Finanças

Saiba como ter um planejamento financeiro eficiente em sua empresa

Escrito por Grupo Fatos

Para uma empresa alcançar bons resultados, é preciso que ela controle os custos e saiba investir no que realmente é necessário para o seu negócio. Por isso, ela deve fazer um planejamento financeiro e criar estratégias que sejam eficientes.

Se você está procurando ter uma gestão financeira em sua organização é porque acredita que ela será sua grande aliada na condução dos negócios e nas tomadas de decisões. Assim sendo, selecionamos algumas dicas que vão ajudá-lo nesse processo. Confira!

O que é o planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é uma ferramenta administrativa que usa o atual cenário econômico/financeiro da empresa para projetar corretamente as suas despesas e receitas dentro de um determinado período.

O seu objetivo é mensurar quanto a empresa precisa faturar, gastar e investir para atingir o lucro desejado. Dessa forma, a companhia consegue planejar e definir como todos os seus recursos devem ser utilizados.

Por que o planejamento financeiro é importante para as empresas?

Para que a empresa sobreviva e cresça perante o mercado, é indispensável que ela tenha um planejamento financeiro que esteja alinhado ao seu planejamento estratégico. Desenvolver uma empresa sem planejamento é arriscar perder dinheiro, já que a organização não terá capacidade de analisar e investir corretamente.

Com o planejamento financeiro, a empresa saberá administrar as receitas de modo eficaz, estabelecer os recursos necessários para pagamento de despesas e investimentos e terá maior controle dos negócios para o alcance das suas metas.

Quais são as dicas para um planejamento financeiro eficiente?

Para ter um planejamento financeiro eficiente dentro da sua empresa, é necessário entender a real situação em que ela se encontra, para que você possa tomar as decisões assertivas para o negócio.

Portanto, é importante identificar o perfil da empresa, definir quais as metas e os objetivos para o negócio, as ações e as estratégias que serão tomadas para chegar ao resultado esperado, sem comprometer os processos. Acompanhe as nossas dicas.

Defina uma metodologia

É fundamental definir qual a metodologia que será usada em seu planejamento financeiro. Algumas empresas preferem que ela esteja alinhada com as metas de receitas, enquanto outras companhias decidem separar os gastos operacionais dos investimentos.

Independentemente da metodologia escolhida, o importante é que ela esteja alinhada com o seu negócio e a empresa consiga seguir todas as ações estabelecidas dentro do planejamento financeiro.

Relacione todas as suas despesas

Todas as despesas da sua empresa precisam ser relacionadas para que você possa mensurar o seu lucro. É necessário saber exatamente qual o seu gasto mensal com as despesas fixas, já que elas não sofrem tanta alteração na movimentação financeira dos processos.

Custos com impostos, matéria-prima e outros recursos são considerados despesas variáveis e podem sofrer alterações conforme o resultado da companhia. Portanto, devem ser projetados obedecendo a esse critério.

Ouça os colaboradores

Nada mais justo do que ouvir as pessoas que executam as tarefas diariamente e fazem uso dos equipamentos e ferramentas da empresa. É interessante abrir espaço para que eles coloquem as suas ideias, informem o que precisa ser melhorado e como podem ajudar na redução de custos.

Com essa troca de informações, a empresa consegue traçar metas adequadas para cada setor, alinhadas com as receitas e despesas. Além disso, os gestores podem determinar quem serão os responsáveis por cada ação estipulada no planejamento financeiro.

Proponha metas

Para que o planejamento financeiro de sua empresa seja eficiente, as metas precisam ser bem definidas, ou seja, você tem de determinar o que será feito e em quanto tempo para chegar ao objetivo.

Proponha metas dentro da realidade da companhia e que sejam alcançáveis. Use como exemplo a redução de custo fixo dentro de um determinado período ou estabeleça um tempo para aumentar o faturamento.

Trabalhe com um plano “B”

O objetivo do planejamento financeiro é estar preparado para diferentes possibilidades que possam surgir em decorrência da instabilidade do mercado. Por isso, ele deve ser desenvolvido para atender a diferentes cenários.

Quando alguma eventualidade surgir, e essa estiver fora do planejado, é importante que a sua empresa tenha um plano “B” para suprir a necessidade do momento, sem precisar atrapalhar o resultado dos negócios.

Coloque a estratégia em prática

Quando a empresa estabelece algumas estratégias para ter um planejamento financeiro mais eficiente, elas precisam ser colocadas em prática e observadas para saber se estão gerando o resultado esperado.

Por isso, o planejamento financeiro não deve ser algo imutável, já que os problemas podem surgir. Nesse momento, será necessário avaliar os impactos e as possíveis mudanças que podem ocorrer a partir disso.

Acompanhe regularmente as operações financeiras

Toda movimentação de entrada e saída de capital deve ser registrada em alguma ferramenta, para que a empresa tenha controle dos seus recursos e consiga analisar como está a sua situação financeira no momento.

Porém, é necessário entender se as medidas tomadas estão adequadas ao planejamento financeiro. Para isso, toda movimentação deve ser monitorada regularmente para continuar projetando todo o processo com informações precisas.

Utilize um software

Fazer o controle de toda movimentação financeira da sua empresa deve ser encarado como algo de extrema importância, já que o resultado positivo do seu negócio dependerá dessas informações.

Portanto, não deixe de investir em um software que registre e monitore todo o fluxo de caixa, a compra, a venda, o estoque, entre outras funções. Essa ferramenta será o seu grande aliado nas análises de relatórios e gráficos de forma simples e rápida.

Contrate uma consultoria especializada

Mesmo seguindo todas as dicas e utilizando softwares seguros, algumas empresas têm dificuldades em executar um planejamento financeiro eficiente por não terem total domínio de suas finanças.

Nesse momento, o ideal é deixar essa responsabilidade nas mãos de quem tem a expertise no assunto. Por isso, é fundamental contratar uma consultoria na área para organizar todos os processos que fazem parte da movimentação financeira da companhia e deixá-los alinhados com o planejamento financeiro.

Fazer um planejamento financeiro para a sua empresa é gerir de forma clara e segura os seus negócios. Portanto, agora é hora de criar e colocar as suas estratégias em prática para promover o crescimento da sua organização.

Com essas dicas, você pode ter um planejamento financeiro eficiente, não é mesmo? Aproveite para baixar o nosso e-book “Planejamento financeiro para PMEs: o guia completo”, e tire todas as suas dúvidas.

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Share This