Tecnologia

Descubra a importância da integração de dados para sua empresa

Escrito por Grupo Fatos

Os avanços tecnológicos proporcionaram inúmeros benefícios para toda a humanidade, mas também foram capazes de mudar a forma de monitorar e gerir a informação nas empresas. Uma das principais transformações é a facilidade na integração de dados.

Consequentemente, o trabalho dos colaboradores e gestores foi, aos poucos, se tornando mais automático, dispensando processos manuais que poderiam demorar semanas para ser realizados.

No artigo de hoje, mostraremos a você o quanto a integração de dados é importante para um negócio. Acompanhe!

As ferramentas utilizadas no processo de integração de dados

A integração de dados utiliza a tecnologia como aliada. Entretanto, mais especificamente, as principais ferramentas de que você precisará para esse processo serão os softwares que trabalham de forma integrada com outros sistemas.

Os ERPs são exemplos clássicos de softwares que fazem a integração de dados de vários setores em uma empresa. Eles proporcionam mais agilidade, reduzindo digitações desnecessárias e aumentando o grau de confiabilidade das informações geradas.

Atualmente, existem diversos sistemas do tipo no mercado. Como a tecnologia avançou muito nos últimos anos e as companhias abraçaram, de uma vez por todas, os benefícios da integração de dados, os custos desse processo reduziram bastante.

Assim, até mesmo uma empresa pequena, com um número bem reduzido de processos, pode aproveitar a integração de dados proporcionada pelos sistemas em sua gestão e administração.

É necessário contar com equipamentos de qualidade que, além de suportarem o peso e a velocidade de processamento de um software como esse, devem ser capazes de processar relatórios com eficiência e o mais rápido possível.

O papel  dos colaboradores

Além das ferramentas, existe outro elemento no processo de integração de dados dos quais muitos empresários acabam se esquecendo: as pessoas. Um sistema, por mais avançado que possa ser, jamais será capaz de substituir o poder de raciocínio humano.

Diante disso, engana-se quem pensa que não é preciso contar com colaboradores quando se tem um sistema que realiza a integração de dados. De fato, pode haver uma diminuição no número de pessoas, mas elas sempre serão necessárias.

Partindo desse princípio, os cursos de reciclagem e as horas de treinamento também são elementos que podem ser classificados como ferramentas essenciais para o processo de integração de dados.

As principais vantagens de integrar os dados

Agora que sabemos tudo o que sua empresa precisa ter para conseguir uma integração de dados eficiente, vamos mostrar a importância desse processo, apresentando algumas das principais vantagens que ele pode oferecer. Continue lendo!

Melhor controle dos processos

Uma das vantagens da integração de dados é o aumento no controle dos processos. Como todas as informações são centralizadas em um sistema informatizado, o gestor pode, a qualquer tempo, analisar o trabalho dos setores individualmente e verificar o que está sendo realizado por cada um.

Alguns sistemas, inclusive, oferecem a possibilidade de o gestor acompanhar o trabalho diário de um colaborador. Ele indica as atividades desenvolvidas no software ou, pelo menos, o tempo em que a pessoa ficou logada.

Antecipação de falhas

Partindo desse princípio, também devemos mencionar que a integração de dados é capaz de antecipar falhas. Tais problemas podem ocorrer por um equívoco de algum colaborador que não recebeu o devido treinamento ou que não está alinhado com os objetivos da empresa, bem como por alguma falha ou gargalo no próprio processo.

Como terá acesso aos dados com mais facilidade, o gestor poderá verificar potenciais pontos de geração de problemas e tomar medidas imediatas para fazer com que eles não se concretizem.

Além de evitar falhas, esse processo também pode servir como uma excelente fonte de informação para traçar estratégias que evitem tal tipo de problema em sua empresa. Isso proporciona mais chances de resolver gargalos que drenam a capacidade produtiva dos setores e colocam em risco a lucratividade do negócio.

Redução de custos

Aproveitando o gancho do tópico anterior, podemos afirmar que a antecipação de falhas também gera uma redução de custos. A maior parte desses problemas envolve questões financeiras que não estavam previstas no planejamento da empresa.

Com isso, pode ser que a saúde financeira do seu negócio fique extremamente prejudicada. Outro ponto importante é a redução de custos com equipes. A integração de dados reduzirá, inevitavelmente, o número de cargos na companhia, dependendo de seu tamanho.

Dessa maneira, alguns trabalhos mais manuais podem ser extintos — consequentemente, os colaboradores que ocupavam as vagas não serão necessários no setor em que atuavam. Assim, eles serão remanejados para departamentos que estejam precisando de reforço ou desligados da empresa.

Auxílio na tomada de decisões

Por fim, vamos mencionar uma das principais vantagens da integração de dados em uma empresa. Alguns empresários podem negligenciar as informações sobre seus negócios, mas aqueles que têm sucesso em seus empreendimentos tratam esses elementos como verdadeiras preciosidades.

Um dado preciso, correto e detalhado sobre algum ponto positivo ou negativo da sua empresa poderia ser vendido a peso de ouro para um empreendedor sagaz, que sabe o valor que ele tem.

A integração de dados, portanto, é a forma mais estratégica e eficaz de gerar informações para uma companhia. De posse dessa valiosa ferramenta, um gestor é capaz de tomar decisões que podem mudar completamente o futuro de uma empresa.

Assim, é possível evitar prejuízos enormes e aproveitar oportunidades de gerar resultados. E o que é melhor: tudo isso ocorre de forma muito rápida e simples, bastando analisar relatórios em seu sistema de integração de dados.

Entretanto, para que o processo se desenrole com esse altíssimo grau de excelência, é necessário que os colaboradores, os gestores e o sistema da empresa estejam muito bem alinhados, trabalhando em conjunto para gerar informações precisas e valiosas.

Como você pôde perceber, as inovações tecnológicas (a integração de dados, em especial) trouxeram benefícios que, hoje, são indispensáveis a uma empresa. Estamos vivenciando um momento em que os negócios podem alcançar um nível de gestão jamais esperado. Além disso, a expectativa é que essas ferramentas avancem e melhorem a cada ano.

Gostou do artigo de hoje? Que tal ficar por dentro de mais conteúdos como o que acabou de conferir? Assine nossa newsletter! Dessa forma, você não perde nenhuma de nossas novidades.

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 20 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Share This