Antigamente, as empresas estavam repletas de chefes que apenas supervisionavam, coordenavam, gerenciavam e dirigiam. Naquela época, esses profissionais se preocupavam apenas em dar ordens. Com o passar do tempo, a gestão de pessoas ganhou cada vez mais espaço e relevância.
Razões para isso não faltam. Afinal, uma boa gestão de pessoas é essencial para que a empresa valorize e potencialize o desempenho do seu bem mais precioso: os colaboradores.
Essa gestão eficaz é composta de 3 pilares, que vão muito além do aspecto motivacional, por exemplo. Continue a leitura para conhecer cada um deles!
Talvez o principal pilar da gestão de pessoas, a motivação é algo primordial para qualquer indivíduo, em todas as fases da vida. No meio empresarial, isso não é diferente. Como a motivação está intimamente ligada ao comprometimento, ela influencia diretamente o desempenho de cada colaborador.
Desmotivado, o funcionário jamais alcançará o nível de excelência esperado pela empresa. Além disso, a desmotivação está aliada à alta taxa de turnover, medidor que apresenta a rotatividade de trabalhadores em cada organização.
Com isso, surgem dois problemas imediatos: o primeiro se refere à baixa produtividade do colaborador; já o segundo remete à substituição contínua de funcionários — algo extremamente oneroso para qualquer empresa.
Ao ponderar tudo isso, o gestor de pessoas precisa conhecer qual é o motivo que leva todas aquelas pessoas a permanecerem na empresa. E essa motivação coletiva costuma se ramificar em: bons salários, identificação com a Missão e a Visão organizacionais, e a existência de um sólido plano de carreira. Há até quem se sinta muito motivado por conta dos desafios diários vivenciados dentro da companhia.
Existem algumas medidas práticas que a organização precisa considerar para lidar melhor com esse aspecto motivacional. Ao estabelecer um planejamento de gestão de pessoas, é fundamental respeitar as diferentes motivações de cada colaborador.
Desse modo, é válido:
Os melhores resultados são conquistados mediante o esforço individual devidamente compartilhado com a equipe de trabalho. Esse trabalho, por sua vez, precisa ecoar pelos demais departamentos da empresa.
Dessa forma, todos se sentirão valorizados, cientes de que executam tarefas vitais para o sucesso da companhia.
Para aprimorar a qualidade do trabalho em equipe, considere aplicar as seguintes ações:
Por meio do programa, é possível visualizar quais tarefas estão pendentes, em andamento ou já concluídas. Além disso, também é possível inserir o responsável por cada uma delas.
Assim, caso surja algum atraso fora do esperado, basta contatar o colaborador para, inclusive, ajudar a resolver o problema.
Para acabar com qualquer “ruído” entre a comunicação de vários grupos, convém estabelecer reuniões semanais ou quinzenais. Quanto mais rápida, objetiva e produtiva for a reunião, melhores serão os resultados obtidos por cada equipe e pela empresa, como um todo.
O treinamento é um pilar inteiramente conectado ao primeiro: a motivação. Um colaborador que não recebe oportunidades regulares para aperfeiçoar as próprias habilidades acaba se desmotivando.
Vinculados ao pleno desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, da empresa, os treinamentos devem ser contínuos e eficientes. O objetivo é o aprimoramento e a otimização das tarefas executadas pelas equipes, e não o cansaço. Portanto, cada treinamento precisa ser muito bem planejado.
Quando há equilíbrio, o funcionário se torna um profissional bem mais evoluído. Assim, é natural que a empresa comemore excelentes resultados e, simultaneamente, mantenha seus colaboradores felizes e satisfeitos.
Antes de introduzir treinamentos na sua empresa, leve os seguintes pontos em consideração:
O ideal é que esses treinamentos sejam balanceados entre aqueles mais técnicos e os comportamentais. No primeiro caso, o objetivo é apresentar cursos voltados à utilização de determinados programas computacionais ou equipamentos.
Na segunda situação, estão elencados os treinamentos direcionados às habilidades interpessoais, como a capacidade de argumentação em uma negociação com fornecedores ou clientes.
Um bom gestor de pessoas conhece muito bem os funcionários da empresa. Logo, ele saberá identificar e convidar possíveis talentos para ministrar treinamentos.
Esse é um detalhe a ser bem observado, pois também influencia na motivação do colaborador, que se sentirá muito mais valorizado dentro da organização.
Como você pode perceber, existem muitas razões para que a gestão de pessoas seja tratada como um diferencial dentro da sua empresa. Com a aplicação desses 3 pilares, certamente o desenvolvimento dos colaboradores e da organização só tende a melhorar!
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