Crescimento

Por que o Controle Patrimonial é importante para a empresa?

Escrito por Grupo Fatos

Ter um controle patrimonial eficaz é importante para que o empresário consiga ter ciência dos bens que fazem parte da sua empresa e, dessa forma, possa realizar investimentos e tomar decisões mais seguras. 

Esse controle é atingido quando há um gerenciamento de todo o patrimônio, incluindo os bens tangíveis (computadores, maquinário) e intangíveis (patentes, softwares).

Apesar de ser muito essencial e sua falta representar uma das maiores causas de falência de negócios no Brasil, muitos empreendedores têm dificuldade de fazer o controle patrimonial, já que ele exige muito esforço, foco e conhecimento.

Entretanto, é necessário adotar medidas para que ele seja feito de forma correta e confiável, ao passo que a empresa cresça com segurança. 

Então, confira o artigo de hoje e saiba a importância do controle patrimonial!

O que é controle patrimonial? Como ele funciona?

O controle patrimonial pode ser definido como o levantamento de todo o patrimônio de um negócio, ou seja, todos os bens tangíveis e intangíveis.

Para que erros sejam evitados e essa tarefa seja feita com êxito, é necessário o auxílio de uma assessoria contábil. Afinal, somente uma boa equipe de contadores tem capacidade para orientar na realização do inventário de bens e na classificação de cada um deles por categoria e finalidade.

Essa seleção tem a função de analisar o preço atual de cada um dos bens da empresa, o que permite ao gestor ter um olhar mais claro do valor correto de mercado do seu empreendimento.

Por que o controle patrimonial é importante para a empresa?

Diante do atual mercado competitivo e devido às constantes crises financeiras, é muito relevante possuir um acompanhamento rigoroso do patrimônio. Assim, dá para ter todos os dados atualizados na mão e analisar a valorização ou depreciação (perda de valor financeiro) dos bens.

O problema, é que geralmente o empreendedor tem que se dedicar a diversas funções e trabalhar bastante para que as metas sejam batidas. Porém, a correria do dia a dia faz com que muitas vezes o foco na gestão trabalhista e tributária fique em segundo plano, fazendo o controle patrimonial ser esquecido.

Infelizmente, isso é um péssimo hábito, pois esse processo contribui para o desenvolvimento equilibrado da organização. Isso porque além de fornecer uma visão detalhada sobre a realidade da instituição, através do controle patrimonial, pode-se:

  • Gerar confiança ao negócio;
  • Assegurar uma gestão mais efetiva;
  • Atrair possíveis investidores;
  • Prevenir penalidades fiscais, como multas;
  • Preparar a empresa para aliar-se a novos parceiros comerciais.

Quais as vantagens de realizar o controle patrimonial?

Conheça alguns benefícios que um controle adequado do patrimônio traz ao negócio.

Controle eficiente dos bens

Para mensurar com precisão os rendimentos e possíveis prejuízos para a empresa, é necessário ter certeza da quantia gasta com equipamentos e sua perda financeira no mercado (depreciação), troca de maquinário, peças essenciais para realização dos serviços dentre outros.

Sem esses dados, fica mais complicado administrar os recursos e criar uma projeção de futuras despesas, inviabilizando a chance de identificar como investir na expansão do negócio e do período certo para isso.

Além disso, é importante que o controle dos bens do Ativo Imobilizado (móveis, prédios, veículos etc.) esteja conforme a escrituração contábil, possibilitando uma classificação correta comparado à vida útil e a avaliação de sua depreciação.

Obter segurança jurídica

Realizar um controle patrimonial eficaz ajuda na prevenção de problemas com a Receita Federal, melhor dizendo, com as declarações do Imposto de Renda e também com o Poder Judiciário, já que pode acontecer casos de ações trabalhistas ou processo de falência.

Assim, é preciso ser consciente de que os bens possuem valor comercial, ou seja, eles compõem o patrimônio total da organização, junto das quantias recebidas em espécie. 

Aliás, esse controle é relevante para verificar a possibilidade de o empresário conseguir alguma dedução fiscal.

Possibilidade de conseguir um certificado de qualidade

Adquirir certificados de qualidade é uma etapa primordial que favorece a credibilidade e aumento da segurança nas transações comerciais. 

Possuir um certificado de qualidade, como o ISO 9000, por exemplo, não só acaba atraindo mais clientes como também coloca a empresa em um posto de destaque perante as concorrentes.

Contudo, obter esse item requer a apresentação do patrimônio do negócio. Isso significa que se não houver um controle eficiente dos bens, o processo de certificação será prejudicado.  

Preparação para a preservação dos bens

Tendo conhecimento do patrimônio completo que forma o Ativo Imobilizado da companhia, fica mais fácil se preparar para manter os trocar os bens antes que eles se depreciem completamente.

Aliás, isso evita custos desnecessários e ainda viabiliza recuperar uma porção dos investimentos feitos anteriormente.

Qual o tempo ideal para atualizar o controle patrimonial?

Uma vez que o controle patrimonial é fundamental e traz segurança para a organização, é preciso elaborar um cronograma e segui-lo adequadamente. Todavia, mesmo que o processo contábil tenha sido realizado dentro das regras de eficiência, o recomendado é que pelo menos uma atualização seja feita a cada ano.

Isso se deve ao fato de que o tempo passa e com ele novos bens são adquiridos, enquanto que outros que já fazem parte do patrimônio sofrem depreciação. Logo, essa atualização é extremamente necessária.

Conclusão

Como vimos, o controle patrimonial é uma etapa essencial para o sucesso de qualquer empreendimento de sucesso. Com ele, o empresário tem uma visão correta dos seus bens e pode planejar estratégias de conservação e expansão do patrimônio empresarial. 

E agora que você já sabe da relevância desse processo contábil para sua empresa, não deixe de contar com uma equipe de contabilidade preparada que possa garantir a realização dessa tarefa de maneira eficaz. Assim, você permite a evolução do seu empreendimento graças a informações precisas e atualizadas.
Aproveitando a oportunidade, outro assunto que costuma dar dor de cabeça em muita gente é a famosa divisão patrimonial dos bens. Mas você sabia que temos um artigo que explica tudo sobre este assunto? Ficou curioso? Então, acesse o link a seguir e descubra o segredo para uma divisão patrimonial tranquila entre herdeiros!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This