Recursos Humanos

Conheça os principais impactos da tecnologia na gestão de pessoas

Escrito por Grupo Fatos

Usar a tecnologia na gestão de pessoas é um dos grandes trunfos que uma empresa pode ter, já que as ferramentas proporcionam uma melhora significativa nos processos, refletindo nos bons resultados do negócio.

Com a chegada dessas ferramentas, os profissionais de RH tiveram que mudar a sua forma de trabalhar, adotando uma postura mais estratégica. Quer entender como a tecnologia impactou a gestão de pessoas? Confira neste post!

Automação de processos

A automação de processos na gestão de pessoas foi desenvolvida para otimizar os procedimentos burocráticos e promover informações confiáveis. Dessa forma, o setor de RH consegue dar o suporte necessário para os seus gestores.

A área de recursos humanos é responsável por uma grande demanda de tarefas que envolvem a gestão de pessoas, sendo necessário foco e atenção para resolver atividades relacionadas a cartão de ponto, folha de pagamento, admissão e rescisão, entre outros serviços.

Contar com um sistema informatizado pode fazer uma grande diferença na vida do profissional de RH, já que ele poderá acessar todas as informações em um mesmo software de forma fácil e ágil, além de acompanhar o fluxo do trabalho do início ao fim.

Como o setor precisa lidar diariamente com normas trabalhistas, tributárias, previdenciárias e financeiras, precisa de ajuda para cumprimento de prazos. Adotando a automação de processos, o profissional conseguirá se concentrar nos recrutamentos, integrações, contratações e tantas outras responsabilidades.

Redução de custos

Um sistema de gerenciamento de cartão de ponto faz todo o processamento de dados, permitindo que o setor de RH monitore para evitar erros na contabilização das horas.

Dessa forma, o RH consegue informar a equipe sobre a situação de cada colaborador para evitar que horas extras desnecessárias sejam feitas, logo, os custos com folha de pagamento diminuem consideravelmente.

Outro fator importante para redução de custos é o uso de software para otimizar o serviço com a folha de pagamento, já que o processo será feito via sistema, sem precisar temer um erro humano.

Todas essas informações precisam ser compartilhadas entre por todo setor de RH. Por isso, é fundamental salvar os arquivos da área em um mesmo lugar, evitando perder tempo e custos com pesquisas em diferentes fontes.

Redução da rotatividade de funcionários

O uso da tecnologia ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, usando a área de treinamento a seu favor. Lembre-se, que ao sentir que a organização está apostando nele, o funcionário fica mais motivado e confiante.

Isso faz com que o colaborador se sinta parte do time da empresa, diminuindo as chances de querer buscar novos desafios fora da companhia, assim sendo, ele melhora sua produtividade na execução das tarefas.

Alguns profissionais sentem dificuldades em trabalhar com sistemas lentos, morosos e preferem procurar outras oportunidades a ter que enfrentar isso diariamente. Portanto, quando a empresa investe em tecnologia que otimiza os processos faz com que as informações circulem de forma mais rápida e fiquem disponíveis em tempo real.

Quando uma empresa não investe em tecnologia passa a ter processos arrastados e poucos desafios, desestimulando os colaboradores. Dessa forma, o clima organizacional fica ruim e, caso não implantem processos inovadores, a probabilidade de perder seus talentos só aumenta.

Aumento da produtividade

A tecnologia permite ao setor de RH fazer um processo de seleção rápido e eficiente para encontrar os profissionais com os melhores perfis para a empresa, ou seja, o analista consegue se concentrar nas mais diferentes tarefas, aumentando a sua produtividade.

Com um sistema de gestão de ponto eletrônico que controle de forma eficiente as horas extras, o gestor de RH se tornará mais produtivo para criar estratégias que diminuam esse indicador de desempenho.

Da mesma forma, é possível também acontecer com os demais indicadores, como turnover, absenteísmo, frequência e muitos outros, já que o sistema permite ao setor de RH tomar decisões de maneira mais rápida e assertiva.

Algumas dessas ferramentas possuem informações essenciais para gerir a competência, trabalhar os fatores motivacionais e desenvolver o estilo de liderança na equipe, transformando o trabalho do RH em algo mais produtivo.

Maior eficiência no mapeamento de equipes

O mapeamento manual de colaboradores e equipe, feito pelo setor de RH, pode travar os processos, uma vez que é manipulado para atender as exigências e influências de seus gestores, o que dificulta o andamento das atividades.

Quando a empresa resolve utilizar um software, todas as contratações e históricos dos colaboradores permanecem em um mesmo sistema e podem ser organizados conforme a sua necessidade.

Com isso, o setor de RH consegue entender o perfil de cada colaborador e passa a desenvolver um trabalho mais assertivo com a equipe, ajudando os funcionários na descoberta de suas principais habilidades.

O mapeamento também permite elaborar treinamentos adequados, que atendam o perfil de uma equipe e ajude a melhorar o desempenho em suas tarefas diárias.

Consolidação do RH como departamento estratégico da empresa

A tecnologia permite automatizar todos os processos burocráticos do setor de RH, otimizando as demandas diárias e gerando dados reais e imediatos sobre o desempenho das equipes.

Com isso, o gestor de RH tem mais tempo para se dedicar às atividades gerenciais e análise de indicadores para criar as melhores estratégias e ajudar os gestores na tomada de decisão.

Ainda, um gestor de RH precisa de processos inteligentes para desenvolver o seu trabalho e apresentar resultados mensuráveis e de qualidade, alinhados ao planejamento estratégico da empresa.

O setor deixou de ser apenas um departamento pessoal dentro de uma empresa para assumir a função estratégica, com formação específica para fazer a gestão de talentos, desenvolver e treinar pessoas e funcionar como braço direito dos gestores.

Percebeu como é importante o uso da tecnologia na gestão de pessoas dentro de uma empresa e como isso pode impactar o desempenho dos processos? Então, o que você está esperando para implantar em sua organização?

Gostou do post? Quer saber mais sobre os impactos que a tecnologia pode proporcionar em seu negócio? Então, aproveite a visita em no blog e assine nossa newsletter para receber todas as atualizações em sua caixa de entrada.

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 20 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Share This