Marketing & Vendas

Saiba já como divulgar um produto novo!

Escrito por Grupo Fatos

Todo empreendedor sabe a importância do processo de inovação para o sucesso de uma empresa. Divulgar produto novo é uma das melhores maneiras de estimular as vendas e atrair novos consumidores.

Entretanto, é comum que surja a dúvida sobre como deve acontecer o lançamento de um produto e quais estratégias de marketing devem ser utilizadas para que tudo saia conforme o esperado.

Diante dessas dificuldades, decidimos preparar o post de hoje. Após a leitura, você terá em mãos um verdadeiro guia sobre como divulgar um produto novo no mercado, colocando o seu empreendimento em posição de destaque. Acompanhe!

A importância do lançamento de novos produtos

Em um mercado altamente competitivo, é preciso sempre se destacar para atrair os olhares do consumidor. Aliás, tem sido cada vez mais difícil agradar a essa nova era de clientes — mais exigentes e seletivos.

Em razão disso, não restam dúvidas de que um empreendimento precisa manter-se atualizado e atento às tendências e exigências de mercado. Nesse cenário, lançar um novo produto é uma estratégia para atualizar o negócio e entregar ao consumidor tudo aquilo que ele demanda.

Entretanto, colocar um novo produto em circulação é uma tarefa que exige estratégia e conhecimentos básicos em marketing. Não basta colocar o novo artigo na prateleira, é preciso trabalhar muito para que o público o conheça e seja atraído a comprá-lo.

Quer saber como? Aprenda agora o que fazer para tornar seu novo produto um sucesso de vendas!

Dicas de como divulgar um produto novo

Agora que você compreendeu melhor o quanto é importante atualizar seu mix de produtos, deve aprender a divulgá-lo corretamente.

Aliás, antes de tudo, é preciso frisar que o sucesso de um produto novo depende diretamente de um plano de divulgação eficiente e bem executado. Divulgar um novo artigo é essencial para colocá-lo à venda no mercado e ter chances reais de sucesso.

Portanto, algumas práticas devem ser rigorosamente seguidas para que, ao final, o seu produto novo tenha uma imagem satisfatória e seja reconhecido pelos consumidores em potencial. Acompanhe algumas dessas estratégias!

Conheça bem o seu público-alvo

Conhecer aquele que será o seu consumidor ideal é essencial para qualquer plano de marketing. Para isso, não existem fórmulas mágicas, é preciso muita pesquisa e observação.

Definir quem você pretende atingir com suas campanhas publicitárias delimitará o seu campo e maneira de atuação. Por exemplo, se o seu consumidor é uma criança, você deverá adequar a linguagem, a estética e até mesmo pensar em uma forma de conquistar o adulto responsável, já que é ele quem concretizará a compra.

Do mesmo modo, se o seu novo produto é voltado para o público jovem, deve buscar os meios de comunicação que mais se adéquam a esse perfil, bem como entender o que ele busca ao adquirir uma mercadoria.

Assim, você percebe que, ao traçar esse perfil, suas ações poderão ser mais direcionadas e realmente eficientes por meio de uma estratégia mais acertada, minimizando a perda de dinheiro e conquistando a aceitação de seu produto.

Portanto, antes de partir para a ação, defina adequadamente seu público-alvo e entenda suas exigências e preferências, para superar suas expectativas e obter bons resultados.

Elabore um plano de marketing eficiente

Em um ambiente corporativo, quase todos os passos dados são precedidos de muita pesquisa e planejamento. Com o lançamento de um produto novo não poderia ser diferente.

Portanto, para que o seu produto ganhe mercado e conquiste o consumidor, é preciso elaborar um plano de marketing. Frisa-se que essa deve ser a sua primeira providência antes de iniciar a divulgação.

O plano de marketing irá lhe apontar o perfil e preferências do seu público-alvo, ajudando-o a identificar quais as melhores estratégias para alcançá-lo. Por isso, pesquise bastante e observe como seus clientes em potencial se comportam e, a partir daí, comece a formular um plano de ação.

Comece a divulgar antes mesmo de lançar o produto

A estratégia comum é lançar o produto e iniciar a divulgação. Entretanto, você pode lançar mão de um método diferente e divulgar o produto novo antes mesmo que ele seja lançado.

Desse modo, você gera uma expectativa no público, preparando-o para o grande dia do lançamento. Trata-se de uma tática bastante interessante e com resultados satisfatórios.

Quer um exemplo de uma empresa que sempre faz isso? A Apple! Antes mesmo de colocar o novo iPhone no mercado, a empresa gera uma grande expectativa entre seus consumidores, fazendo com que o lançamento do produto seja um grande evento, com a formação de enormes filas em suas filiais.

Faça uso das mídias sociais

Uma das mudanças mais significativas dos últimos anos foi o advento das redes sociais. Atualmente, grande parte da população faz uso de alguma mídia social e a acessa como parte de sua rotina.

Uma estratégia de marketing eficiente não pode ignorar o poder de tais ferramentas para divulgar um produto. É preciso saber usufruir de todas as vantagens que as mídias sociais podem oferecer, principalmente a ampliação do alcance da divulgação.

Para isso, tenha um plano de marketing voltado especialmente para esses canais de comunicação, adequado ao público que o acessa. Assim, você estará ampliando consideravelmente suas chances de sucesso.

Não ignore os meios tradicionais de divulgação

Apesar do advento de novos canais de comunicação, um empreendedor não deve abandonar os meios tradicionais de divulgação. Como não existe um padrão único de consumidor, é preciso aproveitar os diversos pontos de contato, inclusive os mais antigos.

Assim, divulgue em jornais, televisão, revistas, rádios, outdoors e também faça uso da panfletagem. Como a intenção é atingir o maior número de clientes em potencial, a mensagem e a forma como ela é transmitida mudam de acordo com as características do consumidor.

Ao longo do post de hoje você aprendeu algumas premissas básicas para divulgar um produto novo e, a partir de agora, será capaz de dar passos planejados e eficientes rumo ao sucesso de seu empreendimento. Portanto, fique atento às dicas e busque implementá-las em seu próximo lançamento de produto!

Ainda restou alguma dúvida? Quer dividir conosco alguma estratégia que você faz uso e tem funcionado? Deixe seu comentário! Aguardamos a sua participação!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

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