Marketing & Vendas

Saiba já como divulgar um produto novo!

Escrito por Grupo Fatos

Todo empreendedor sabe a importância do processo de inovação para o sucesso de uma empresa. Divulgar um produto novo é uma das melhores maneiras de estimular as vendas e atrair novos consumidores.

Entretanto, é comum que surja a dúvida sobre como deve acontecer o lançamento de um produto e quais estratégias de marketing devem ser utilizadas para que tudo saia conforme o esperado.

Diante dessas dificuldades, decidimos preparar o post de hoje. Após a leitura, você terá em mãos um verdadeiro guia sobre como divulgar um produto novo no mercado, colocando o seu empreendimento em posição de destaque. Acompanhe!

A importância do lançamento de novos produtos

Em um mercado altamente competitivo, é preciso sempre se destacar para atrair os olhares do consumidor. Aliás, tem sido cada vez mais difícil agradar a essa nova era de clientes — mais exigentes e seletivos.

Em razão disso, não restam dúvidas de que um empreendimento precisa manter-se atualizado e atento às tendências e exigências de mercado. Nesse cenário, lançar um novo produto é uma estratégia para atualizar o negócio e entregar ao consumidor tudo aquilo que ele demanda.

Entretanto, colocar um novo produto em circulação é uma tarefa que exige estratégia e conhecimentos básicos em marketing. Não basta colocar o novo artigo na prateleira, é preciso trabalhar muito para que o público o conheça e seja atraído a comprá-lo.

Quer saber como? Aprenda agora o que fazer para tornar seu novo produto um sucesso de vendas!

Dicas de como divulgar um produto novo

Agora que você compreendeu melhor o quanto é importante atualizar seu mix de produtos, deve aprender a divulgá-lo corretamente.

Aliás, antes de tudo, é preciso frisar que o sucesso de um produto novo depende diretamente de um plano de divulgação eficiente e bem executado. Divulgar um novo artigo é essencial para colocá-lo à venda no mercado e ter chances reais de sucesso.

Dessa forma, algumas práticas devem ser rigorosamente seguidas para que, ao final, o seu produto novo tenha uma imagem satisfatória e seja reconhecido pelos consumidores em potencial. Acompanhe algumas dessas estratégias!

Conheça bem o seu público-alvo

Conhecer aquele que será o seu consumidor ideal é essencial para qualquer plano de marketing. Para isso, não existem fórmulas mágicas, é preciso muita pesquisa e observação.

Definir quem você pretende atingir com suas campanhas publicitárias delimitará o seu campo e maneira de atuação. Por exemplo, se o seu consumidor é uma criança, você deverá adequar a linguagem, a estética e até mesmo pensar em uma forma de conquistar o adulto responsável, já que é ele quem concretizará a compra.

Do mesmo modo, se o seu novo produto é voltado para o público jovem, deve buscar os meios de comunicação que mais se adéquam a esse perfil, bem como entender o que ele busca ao adquirir uma mercadoria.

Assim, você percebe que, ao traçar esse perfil, suas ações poderão ser mais direcionadas e realmente eficientes por meio de uma estratégia mais acertada, minimizando a perda de dinheiro e conquistando a aceitação de seu produto.

Portanto, antes de partir para a ação, defina adequadamente seu público-alvo e entenda suas exigências e preferências, para superar suas expectativas e obter bons resultados.

Elabore um plano de marketing eficiente

Em um ambiente corporativo, quase todos os passos dados são precedidos de muita pesquisa e planejamento. Com o lançamento de um produto novo não poderia ser diferente.

Portanto, para que o seu produto ganhe mercado e conquiste o consumidor, é preciso elaborar um plano de marketing. Frisa-se que essa deve ser a sua primeira providência antes de iniciar a divulgação.

O plano de marketing irá lhe apontar o perfil e preferências do seu público-alvo, ajudando-o a identificar quais as melhores estratégias para alcançá-lo. Por isso, pesquise bastante e observe como seus clientes em potencial se comportam e, a partir daí, comece a formular um plano de ação.

