Crescimento

O que é e como funciona a consultoria societária?

Escrito por Grupo Fatos

A consultoria societária ainda é uma atividade desconhecida de boa parte dos gestores de empresas de todos os tamanhos. Entretanto, os benefícios que ela pode proporcionar a um negócio são incalculáveis, e sua aplicação abrange uma série de pontos importantes.

Neste artigo, vamos mostrar o que é esse novo conceito, quais os benefícios que ele pode trazer ao seu negócio, bem como a sua aplicação. Acompanhe!

O que é uma consultoria societária?

Ao pensar em abrir uma empresa, muitos empreendedores realizam buscas nos órgãos de registro, analisam possibilidades e oportunidades. Entretanto, alguns se esquecem de um ponto fundamental e que pode impactar diretamente no sucesso e continuidade de um negócio: a consultoria tributária.

A verdade é que pouco se conhece sobre essa atividade, e muitos acabam não dando a devida atenção a esse ponto. Trata-se, basicamente, de um trabalho de apoio sobre as questões que envolvem a divisão da responsabilidade dos sócios, tipos de negócio que se vai constituir e outras aplicações que mencionaremos ao longo deste artigo.

Basicamente, ela servirá para orientar os sócios de uma empresa sobre todas as questões que envolvem diretamente a constituição do negócio, bem como os pontos que impactam na responsabilidade e estruturação da parte societária da empresa. Ou seja, aquilo que interfere no seu capital social, seja a constituição, integralização, aumento, dissolução ou distribuição.

Quais os benefícios da consultoria societária

A empresa que investe em uma consultoria societária pode evitar problemas causados por desentendimento entre sócios. Esse tipo de questão, na maioria dos casos, surge por conta de desconhecimento das possibilidades que as questões societárias de uma empresa envolvem.

Portanto, ao ter uma consultoria nessa área, a empresa terá uma visão mais ampla dessas questões, evitando problemas e discussões entre os demais participantes da sociedade, dirimindo-as e distribuindo responsabilidades de acordo com a participação de cada um dos membros.

Isso também é uma forma de ser justo com cada um dos sócios, tendo em vista que a consultoria societária trabalhará para fazer valer a opinião, voto e distribuição de cada um dos participantes da sociedade.

Qual a aplicação dessa atividade em uma empresa?

Agora, chegamos ao ponto mais importante deste artigo. Afinal, já conhecemos o conceito e os benefícios que essa atividade pode proporcionar. A partir de agora, vamos mostrar como aplicar esse conceito em seu negócio.

Reestruturação societária

Uma das aplicações da consultoria societária é a análise da estruturação do negócio, em se tratando das questões que envolvem o capital social da empresa. Por exemplo, o consultor pode oferecer propostas de modificação societária como forma de adaptação estratégica para ela.

Algumas reestruturações podem fazer com que a empresa conquiste benefícios relacionados ao volume de capital social como preferências em  licitações de órgãos públicos e até mesmo determinadas questões tributárias.

Planejamento sucessório

O planejamento sucessório é a estratégia de reestruturação do patrimônio da empresa que garante a perpetuação do negócio para uma família ou grupo de pessoas. A ausência ou falecimento de alguns dos sócios coloca as quotas da empresa sob prova.

Ou seja, se, no momento de constituição do negócio não forem determinadas questões sobre a sucessão da participação societária, é possível que, caso um dos sócios venha a faltar, a sua participação corra o risco de se perder ou passar para uma pessoa indeterminada.

Dessa forma, a consultoria societária pode auxiliar os sócios a vincularem a sua participação na empresa a seus familiares ou outras pessoas que eles desejarem. Dessa forma, caso ocorra algum problema com o sócio atual, sua participação é automaticamente transmitida ao seu sucessor ou herdeiro.

Proteção patrimonial

A proteção patrimonial visa a garantir que os bens dos sócios não sejam colocados à disposição dos credores da empresa, caso ela venha a passar por problemas financeiros no futuro. De fato, existe um princípio que protege o patrimônio dos sócios. Porém, em casos de processos judiciais, é possível derrubá-lo e alcançar os bens daqueles que compõem a empresa.

Nesse sentido, a consultoria societária criará uma análise de situações de risco para cada um dos sócios, mostrando o que pode ocorrer caso a empresa passe por algum problema financeiro e como o patrimônio individual pode ser protegido.

Estruturação em processo de fusão, incorporação ou cisão

Procedimentos de fusão (quando uma empresa se junta a outra), incorporação (absorção de um negócio por outra empresa) e cisão (fim da relação societária) são processos complexos e que dependem de profissionais especializados.

Portanto, a consultoria societária pode auxiliar em casos como esses. Os consultores são pessoas que conhecem bem os procedimentos que envolvem cada um desses pontos, podendo agilizar o processo, tornando-o menos oneroso e demorado.

Auxílio em questões conflitantes

Por fim, a consultoria societária também auxilia os sócios em casos de conflitos dentro do âmbito empresarial. Por mais que empresas, em geral, sejam compostas por pessoas íntimas e com um grande nível de amizade, desentendimentos podem acontecer.

Afinal, diferentemente do que ocorre na vida pessoal, ter um negócio envolve, diretamente, interesses financeiros e patrimoniais. Portanto, é de extrema importância saber separar ambos para ter sucesso em empreendimentos empresariais.

A consultoria societária pode ir além, evitando que conflitos insignificantes, que poderiam ser facilmente resolvidos, acabem com a sociedade. Desta forma, evita-se que eles extrapolem o âmbito profissional e invadam o relacionamento pessoal dos sócios.

Esse conceito é muito importante e deve ser desenvolvido particularmente em empresas familiares, onde a questão pessoal sempre acaba pesando um pouco. Ter uma pessoa ou equipe de consultores de fora, totalmente desvinculados do seio familiar pode ser uma excelente alternativa para deixar a parte emocional de lado e garantir a continuidade do negócio.

Como você pode perceber, a consultoria societária permite que os proprietários de um negócio tenham a clareza e o discernimento necessários para dirimir questões importantes que envolvem sua participação no negócio, bem como o capital que foi aplicado por cada um deles e o planejamento societário.

Gostou do artigo de hoje? Que tal ficar por dentro de todos os nossos novos conteúdos? Então, curta nossa página do Facebook. Dessa forma, você ficará atualizado sempre que algum conteúdo novo aparecer!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 20 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Share This