Crescimento

Saiba como aumentar as vendas do seu negócio e lucrar mais

Escrito por Grupo Fatos

Você quer alavancar os resultados do seu negócio? Então, sua empresa precisa aumentar as vendas para lucrar mais. Para conseguir isso, são necessárias táticas para conquistar novos consumidores, fidelizar os antigos e motivar os colaboradores.

Uma empresa que não investe constantemente no crescimento corre o risco de perder fatias do mercado para a concorrência. Afinal de contas, as estratégias de expansão exigem que a companhia esteja atualizada e atenta quanto às evoluções do setor e às mudanças no comportamento do consumidor.

Mas o que fazer, afinal? Veja, a seguir, algumas dicas para vender mais e garantir o crescimento da empresa. Boa leitura!

Agregue valor ao produto

Essa é uma dica valiosa para fechar bons negócios. O seu produto deve acrescentar mais valor do que preço.

Os termos podem parecer sinônimos, mas têm significados diferentes. O preço é o dinheiro necessário para adquirir o item. O valor está relacionado aos benefícios que o consumidor receberá ao comprar o produto.

Portanto, é essencial se concentrar nas qualidades do produto ou serviço na hora de apresentá-lo ao cliente. Converse com o consumidor, conheça suas reais necessidades, entenda suas expectativas e ofereça uma opção que, de fato, solucionará o problema dele.

Por exemplo: para vender uma cadeira, você não deve mostrar apenas um modelo em promoção. Ao agir dessa forma, o foco do atendimento ficaria no preço. O ideal é expor os benefícios do produto, como conforto, design, durabilidade, materiais etc.

No entanto, essa regra vale para os produtos de preço elevado também. Muitas vezes, o atendente destaca o item mais caro da loja para aumentar o valor da venda. No entanto, não adianta oferecer a melhor cadeira do estabelecimento, se ela não couber no espaço que o cliente tem disponível em casa. Afinal, para o cliente perceber o valor do produto, ele precisa ser útil.

Fique atento ao preço

Preços baixos demais podem resultar em prejuízos ou comprometer seriamente os lucros do negócio. Em contrapartida, preços elevados podem afastar os clientes. Por isso, o segredo está no equilíbrio.

Sendo assim, para conseguir aumentar as vendas da empresa, é essencial precificar o serviço ou produto de maneira correta. Definir o preço de venda é uma decisão estratégica que precisa considerar as expectativas do consumidor e, também, os preços praticados pela concorrência para garantir a competitividade.

Faça uma boa gestão de estoque

Você já perdeu vendas por falta do produto? A ausência de artigos de pouco giro pode não comprometer tanto os resultados da empresa. Porém, os itens campeões de vendas precisam estar sempre nas prateleiras.

Por isso, para não perder oportunidades de negócio, é essencial fazer uma gestão de estoque eficiente. Afinal de contas, um estoque que não gira representa um capital parado. Se ele não for bem gerido, pode atrapalhar os lucros do negócio e até gerar prejuízos.

Por essas razões, negocie com os fornecedores, preste atenção na data de validade dos produtos e faça promoções quando for necessário liberar o estoque.

Marque presença online para aumentar as vendas

Você faz uma pesquisa básica na Internet antes de comprar alguma coisa? A prática é comum para buscar a melhor opção do mercado ou para checar a reputação da empresa que vende o item desejado.

É aí que entra o marketing digital. A estratégia é um excelente recurso para aumentar a visibilidade da empresa e promover produtos no ambiente virtual. A maior vantagem do método é a possibilidade de segmentação de público. Assim, as ações conseguem atingir a pessoa certa, na hora certa.

As redes sociais merecem destaque nesse cenário. Com ações eficientes, é possível criar oportunidades de vendas no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube e WhatsApp. Contudo, a empresa não precisa marcar presença em todas elas. O importante é estar nas redes mais utilizadas pelo seu cliente.

Porém, apenas inscrever a empresa nas mídias não é suficiente. Para conquistar resultados em vendas, as atividades nas redes exigem um planejamento estratégico para interagir com os consumidores e gerar conteúdos adequados. 

Além do mais, vale lembrar que cada rede tem suas especificidades e é necessário criar postagens apropriadas para cada uma delas. As publicações no Instagram, por exemplo, precisam de apelo visual, por isso, é necessário investir em fotografias de qualidade.

Fazer parcerias com influenciadores digitais do seu nicho também pode ser uma artimanha para aumentar o alcance das ofertas. Acredite, isso pode fazer a diferença!

Mantenha um bom relacionamento com o cliente

Relacionamento é troca. O consumidor tem uma necessidade latente e sua empresa tem a solução. Contudo, como toda relação, conhecer a outra pessoa é fundamental.

O Customer Relationship Management (CRM) — em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente — é uma das ferramentas de gestão essenciais para qualquer empresa. O software coleta e armazena dados valiosos sobre o comportamento do consumidor.

Com essas informações, é possível identificar tendências de consumo, antecipar-se às necessidades do comprador, personalizar o atendimento e, consequentemente, aumentar as vendas.

Mas, afinal, qual é a ligação entre relacionamento e vendas? Quanto mais estreita for essa conexão, mais o cliente confiará na sua empresa. Dessa maneira, ele comprará mais produtos do seu negócio e ainda vai indicá-lo para amigos e familiares.

Outro recurso eficiente para gerar relacionamentos positivos é o clube de fidelidade. Ofertar benefícios exclusivos aos clientes é uma forma de incentivá-lo a continuar comprando de sua empresa, em vez de procurar a concorrência.

Não se esqueça do pós-venda

O atendimento ao cliente de qualidade é uma das melhores armas para conquistar e fidelizar consumidores. No entanto, essa relação não deve ser encerrada após o consumidor efetuar o pagamento.

Para fidelizar, é essencial investir também no relacionamento pós-venda. Ligue para o cliente alguns dias após a venda e pergunte sobre a qualidade do atendimento e experiência com os produtos ou serviços adquiridos. Além de obter informações importantes para melhorar os serviços da sua empresa, essa ação faz o cliente se sentir valorizado.

Nesse momento, você pode oferecer benefícios para ele fazer novas compras, como descontos e brindes. Com essas atitudes, o consumidor se lembrará da sua empresa quando precisar adquirir novos produtos.

Implemente programas de recompensas aos vendedores

Todo mundo adora ser reconhecido pelo trabalho bem-feito, não é mesmo? Com os vendedores, não é diferente. As bonificações são incentivos para engajar os colaboradores e estimular a produtividade.

Por isso, estabeleça metas de vendas e recompense os vendedores que alcançarem os objetivos. No entanto, tenha cuidado para não definir alvos inatingíveis. As metas precisam ser desafiadoras, mas devem ser também alcançáveis.

Além da comissão pelas vendas, ofereça gratificações adicionais ao melhor vendedor do ano, por exemplo. Dessa maneira, a equipe inteira vai trabalhar motivada para conquistar o prêmio.

Para aumentar as vendas da sua empresa, não há segredo: basta definir estratégias eficazes para captar e fidelizar consumidores, além de motivar os vendedores. Afinal de contas, sem clientes, não é possível fechar negócios. No mais, vale ressaltar a importância de a empresa estar em constante atualização para aproveitar as oportunidades e esquivar-se das ameaças do mercado. Siga todas as dicas e veja os lucros do seu empreendimento crescerem!

Gostou do conteúdo? Neste post, você viu que a conexão entre cliente e empresa pode gerar bons frutos, não é mesmo? Então, continue se informando e conheça também a importância do relacionamento no pós-venda em relação ao CAC. Confira!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

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