Finanças

Saiba quando você deve contratar uma consultoria em comércio exterior

Escrito por Grupo Fatos

O mercado internacional é um ambiente extremamente interessante para quem busca estabelecer relações comerciais. As possibilidades de investimento são amplas e diversificadas, podendo recompensar um bom trabalho com retorno financeiro sólido. Entretanto, é comum que surjam algumas dúvidas na hora de decidir o melhor foco para investir.

Justamente pela amplitude desses mercados e as características específicas de cada um, nem sempre é fácil tomar uma decisão assertiva quanto a melhor estratégia de atuação. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas para que você saiba quando deve contratar uma consultoria em comércio exterior para ajudá-lo. Confira!

Profissionais capacitados e experientes

Chega um momento em que uma empresa precisa organizar suas atividades e planejar o crescimento no mercado em que atua. Nos dias de hoje, a concorrência é alta e ficar parado pode ser um erro que custa caro. Porém, investir internacionalmente possui algumas características específicas que tornam o plano de crescimento um pouco mais complexo.

Acontece que, além de representar um mercado bastante amplo, seja qual for a área de atuação de sua empresa, o ambiente internacional exige um alto conhecimento técnico sobre seus regimes fiscais, aduaneiros, jurídicos, etc.

Contar com o suporte de uma consultoria é a melhor forma de garantir que sua empresa tenha profissionais devidamente capacitados e experientes para lidar com essas questões. Uma equipe interna, por mais que seja bem qualificada, dificilmente vai suprir a alta demanda de conhecimento em todas as áreas.

Especialistas em regimes específicos

O grande diferencial é que uma empresa de consultoria pode oferecer profissionais especializados em regimes específicos. Esse é um diferencial importante para quem busca aumentar o crescimento do seu negócio investindo diversificadamente.

Um exemplo interessante é poder contar com essa expertise para realizar estudos tributários específicos no setor em que você atua. Os resultados são rápidos e ajudam na tomada de decisões sobre como investir.

Planejamento otimizado das operações

Ao pensar em uma equipe focada em comércio exterior, é comum que as pessoas imaginem ela já formada, com profissionais designados para cada tarefa e um planejamento de operações já implementado. Acontece que essa não é a realidade — nem em grandes corporações, nem em empresas em ascensão.

A equipe vai crescendo aos poucos e o planejamento vai se adaptando. Chega uma hora em que fica difícil avaliar se aquela é a melhor forma de atuar, considerando as demandas da empresa, o tamanho da equipe, etc. Uma consultoria especializada permite a adequação do planejamento para otimizar ao máximo suas operações.

O objetivo dessa ação é ajustar toda a operação aduaneira de forma que haja redução de custo e tempo na rotina de trabalho, assim como maior eficiência da logística.

Intervenção em etapas

Ao mesmo tempo em que a equipe de consultoria vai otimizar o planejamento da operação em sua empresa, ela está pronta para intervir em etapas de processos, se for necessário. A capacidade de profissionais especializados de identificar pontos a serem melhorados ajuda a evitar que sua empresa tome caminhos menos eficientes nos investimentos.

Mesmo que um planejamento bastante eficaz seja implementado, sempre haverá algum detalhe a ser ajustado.

Visão de fora

Temos aqui uma característica que pode ser observada na atuação de consultorias em geral. Trata-se da possibilidade de contar com a visão de alguém de fora. Não é preciosismo por parte de equipes de alta performance, mas é natural que tenhamos dificuldades em identificar pontos a serem melhorados em nosso próprio ambiente de trabalho.

Estar imerso em um contexto faz com que sejamos influenciados pelo entorno a todo momento. Uma empresa de consultoria tem contato com diferentes empresas em seus mais diversos processos de funcionamento. Isso permite que ela tenha uma visão bem mais ampla e crítica sobre as operações em sua empresa e sobre o que pode ser feito para otimizá-la.

Atendimento às demandas jurídicas

Uma característica importante das operações de comércio exterior é que a equipe precisa parar eventualmente para dar atenção a demandas jurídicas que chegam — mandados de segurança, possíveis restituições de tributos, etc. Isso toma um tempo importante dos profissionais de sua empresa.

O ideal é poder redirecionar essas questões para quem pode resolvê-las com mais rapidez. No caso, a consultoria em comércio exterior assume esse processo e libera seus funcionários para que seu tempo seja investido de forma mais eficiente.

Vale lembrar que alguns desses casos têm detalhes pequenos mas bastante complexos. Isso faz com que eles possam ser um problema para uma equipe interna, enquanto já são rotina para uma empresa de consultoria que possui toda sua operação voltada para esses processos.

Acompanhamento em tempo integral

As questões abordadas aqui mostram com clareza que contratar uma consultoria não representa um custo extra, mas um investimento valioso que traz grande retorno — financeiro e operacional. Uma forma simples para compreender melhor isso é visualizar os benefícios do acompanhamento em tempo integral que esse serviço oferece.

Avaliação de desempenho

Por meio de relatórios periódicos, o consultor pode oferecer informações que permitem que você avalie não só as operações realizadas, mas também o desempenho dos profissionais de sua empresa. Esse mecanismo atua em paralelo com as adequações do planejamento de ações.

Assim, você poderá identificar pontos de melhoria, propor certos treinamentos ou mesmo reuniões que mostrem aos profissionais de que forma eles podem ser mais produtivos.

Redução de riscos à carteira

Algumas ações pontuais da consultoria permitem a redução dos riscos à carteira de investimentos de sua empresa. É possível exemplificar bem essa questão citando algumas das ações mais comuns realizadas por esse tipo de suporte.

A diversificação dos investimentos é a primeira delas. Pesquisas de mercado são importantes para evitar que o dinheiro da empresa fique todo em um mesmo lugar. Aumentar a segurança sobre aquilo que você investe é fundamental.

Aumentar o retorno é consequentemente o passo seguinte. Buscar, dentro do setor de investimento, quais as opções que oferecem lucros maiores. Isso envolve uma complexa análise financeira, tributária e estratégica. A consultoria pode tratar dessas questões com mais propriedade.

Por fim, podemos destacar a transição de sua empresa para o patamar daquelas que acompanham o mercado mundial e não apenas o nacional. Se considerarmos as flutuações do câmbio e das economias individuais de cada país, poder redirecionar o foco de seus investimentos é uma maneira interessante de não estar totalmente refém da situação de um país.

Imagine, por exemplo, se durante uma crise econômica em um país, é mais seguro estar atrelado a ele ou livre para investir em outros lugares.

Todas essas questões trazem clareza quanto aos benefícios de contar com uma consultoria em comércio exterior. Faça uma análise em sua empresa e veja as vantagens que o serviço pode proporcionar!

Quer mais organização em suas finanças? Então conheça nosso guia para planejamento financeiro de PMEs!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This