Comece a divulgar antes mesmo de lançar o produto

A estratégia comum é lançar o produto e iniciar a divulgação. Entretanto, você pode lançar mão de um método diferente e divulgar o produto novo antes mesmo que ele seja lançado.

Desse modo, você gera uma expectativa no público, preparando-o para o grande dia do lançamento. Trata-se de uma tática bastante interessante e com resultados satisfatórios.

Quer um exemplo de uma empresa que sempre faz isso? A Apple! Antes mesmo de colocar o novo iPhone no mercado, a empresa gera uma grande expectativa entre seus consumidores, fazendo com que o lançamento do produto seja um grande evento, com a formação de enormes filas em suas filiais.

Faça uso das mídias sociais

Uma das mudanças mais significativas dos últimos anos foi o advento das redes sociais. Atualmente, grande parte da população faz uso de alguma mídia social e a acessa como parte de sua rotina.

Uma estratégia de marketing eficiente não pode ignorar o poder de tais ferramentas para divulgar um produto. É preciso saber usufruir de todas as vantagens que as mídias sociais podem oferecer, principalmente em razão da ampliação do alcance que esses recursos têm.

Para isso, tenha um plano de marketing voltado especialmente para esses canais de comunicação, adequado ao público que o acessa. Assim, você estará ampliando consideravelmente suas chances de sucesso.

Pegando o gancho das redes sociais, é preciso dizer que cada uma delas representa uma parte da população, a qual se for atingida por anúncios bem feitos, podem ser contagiados a efetuarem uma compra. Confira como cada rede pode ser aproveitada:

  • Facebook: seu produto novo têm maiores chances de venda se sua empresa tiver uma fanpage no Facebook, de forma que ao acessar a rede, os prospects visualizam a peça em questão e ficam a um passo de adquiri-la.
  • Instagram: não é nada mau compartilhar um novo produto para mais dezenas de usuários que acessam essa rede diamante. Por isso, usufruir dos recursos visuais do Instagram tem tudo para promover sua loja na internet, seja através de boas imagens ou storys do produto em questão.
  • Pinterest: sabendo que 93% do público do Pinterest o usa para planejar compras, elaborando lista de desejos. Então, divulgar seu novo produto por aqui é essencial para concretizar um plano de marketing mais completo. Todavia, é importante focar nas palavras-chaves adequadas e nas fotos chamativas.
  • Youtube: maior rede social de vídeos, o Youtube gera bastante tráfego, o que é bastante promissor para postagem de anúncios, assim como o Google. Nesse caso, o interessante é criar uma página de sua loja com conteúdos do negócio.

Não ignore os meios tradicionais de divulgação

Apesar do advento de novos canais de comunicação, um empreendedor não deve abandonar os meios tradicionais de divulgação. Como não existe um padrão único de consumidor, é preciso aproveitar os diversos pontos de contato, inclusive os mais antigos.

Assim, divulgue em jornais, televisão, revistas, rádios, outdoors e também faça uso da panfletagem. Como a intenção é atingir o maior número de clientes em potencial, a mensagem e a forma como ela é transmitida mudam de acordo com as características do consumidor.

Ou seja, tudo é bem-vindo se fizer sentido a sua estratégia de marketing!

Aposte no e-mail marketing

Engana-se quem pensa que o e-mail é uma ferramenta que saiu de moda, pelo contrário, no marketing online ele é visto com uma excelente estratégia de conversão quando bem utilizado.

Desse modo, se sua empresa estiver usando o e-mail marketing da maneira correta ela tem grande probabilidade de conquistar consumidores imediatamente. 

Para tal, também não é necessário passar horas digitando e enviando e-mails. Hoje, existem recursos de automação que disparam o conteúdo para a lista de contatos do negócio.

Sabendo disso, imagine que você vai lançar um produto novo. Como deve imaginar, esse momento é especial para passar informações sobre a mercadoria. 

E isso precisa (e pode) ser feito para os diferentes formatos de público: aqueles que são novos assinantes; aqueles que são clientes e estão na fase de pós-venda e; aqueles que desistiram da compra por algum motivo específico.

