Tecnologia

Conheça 5 vantagens do WhatsApp Business para empresas

Escrito por Grupo Fatos

Não é segredo algum que o WhatsApp é um dos aplicativos mais usados em todo o mundo. Hoje, basta ativá-lo em seu smartphone para se comunicar rapidamente com quem quiser de forma prática e funcional. Foram exatamente essas características que atraíram a atenção das empresas para a ferramenta, e o Facebook, atual responsável por ela, não deixou esse detalhe passar em branco.

Agora, o download do WhatsApp Business já foi liberado para uso em todo o mundo. A versão é destinada especialmente para o mundo corporativo, com funcionalidades específicas para quem deseja estabelecer um canal de contato entre o negócio e o cliente. A solução pode ser baixada gratuitamente e está disponível para Android. Pelo fato de ainda ser uma novidade, muitas pessoas têm dúvidas não só a respeito do que é disponibilizado por ela, mas também sobre quais são seus benefícios na prática.

Por isso, este artigo está aqui para contar as diversas vantagens do WhatsApp Business e deixar algumas recomendações para que a sua empresa faça um bom uso do aplicativo. Confira!

1. Verificar métricas

Para saber se sua presença no mercado vai bem, é fundamental que uma empresa esteja atenta às métricas e estatísticas de resultados. Essa orientação é válida também para a questão da comunicação e do relacionamento com o cliente, ações em que a utilização do WhatsApp Business se mostra bastante eficiente. Para ajudar na mensuração, o aplicativo disponibiliza uma área para esse tipo de consulta, que pode ser acessada na aba “Configurações” e depois em “Configurações da Empresa” – “Estatísticas”.

Por lá, é possível conferir as mais diferentes informações: quantas mensagens foram enviadas pela conta, se elas foram devidamente entregues aos destinatários e se foram lidas e recebidas por contatos e clientes. Através desses dados, fica mais fácil identificar pontos de falha e melhoria no atendimento, bem como definir se ele será usado somente para conversar com o consumidor ou também como ferramenta de propaganda e divulgação.

Neste último caso, é bom ter cuidado. Se a campanha não for bem planejada, as métricas podem cair bastante. Os clientes não costumam gostar de conteúdos invasivos e excessivos, então é interessante avaliar bem o perfil de seu público para saber o que preparar para envio. No mais, é interessante acompanhar a mudança de números, até mesmo para saber se o retorno está sendo positivo com sua aplicação e descobrir outras maneiras de tornar esse uso mais inteligente.

2. Etiquetar os contatos

Se a sua empresa deseja vender pelo WhatsApp Business, há um recurso muito atrativo na ferramenta: as etiquetas. Com elas, o usuário consegue etiquetar os contatos conforme o status da venda, para que nenhuma etapa se atrase ou se perca durante o processo. Elas levam os nomes de “novo cliente”, “novo pedido”, “pagamento pendente”, “pago” e “pedido finalizado”.

Contudo, se forem necessárias novas denominações, elas podem ser criadas conforme os procedimentos internos do negócio. Essa também é uma excelente forma de organizar a equipe, caso os setores ou colaboradores sejam responsáveis individualmente pelas fases da venda. Assim, eles conseguem saber o status do cliente com mais eficiência em apenas uma consulta rápida.

Para controlar a quantidade de processos em andamento, há a possibilidade de visualizar o número de clientes em cada etiqueta e também de forma geral. Essa é mais uma forma de métrica, pois ajuda a medir o fluxo de vendas e a entender se existe alguma pendência ou pequenos problemas que estão atrapalhando a conclusão da compra.

3. Enviar mensagens automáticas

O ideal é que a empresa estabeleça um horário de atendimento ao cliente via WhatsApp Business. Porém, existem muitos consumidores que não têm tempo para resolver as questões pendentes durante este período. Eles não podem e nem devem ficar sem resposta e, por este motivo, o aplicativo possui a opção de programação e envio de mensagens automáticas.

As opções para essa ação são chamadas de “mensagem de ausência”, “mensagem de saudação” e “respostas rápidas”. Com elas, o cliente recebe o comunicado de que a empresa não pode atendê-lo no momento, mas entrará em contato em breve, ou consegue tirar suas dúvidas no mesmo momento, com as mensagens automatizadas que acabam por gerar também uma conversa.

Lembre-se de que o recurso não deve ser utilizado em tempo integral, ou a utilidade da ferramenta se perderá. Não há nada que substitua um atendimento personalizado, próximo e agradável com o cliente e os benefícios trazidos por ele são muito maiores. Procure, portanto, sempre conversar posteriormente com seu consumidor, para que ele sinta que recebeu a atenção adequada e feche suas negociações.

4. Montar um perfil para a empresa

Nesta nova versão do WhatsApp, a empresa pode montar seu próprio perfil e adicionar todos os dados a seu respeito que julgar pertinentes. Por exemplo: ela tem acesso a uma descrição para apresentar seu negócio ao cliente e informar qual é o seu segmento de atuação. O horário de trabalho também deve ser especificado, assim como seu e-mail, telefone e site.

Essas informações atestam a legitimidade da empresa perante o consumidor. Ao encontrá-las, os clientes já sabem que a empresa existe mesmo, que ela pode ser contatada de outras maneiras e que, também, antes de qualquer compra ou negociação, seus produtos e serviços são mostrados online.

Para completar, as empresas conseguem solicitar o selo de verificação junto ao aplicativo, para confirmar de vez sua postura e atuação no mercado. A opção ainda está em fase de testes, mas promete ser liberada em breve para solucionar essa questão e agregar mais valor às marcas que usam o aplicativo.

5. Migrar contas de forma segura

Antes mesmo de o WhatsApp Business surgir, centenas de empresas já utilizavam o aplicativo em sua versão tradicional para conversar com seus clientes. Sendo assim, elas possuem um extenso histórico de informações registrado na conta, de mensagens trocadas a contatos cadastrados. Isso, porém, não é motivo para preocupações.

Toda e qualquer empresa pode realizar a migração de contas de forma segura, sem perder nenhum dado da antiga versão da ferramenta. Ou seja, tudo o que já está gravado por ali permanecerá da mesma forma, a única diferença é que o aplicativo ganhará as novas funções corporativas para aperfeiçoar o atendimento fornecido ao público.

E você, sabia de todas essas vantagens do WhatsApp Business para empresa? Compartilhe este artigo para que estas informações também cheguem a outros empreendedores de sucesso!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 20 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Share This