode ajudar a melhorar o atendimento ao cliente.
O aplicativo está sempre à mão e, na maioria das vezes, seus clientes vão preferir entrar em contato com você através deste canal. Por isso, esteja sempre disponível para seus principais clientes e prospects, estreitando o relacionamento e criando uma relação de confiança e parceria. É importante que eles saibam que podem contar sempre com seu negócio.
Mas atenção: evite exageros. Emergências acontecem de vez em quando e algumas mensagens podem aparecer de madrugada, finais de semana e feriados. Porém, se isso acontecer regularmente, não tenha medo de deixar claro a seus clientes alguns limites pessoais para o uso do aplicativo.
As vendas diretas pelo WhatsApp já são bastante comuns entre os empreendedores individuais, mas também têm ganhado força com empresas de todos os nichos. A grande vantagem é poder oferecer ofertas e promoções em primeira mão e já fechar a compra no atendimento via app.
Empresas que trabalham com retirada de pedidos, como as do ramo de alimentos e restaurantes, podem se beneficiar muito com a prática. Quando um cliente ficar sem determinado produto para o almoço ou jantar, basta realizar o pedido pelo aplicativo e já fechar tudo por lá (pagamentos, entrega, etc.).
Negócios que fazem pedidos de compras regulares também conseguem otimizar as vendas diretas com o aplicativo enviando, regularmente, uma mensagem para os clientes nos dias que antecedem a data de sua compra mensal.
Existem inúmeras maneiras de se utilizar o WhatsApp na empresa e nós mostramos apenas as principais tendências que seu negócio pode aproveitar. Basta ser criativo e encontrar novos meios em que o aplicativo pode ajudar nas diferentes necessidades de cada tipo de negócio.
E aí, o que você acha do uso do WhatsApp nas empresas? Conte-nos nos comentários suas opiniões e experiências com o aplicativo no ambiente empresarial!
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