Conte com a ajuda de parceiros

Uma boa opção para alcançar mais vendas é contar com o auxílio de profissionais do marketing, como por exemplo, um programa de afiliados digitais ao seu negócio. Essa técnica permite que outras pessoas vendam o seu produto novo em troca de uma comissão em dinheiro ou brindes.

Com isso, será possível atingir um maior número de pessoas, que divulgarão sua marca em suas redes sociais, como Facebook e Instagram. Se você tiver um site, aproveite para criar uma área no seu endereço de URL destinado a esses parceiros.

Utilize materiais gráficos

Os materiais gráficos fazem parte de uma solução do marketing tradicional, que se diferencia por ser algo concreto, isto é, possível de ser tocado pelo futuro cliente. 

Assim, o produto novo sai do imaginário popular e ganha ”vida” na mão do prospect (cliente em potencial). Veja os materiais gráficos mais usados e conhecidos:

  • Folheto/Folder: esse meio visual de papel possibilita que o consumidor conheça as principais informações do produto em um único lugar, dispensando o uso de aparatos tecnológicos, como internet para cessar anúncios online.
  • Cartão de visita: Tido como a peça-chave da sua instituição, um cartão de vista bem feito contribui não só para expor os dados de contato, mas principalmente para criar uma expectativa positiva de venda. Sem esquecer que é um recurso bem acessível.
  • Brinde personalizado: são qualquer objeto customizado com alguma ligação com sua marca, como bloquinhos de papel e canetas, por exemplo. Os brindes personalizados consistem em um mecanismo de lembrar a existência do seu bem na vida do cliente. Alias, eles são ideais para reforçar a presença física para quem não está no meio digital.
  • Catálogo: com o catálogo, fica mais fácil e prático apresentar o seu produto novo, inclusive se ele faz parte de um mix de outros itens ou de uma coleção. Tem uma boa performance por possuir um detalhamento das peças junto ao cliente.

Destaque as qualidades do seu novo produto

Embora apareça primário, muitos vendedores esquecem de realçar os pontos que o cliente ganha ao adquirir o seu produto em lançamento. Por isso, é fundamental destacar o que está incluído na compra do consumidor, quais necessidades dele serão atendidas com aquele bem.

Inclusive, esse recurso pode ser usado mesmo em produtos bem semelhantes a de seus concorrentes. O segredo é mostrar de que forma as suas peças se diferenciam da loja do lado, revelando elementos reais que o seu concorrente não tem.

Ofereça amostra grátis, degustação e demonstrações

Se tem uma coisa que funciona na divulgação de um produto novo, tenha certeza que é a demonstração e/ou degustação (no caso dos alimentos) pelo cliente. Afinal, é aqui que ele se certifica da qualidade do item, podendo decidir se ele satisfaz às suas necessidades.

Diante desse cenário, não pense duas vezes quando o assunto for demonstração grátis, pois os consumidores adoram experimentar uma nova solução de forma gratuita.

Só que para tal, é importante que exista uma pessoa responsável por monitorar essa experiência, organizando os stands e expondo o bem da maneira correta. Também é bom colocar banner e faixas com o intuito de que os consumidores avistem essa oportunidade.

Divulgação em eventos

Ao lado das redes sociais, a divulgação dos produtos novos em eventos e feiras da sua região é uma ocasião perfeita para os possíveis clientes conhecerem de perto seus lançamentos.

Porém, aqui cabe alertar que os vendedores devem estar preparados para atender essas pessoas com o máximo de informações sobre a nova peça, sem falar é claro, de caprichar num atendimento de qualidade a todos.

Ademais, é imprescindível que haja distribuição de material gráfico para fisgar  a atenção das pessoas por sua mercadoria, aumentando dessa maneira a chance de bons resultados do evento.

Conclusão

Ao longo do post de hoje você aprendeu algumas premissas básicas para divulgar um produto novo e, a partir de agora, será capaz de dar passos planejados e eficientes rumo ao sucesso de seu empreendimento. 

Portanto, fique atento às dicas e busque implementá-las em seu próximo lançamento de produto!

Ainda restou alguma dúvida? Quer dividir conosco alguma estratégia que você faz uso e tem funcionado? Deixe seu comentário! Aguardamos a sua participação!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

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