Você já aproveita todos os benefícios de se utilizar o Linkedin para negócios? No início, essa era uma rede social voltada unicamente para a apresentação de currículos e divulgação de vagas de emprego.
Considerada a maior rede profissional do mundo, hoje ele é uma poderosa plataforma que oferece diversas oportunidades de networking, marketing e vendas para os seus usuários.
Por ser uma rede voltada exclusivamente para negócios, o seu público é bastante seleto e educado. Você estará se relacionando com profissionais de diferentes áreas e interesses, que ambicionam crescer e se destacar no mercado, tornando-se assim possíveis leads qualificados para o seu negócio.
Com o conhecimento correto da utilização da rede, é possível alavancar as vendas e divulgar os seus produtos e serviços.
Neste post, aprenderemos como usar o Linkedin para negócios. Para isso, veremos como criar uma página de empresa para gerar leads usando os grupos e outros recursos que a plataforma proporciona para a promoção do seu negócio. Confira!
Crie sua página de empresa
Para começar, sua empresa precisa ter uma página no Linkedin. Para isso, é necessário que você tenha um perfil pessoal na plataforma para que possa criar a página vinculada a ele.
Uma vez criada a página da empresa, você poderá adicionar a ela os seus produtos e serviços disponíveis, solicitar recomendações a clientes, compartilhar vídeos, ebooks ou qualquer outro conteúdo que deseje oferecer a seus clientes.
Note que é muito importante fazer atualizações constantes e relevantes a fim de manter o público engajado em sua página. Caso a sua empresa ofereça muitos serviços, você pode delegar diferentes responsáveis por cada área, a fim de manter um conteúdo permanente. Mostre que você é uma autoridade na sua área.
Para gerar mais visibilidade e aumentar a relevância da sua marca, divulgue sempre o material que for produzido no Linkedin em seu blog pessoal e em outras redes sociais. Se possível, adicione o endereço da página no cartão de visitas da empresa.
Construa sua imagem
Além de oferecer conteúdo relevante, é fundamental que sua empresa construa uma boa imagem para que os futuros clientes possam conhecê-la melhor. Um perfil organizacional é a vitrine digital da sua empresa e você deve tratá-lo como tal.
Acrescente quanto mais detalhes possíveis. Aqui estão alguns exemplos das informações que não podem faltar em sua página:
- missão da empresa;
- visão da empresa;
- vagas de trabalho abertas;
- produtos/serviços produzidos;
- eventos próximos;
- histórico sucinto da empresa;
- objetivos.
Disponibilize ainda um canal aberto para responder aos usuários e, assim, criar um vínculo direto com seu público.
Atraia conexões relevantes
Aqui a quantidade não é primordial. De nada adianta ter milhares de conexões sendo que a maioria delas não tem interesse no que sua empresa tem a oferecer.
Em vez disso, pesquise atentamente as conexões que você deseja adicionar e escolha aquelas cujo perfil seja semelhante ao produto ou solução que você tem a oferecer, assim como pessoas reconhecidas do seu setor e influenciadores da área.
Algumas conexões que você deve adicionar para alcançar esse objetivo são:
- colegas da faculdade e do trabalho;
- contatos feitos em cursos e eventos;
- melhores clientes da sua empresa;
- contatos de grupos sobre assuntos relevantes;
- contatos de outras redes sociais;
- conexões que tenham conteúdo interessante dentro de sua área;
- inscritos na lista de e-mail marketing da sua empresa.
Utilize os grupos
Os grupos do Linkedin são compostos por profissionais interessados por um tema em comum. Participar ativamente de suas discussões gera visibilidade para a sua marca e mostra que ela é acessível ao público.
Aqui o importante é não tentar vender logo de cara. Antes disso, ofereça informações valiosas e opiniões relevantes. Compartilhe o seu conhecimento para atrair possíveis leads. Lembre-se de que um bom relacionamento pode resultar em grandes negócios.
Prefira sempre participar dos grupos mais relevantes, que possuam uma boa quantidade de usuários e postagens frequentes. Configure o Linkedin para receber atualizações dos grupos de sua preferência para que você não perca as discussões e esteja sempre pronto a participar.
Preste atenção à frequência das suas postagens. É importante manter o equilíbrio: não ser esporádico demais — o que afeta a sua relevância — e nem ser frequente demais para não se tornar incômodo. O conteúdo ideal deve ser consistente e frequente.
Utilize o Linkedin Ads
Outro importante recurso oferecido pela rede social é o Linkedin Ads. Trata-se de um anúncio patrocinado, que pode ter diversos formatos e aparecer em áreas distintas da rede, como nos grupos, no perfil ou no feed de notícias do seu público-alvo. A sua segmentação é bastante detalhada e os leads mais qualificados do que em outros canais, garantindo um retorno satisfatório às suas campanhas.
O anúncio do Linkedin costuma ser mais caro do que em outras plataformas, mas compensa justamente devido ao seu retorno. O interessante é, nesta plataforma, voltar seus anúncios para o público de fundo de funil e gerar vendas diretamente.
Abuse das métricas
Acompanhe a aceitação do conteúdo gerado em sua página por meio de métricas como impressões, likes, compartilhamentos, comentários e número de cliques. Observando a reação do público a cada conteúdo, é possível determinar o que o atrai e o que é mais irrelevante para, assim, criar um conteúdo mais adequado às suas expectativas.
Ao utilizar o Linkedin para negócios corretamente, em conjunto com outras redes como Facebook e Instagram para aumentar a sua divulgação, é possível atrair novos clientes e gerar mais visibilidade e lucros para a sua empresa.
Vimos que o Linkedin é mais do que uma simples rede social: é uma importante ferramenta para negócios. Por meio dessa plataforma, é possível gerar leads mais qualificados, segmentar detalhadamente seu público-alvo, contar com o apoio de influenciadores e criar um eficiente canal de relacionamento.
Lembrando que, para que essas ações realmente sejam eficientes, é necessário que a página da sua empresa esteja bem configurada e conte com a participação estratégica da sua equipe de vendas.
Este conteúdo foi útil para você? Continue conosco para aprender mais sobre como usar as redes sociais como ferramenta para aumentar as vendas.