Marketing & Vendas

Linkedin para negócios: entenda como usar corretamente

Escrito por Grupo Fatos

Você já aproveita todos os benefícios de se utilizar o Linkedin para negócios? No início, essa era uma rede social voltada unicamente para a apresentação de currículos e divulgação de vagas de emprego.

Considerada a maior rede profissional do mundo, hoje ele é uma poderosa plataforma que oferece diversas oportunidades de networking, marketing e vendas para os seus usuários.

Por ser uma rede voltada exclusivamente para negócios, o seu público é bastante seleto e educado. Você estará se relacionando com profissionais de diferentes áreas e interesses, que ambicionam crescer e se destacar no mercado, tornando-se assim possíveis leads qualificados para o seu negócio.

Com o conhecimento correto da utilização da rede, é possível alavancar as vendas e divulgar os seus produtos e serviços.

Neste post, aprenderemos como usar o Linkedin para negócios. Para isso, veremos como criar uma página de empresa para gerar leads usando os grupos e outros recursos que a plataforma proporciona para a promoção do seu negócio. Confira!

Crie sua página de empresa

Para começar, sua empresa precisa ter uma página no Linkedin. Para isso, é necessário que você tenha um perfil pessoal na plataforma para que possa criar a página vinculada a ele.

Uma vez criada a página da empresa, você poderá adicionar a ela os seus produtos e serviços disponíveis, solicitar recomendações a clientes, compartilhar vídeos, ebooks ou qualquer outro conteúdo que deseje oferecer a seus clientes.

Note que é muito importante fazer atualizações constantes e relevantes a fim de manter o público engajado em sua página. Caso a sua empresa ofereça muitos serviços, você pode delegar diferentes responsáveis por cada área, a fim de manter um conteúdo permanente. Mostre que você é uma autoridade na sua área.

Para gerar mais visibilidade e aumentar a relevância da sua marca, divulgue sempre o material que for produzido no Linkedin em seu blog pessoal e em outras redes sociais. Se possível, adicione o endereço da página no cartão de visitas da empresa.

Construa sua imagem

Além de oferecer conteúdo relevante, é fundamental que sua empresa construa uma boa imagem para que os futuros clientes possam conhecê-la melhor. Um perfil organizacional é a vitrine digital da sua empresa e você deve tratá-lo como tal.

Acrescente quanto mais detalhes possíveis. Aqui estão alguns exemplos das informações que não podem faltar em sua página:

  • missão da empresa;
  • visão da empresa;
  • vagas de trabalho abertas;
  • produtos/serviços produzidos;
  • eventos próximos;
  • histórico sucinto da empresa;
  • objetivos.

Disponibilize ainda um canal aberto para responder aos usuários e, assim, criar um vínculo direto com seu público.

Atraia conexões relevantes

Aqui a quantidade não é primordial. De nada adianta ter milhares de conexões sendo que a maioria delas não tem interesse no que sua empresa tem a oferecer.

Em vez disso, pesquise atentamente as conexões que você deseja adicionar e escolha aquelas cujo perfil seja semelhante ao produto ou solução que você tem a oferecer, assim como pessoas reconhecidas do seu setor e influenciadores da área.

Algumas conexões que você deve adicionar para alcançar esse objetivo são:

  • colegas da faculdade e do trabalho;
  • contatos feitos em cursos e eventos;
  • melhores clientes da sua empresa;
  • contatos de grupos sobre assuntos relevantes;
  • contatos de outras redes sociais;
  • conexões que tenham conteúdo interessante dentro de sua área;
  • inscritos na lista de e-mail marketing da sua empresa.

Utilize os grupos

Os grupos do Linkedin são compostos por profissionais interessados por um tema em comum. Participar ativamente de suas discussões gera visibilidade para a sua marca e mostra que ela é acessível ao público.

Aqui o importante é não tentar vender logo de cara. Antes disso, ofereça informações valiosas e opiniões relevantes. Compartilhe o seu conhecimento para atrair possíveis leads. Lembre-se de que um bom relacionamento pode resultar em grandes negócios.

Prefira sempre participar dos grupos mais relevantes, que possuam uma boa quantidade de usuários e postagens frequentes. Configure o Linkedin para receber atualizações dos grupos de sua preferência para que você não perca as discussões e esteja sempre pronto a participar.

Preste atenção à frequência das suas postagens. É importante manter o equilíbrio: não ser esporádico demais — o que afeta a sua relevância — e nem ser frequente demais para não se tornar incômodo. O conteúdo ideal deve ser consistente e frequente.

Utilize o Linkedin Ads

Outro importante recurso oferecido pela rede social é o Linkedin Ads. Trata-se de um anúncio patrocinado, que pode ter diversos formatos e aparecer em áreas distintas da rede, como nos grupos, no perfil ou no feed de notícias do seu público-alvo. A sua segmentação é bastante detalhada e os leads mais qualificados do que em outros canais, garantindo um retorno satisfatório às suas campanhas.

O anúncio do Linkedin costuma ser mais caro do que em outras plataformas, mas compensa justamente devido ao seu retorno. O interessante é, nesta plataforma, voltar seus anúncios para o público de fundo de funil e gerar vendas diretamente.

Abuse das métricas

Acompanhe a aceitação do conteúdo gerado em sua página por meio de métricas como impressões, likes, compartilhamentos, comentários e número de cliques. Observando a reação do público a cada conteúdo, é possível determinar o que o atrai e o que é mais irrelevante para, assim, criar um conteúdo mais adequado às suas expectativas.

Ao utilizar o Linkedin para negócios corretamente, em conjunto com outras redes como Facebook e Instagram para aumentar a sua divulgação, é possível atrair novos clientes e gerar mais visibilidade e lucros para a sua empresa.

Vimos que o Linkedin é mais do que uma simples rede social: é uma importante ferramenta para negócios. Por meio dessa plataforma, é possível gerar leads mais qualificados, segmentar detalhadamente seu público-alvo, contar com o apoio de influenciadores e criar um eficiente canal de relacionamento.

Lembrando que, para que essas ações realmente sejam eficientes, é necessário que a página da sua empresa esteja bem configurada e conte com a participação estratégica da sua equipe de vendas.

Este conteúdo foi útil para você? Continue conosco para aprender mais sobre como usar as redes sociais como ferramenta para aumentar as vendas.

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

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