Tecnologia

Outsourcing: o que é e quais os benefícios para a sua empresa?

Escrito por Grupo Fatos

O conceito de terceirização é muito conhecido e divulgado. No entanto, você já ouviu falar em outsourcing?

É importante conhecer o significado de determinados termos e aplicá-los em sua empresa quando for viável. Uma boa gestão depende muito da visão do gestor, de seus conhecimentos atualizados e do uso de estratégias que ajudem a otimizar os processos e melhorar os resultados, aumentando assim a satisfação dos clientes.

Neste post, mostraremos o que é outsourcing e quais os benefícios que ele trará à sua empresa!

O que é outsourcing?

Este termo é de origem inglesa e trata-se, na verdade, da junção de dois vocábulos diferentes: “out” e “sourcing”. Out significa “fora” e sourcing significa “fonte”. Outsourcing, portanto, é fazer uso de fontes de mão de obra de fora da empresa. O nome completo no idioma inglês é “Business Process Outsourcing” (BPO), ou seja, um processo de uso de fontes externas ao negócio.

Imediatamente, o conceito de outsourcing remete ao de terceirização. E, realmente, ambas expressões significam a mesma coisa. No Brasil, o termo “terceirização” é mais usado, o que é, até certo ponto, surpreendente, pois a maioria dos termos ingleses costuma prevalecer na linguagem brasileira, principalmente aqueles relacionados ao mundo dos negócios.

Terceirizar, portanto, é contratar os serviços de outra empresa para executar tarefas internas.

Quais os serviços que podem ser terceirizados?

Antes, somente as atividades-meio podiam ser terceirizadas. Mas a CLT definiu novas regras e agora até tarefas relacionadas à atividade-fim (atividade principal) podem ser delegadas a outras empresas.  

Muitas atividades podem ser terceirizadas. Algumas mais comuns são as relacionadas à segurança e vigilância, limpeza, conservação do patrimônio e jardinagem. No entanto, há muitas outras tarefas que podem ser incluídas nessa lista.

Tecnologia da Informação (TI)

Nem toda empresa pode manter um setor próprio de TI devido aos custos altos que ele envolve. Empresas menores também podem ter sérias dificuldades em manter um setor de TI atuando com eficiência.

Uma boa solução é terceirizar os serviços de TI, delegando-os a uma empresa especializada. Em grande parte das empresas, a TI não é a base do negócio — assim, recorrer ao outsourcing é uma forma de gastar menos e contar com a atuação de bons profissionais, que são raros de se encontrar no mercado.

Contabilidade e setor financeiro

Outros serviços que são muito terceirizados são os de contabilidade e o de finanças. Toda empresa, por menor que seja, necessita dos serviços de um contador. A melhor solução para não arcar com despesas muito altas é terceirizando essas atividades que envolvem, entre outras coisas:

  • o balanço patrimonial;
  • a elaboração de relatórios de demonstrativos do resultado de exercício;
  • o cálculo e recolhimento de tributos;
  • o preenchimento da folha de pagamento, com os salários especificados e todos os encargos incidentes.

Contando com o suporte da contabilidade de fora da empresa, ela fica em dia com o fisco, cumprindo pontualmente suas obrigações estaduais, municipais e federais.

Em relação às finanças, muitos serviços podem ser efetuados por profissionais terceirizados, como controle de contas a pagar e a receber, relatórios financeiros, análise e planejamento, faturamento e outros.

Recursos Humanos (RH)

Muitas atividades de RH podem se valer do BPO, como recrutamento, seleção e contratação de funcionários. Empresas terceirizadas, especializadas na área, sabem como aplicar estratégias mais eficientes para selecionar candidatos, avaliando melhor as competências de cada um e comparando suas qualidades com as necessidades do negócio.

Essa prestadora de serviço também ajudará a manter a empresa-cliente atualizada sobre a legislação trabalhista e os direitos dos trabalhadores, evitando autuações e penalidades.

Marketing

marketing define como a imagem da organização será percebida pelos consumidores. Os profissionais outsourcing têm habilidade para traçar estratégias personalizadas, respeitando o perfil do negócio.

O marketing digital terceirizado, por exemplo, consiste na redação de textos bem escritos, na criação e manutenção de blogs e sites, no e-mail marketing, no marketing das redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram), no relacionamento com a imprensa, na melhoria das ferramentas de pesquisa (SEO), no branding (desenvolvimento da marca) e assim por diante.

Logística

Na área logística, uma empresa pode terceirizar o transporte de cargas e a administração de armazenagem. Afinal, muitas vezes, dispor de um armazém pessoal e de uma frota de caminhões pode representar custos altos e desnecessários.

A logística também requer uma gestão eficiente e personalizada, o que nem sempre é uma tarefa simples para a equipe interna. Nada melhor, então, do que terceirizar, não é mesmo?

Quando terceirizar serviços?

Uma empresa que lida com volumes muito altos de vendas, que apresenta uma gestão mais complexa e tempestiva e que atua com diferentes perfis de funcionários pode aplicar o outsourcing, porém o mais recomendável é que essas tarefas sejam realizadas dentro da própria empresa.

Em outros casos, a terceirização pode ser a solução depois de uma análise de cada setor e do que não está funcionando bem com o trabalho interno. Micro, pequenas e médias empresas podem sempre recorrer ao BPO para minimizar custos e otimizar a gestão. Na maioria das vezes, o custo-benefício compensa para elas.

Que vantagens a terceirização oferece?

Diante de tudo que foi explicado, vale a pena ressaltar as principais vantagens que o outsourcing pode trazer para sua empresa.

Foco destinado à atividade-fim

Delegar tarefas significa reduzir o nível de trabalho de um gestor. Ele se preocupa menos com as atividades delegadas (principalmente se souber que estão sendo efetuadas por profissionais de empresas idôneas) e pode dedicar mais tempo à atividade principal da empresa.

Assim, ele pode revisar mais cuidadosamente o planejamento, inclusive as metas e as estratégias do negócio, retificando ou confirmando alguns pontos.

Otimização dos processos

Outro benefício é o aprimoramento dos processos, que se tornarão mais eficientes à medida que são desempenhados por uma equipe externa que possui know-how suficiente para efetivar um bom trabalho.

Há, assim, uma troca de conhecimentos entre os funcionários da empresa e os profissionais terceirizados, criando condições para se desenvolver atividades mais produtivas e com melhores resultados.

Redução de gastos

As empresas terceirizadas costumam oferecer trabalhadores que dispendem menos tempo e gastam menos recursos na execução das tarefas.

Salários e encargos de alguns funcionários, gastos com treinamentos e aquisição de certos equipamentos estão entre os custos que serão eliminados.

Abertura para o crescimento sustentável

São muitos os casos em que empresas perdem a oportunidade de crescimento por capital de giro limitado.

Se apenas as atividades principais forem mantidas e as outras terceirizadas, aumentam as chances de crescimento sustentável, já que sobram mais recursos para serem investidos em melhorias.

Agora que você já sabe o que é outsourcing e já viu as vantagens da terceirização, aproveite e siga a Grupo Fatos no Facebook para continuar recebendo informações sobre o assunto!

Sobre o autor

Grupo Fatos

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