Marketing & Vendas

Como utilizar o LinkedIn para aumentar as vendas de sua empresa

Escrito por Grupo Fatos

O LinkedIn é uma rede social bastante importante, principalmente quando sua empresa foca no B2B. Essa rede possui os maiores nomes do mercado global, em todas as áreas que existem.

Assim como acontece nas demais redes, usar os recursos básicos é gratuito. Isso significa que os primeiros passos na rede podem ser dados sem se preocupar com o financeiro – um ponto realmente importante.

Neste conteúdo, vamos explorar essa rede social, assim como apresentar 10 técnicas para vender mais no LinkedIn. 

Leia até o final!

Por que o LinkedIn é importante?

O brasileiro passa mais de 9 horas navegando na internet, de acordo com o estudo da Digital in 2018. Desse valor, mais de 3 horas são gastas nas redes sociais. Dessa forma, há um potencial imenso de vendas nessas plataformas, o qual deve ser aproveitado.

Focando no LinkedIn, a rede se apresenta como a maior da internet, quando falamos em relações B2B. São mais de 29 milhões de brasileiros na plataforma, e milhares de empresas nacionais atuando por lá.

Quem é o público dominante no LinkedIn?

O LinkedIn é um espaço onde empresas e profissionais postam conteúdos relevantes e apresentam seus trabalhos. Portanto, o público dominante são indivíduos ocupacionalmente ativos ou em busca de trabalho, nos mais diversos cargos possíveis.

A rede é ótima quando pensamos na interface mercado-empresa. É lá que as empresas vão apresentar suas atividades, pesquisas e demais informações relevantes.

Sem dúvidas, é um ótimo lugar para conseguir bons contatos comerciais.

Como usar LinkedIn para vender mais?

O primeiro passo para aproveitar ao máximo o poder dessa ferramenta é utilizar todos os recursos do LinkedIn para negócios. Entretanto, esse é somente o início da jornada, que certamente vai necessitar de diversas outras ações, por parte de sua empresa.

Nesta seção, separamos 10 dicas de ouro para conseguir aumentar suas vendas usando essa rede social. Confira!

1. Tenha uma persona bem desenhada

Usar redes sociais para vender significa adotar estratégias de marketing digital. Por sua vez, esse conjunto de práticas requer um método de aplicação, e tudo começa com o desenvolvimento de personas.

Uma persona é a descrição de seu cliente ideal. Ou seja, é o indivíduo que vai amar conhecer seu negócio, dado que as soluções fornecidas por sua empresa se adequam perfeitamente aos problemas dele.

Use as informações de clientes para montar suas personas. Sempre há padrões escondidos!

2. Trabalhe as conexões de sua empresa

Sua marca, para transmitir autoridade, precisa ter pessoas de autoridade referenciando-a. Dessa forma, trabalhar as conexões da empresa é um passo importante para conquistar novos clientes.

O princípio da autoridade é bastante simples: quando uma pessoa ou empresa demonstra ter conhecimentos aprofundados sobre um tema, tendemos a confiar em suas indicações.

3. Atraia pessoas através de conteúdos relevantes

Todas as redes sociais têm algoritmos de distribuição de conteúdo. No caso, esses mecanismos usam padrões de distribuição, seguindo o princípio da captura de atenção.

Então, se o material postado por sua empresa tiver potencial para atrair a atenção de um público na rede social, o algoritmo será eficiente na hora de disseminá-lo pela rede.

Dessa forma, se o conteúdo for montado com base em uma persona, há boas chances de atingir diversas pessoas com o mesmo perfil da persona.

4. Aproveite o poder dos grupos

A equipe de vendas da empresa pode aproveitar o poder dos grupos do LinkedIn para encontrar oportunidades. No entanto, vale seguir três regras básicas para ter sucesso, sendo elas:

  • Seja inovador: traga novos assuntos aos grupos do LinkedIn, fomentando debates e gerando reconhecimento pelos usuários.
  • Tenha consistência: mantenha uma frequência de publicação nos grupos relevantes. Nas redes sociais em geral, o ideal é uma publicação por dia.
  • Não faça propaganda: em caso de surgir uma oportunidade de venda, opere somente no privado.

5. Siga possíveis prospects

Quando ficar claro que um usuário da rede social se interessou pelos produtos de sua empresa, um acompanhamento deve ser feito.

Seguir o usuário, interagir de forma indireta e estudar a fundo quem é essa pessoa faz parte do plano de ação. Quando o momento surgir, apresente uma proposta de negócios.

6. Crie um perfil completo

O perfil de sua empresa vale como um cartão de visitas digital. Portanto, tenha cuidado na hora de montá-lo, dado que tem um peso enorme para a forma como o mercado vai enxergar sua empresa.

7. Adote estratégias de abordagem humanizada

Atuar no LinkedIn tem uma vantagem clara: você tem acesso a diversas informações dos usuários de interesse para sua empresa. Dessa forma, a melhor maneira de usufruir desse benefício é usar essas informações para realizar abordagens humanizadas – um tema extremamente relevante atualmente.

8. Evite spam a todo o custo

Fazer spam significa repetir um conteúdo muitas vezes, causando incômodo nos usuários da rede. No entanto, repetir uma informação no perfil da empresa também pode ser enquadrado como spam.

O erro mais comum é publicar somente ofertas de sua empresa, de forma a tornar seu perfil um “bot de anúncios”. 

Essa prática só traz malefícios ao negócio.

9. Use anúncios para alcançar mais pessoas no LinkedIn

Todas as redes sociais monetizam seus públicos através de anúncios patrocinados. Ou seja, as empresas pagam para apresentar seus produtos a pessoas com um dado perfil, sendo uma das principais ferramentas de marketing digital.

Essa estratégia tem diversos benefícios, mas os mais importantes são os seguintes:

  • Forte segmentação de público.
  • Baixo investimento.
  • Alcance realmente muito alto.

Os anúncios patrocinados representam a forma mais rápida de atingir um grande número de pessoas.

10. Aposte em conteúdos virais

Por fim, devemos comentar sobre os conteúdos virais, os quais fazem bastante sucesso no LinkedIn – e nas demais redes sociais. Na verdade, é impossível falar sobre redes sociais sem mencionar os conteúdos virais.

A principal técnica de viralização no LinkedIn são depoimentos de colaboradores. Em geral, um colaborador agradecendo por uma conquista tende a alcançar milhares de pessoas rapidamente, a depender do conteúdo publicado.

Pronto, agora você sabe como aumentar as vendas usando o LinkedIn. Aproveite esse conhecimento!

Sobre o autor

Grupo Fatos

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