Hoje em dia, milhares de empresários já utilizam o Facebook para otimizar os seus negócios e estão colhendo os frutos de uma estratégia de marketing bem executada na maior rede social do mundo. O Facebook foi fundado em 2004 e de lá pra cá não parou de crescer. A cada trimestre a rede social divulga seus números atualizados, contemplando hoje mais de 1.9 bilhão de usuários cadastrados.
Empresas pegaram carona nesse crescimento e passaram a divulgar seus produtos e serviços na plataforma. No entanto, muitas pessoas ainda não tem conhecimento de todas as ferramentas que a rede social tem a oferecer e acabam não obtendo bons resultados.
Para ajudar o seu negócio, escrevemos abaixo algumas práticas essenciais para o sucesso do seu negócio no Facebook.
Em primeiro lugar, você deve ter o conhecimento de que um perfil do Facebook é um instrumento para uso pessoal. Para empresas, o ideal é que sejam criadas páginas, popularmente conhecidas como Fan Pages.
Ainda é comum encontrarmos empresas utilizando perfis para divulgar seus produtos, o que representa uma opção inadequada, uma vez que ao fazerem essa escolha elas serão impossibilitadas de usufruir dos diversos benefícios que as páginas do Facebook têm a oferecer.
Além disso, ao utilizar um perfil para divulgar a sua empresa, você estará correndo o risco de ter a sua conta banida, já que nos termos de serviço do Facebook consta que para fins comerciais, é obrigatória a criação de uma página específica.
Portanto, antes de qualquer coisa, crie uma página para divulgar o seu negócio no Facebook. A partir daí, tente oferecer o maior número possível de informações a respeito de sua empresa, principalmente os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço virtual.
Lembre-se também de dar atenção especial para o design de sua página. Crie uma imagem de perfil e de capa que tenha qualidade e cuide para que as postagens também demonstrem um nível superior de informação, com bons textos e belas imagens. Um post bem-feito transmite seriedade e profissionalismo.
Outra questão que você deve ter em mente é o fato de que os usuários do Facebook não estão interessados apenas em consumir — de nada adianta publicar somente conteúdos relacionados à venda. Algum resultado pode ser alcançado, mas pensando em uma estratégia de médio a longo prazo, é quase impossível sustentar esses resultados.
Uma sugestão muito utilizada entre os profissionais de marketing é aplicar o princípio de Pareto em sua estratégia de Facebook para negócios. Com essa tática, 80% das suas publicações serão conteúdos de valor e 20% conteúdos relacionados à venda.
A partir daí, é importante conhecer bem o seu público-alvo e produzir conteúdos relevantes a essas pessoas, já que as informações disponibilizadas vão alertar e ajudar os leitores na detecção e resolução de seus principais problemas. Inserir conteúdos motivacionais e de entretenimento também pode ser uma boa opção, desde que estejam de acordo com o público e segmento de mercado.
Nesse contexto é importante entender que as atualizações devem seguir um padrão que vão otimizar o movimento da página.
É fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing no Facebook manter uma frequência adequada de publicações. Nunca abandone sua página ou publique em grandes intervalos de tempo — esse padrão só vai prejudicar o alcance e a efetividade das postagens.
Faça testes no Facebook para verificar o que mais agrada seus seguidores. Continue publicando o que funciona e pare de postar o que não gera nenhum tipo de engajamento. Você deve focar todos os esforços no seu público.
Utilize formatos variados, como textos, links, imagens e vídeos e sempre faça o upload dos arquivos de mídia — imagens e vídeos — diretamente na plataforma do Facebook, pois isso vai ajudar a aumentar o alcance das publicações.
Quando sua base de fãs aumenta, é natural que as pessoas comecem a interagir com suas publicações, compartilhando e comentando algumas delas. Aproveite para potencializar esse engajamento, sempre respondendo os comentários e dando uma atenção especial para eles. Essas pessoas já utilizaram um tempo do seu dia para interagir com a sua empresa, então mostre que você se importa em dar o devido retorno.
Atualmente, com o crescimento acelerado do Facebook e com uma maior quantidade de empresas presentes na rede social, o alcance orgânico das publicações tem revelado baixos índices. Pesquisas apontam que apenas 2% dos seguidores realmente acessam o conteúdo oferecido.
Isso ocorre devido a um algoritmo do Facebook que faz uma entrega reduzida dos conteúdos para cada usuário. Para obter melhores resultados e fazer com que seu material alcance um número maior de pessoas, o ideal é que você destine uma verba para anunciar no Facebook.
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook e Instagram e nela você encontra muitas possibilidades para fazer publicidade nessas mídias sociais. A plataforma possibilita anunciar para públicos com base em dados demográficos, interesses e comportamentos e você deve utilizar sua criatividade para testar e encontrar públicos que façam sentido para o seu negócio.
Uma das grandes vantagens em anunciar no Facebook Ads é o fato de você ter total controle nos gastos, podendo iniciar com uma verba reduzida — que pode ser de até R$3 por dia — e ir aumentando gradualmente, além da possibilidade pausar as campanhas quando quiser.
Para entender tudo o que é permitido nos anúncios, bem como os conteúdos proibidos, aproveite para dar uma conferida nas políticas de publicidade da plataforma.
Dependendo do seu mercado de atuação, uma boa escolha é a criação de campanhas que ofereçam algum tipo de benefício para os seus seguidores. Materiais gratuitos como e-books, aulas e cursos, além de cupons de desconto, sorteios e outras promoções vão ajudar a aproximar ainda mais o seu público da sua marca.
O Facebook é uma rede social muito importante para ajudar a impulsionar as marcas no meio digital e uma excelente oportunidade para os empreendedores se destacarem no mercado, independente do porte da sua empresa ou do nicho de mercado em que atua.
Seguindo as dicas apresentadas aqui é possível alcançar melhores resultados. Lembre-se que não é do dia para a noite que você vai conquistar seus objetivos com a rede social. O importante é manter a consistência, não desistir e sempre aprimorar sua estratégia.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Agora que você já sabe como começar a utilizar o Facebook para negócios, que tal ajudar outras pessoas compartilhando este post em suas redes sociais? É só clicar nos botões abaixo!
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