Marketing & Vendas

Como utilizar as estratégias de inbound marketing para aumentar minhas vendas?

Escrito por Grupo Fatos

O comportamento dos consumidores vem mudando bastante nos últimos tempos. Não há mais espaço para empresas que insistem em vendas forçadas, utilizando estratégias de marketing invasivas. É preciso se adaptar às mudanças e entender que elas são benéficas tanto para o público como para as empresas.

Nesse sentido, o inbound marketing aparece como uma ferramenta poderosa com várias ações que visam colocar o foco no cliente e atendê-lo da melhor forma, investindo em conhecimento.

Se você deseja conhecer as estratégias de inbound marketing e como elas podem garantir mais eficiência nas ações e alavancar as vendas de sua empresa, confira nosso post de hoje.

O que é inbound marketing?

Falando de uma maneira geral, o setor de marketing de uma empresa é responsável por criar as oportunidades. Ele desenvolve estratégias para atrair os consumidores e deixá-los prontos para a tomada da decisão de compra, repassando-os ao setor de vendas.

Antigamente, antes da vasta utilização da internet, as abordagens eram feitas por meio de publicidade impressa, propagandas em canais de televisão ou rádio, ligações telefônicas ou por contato direto.

O que acontecia é que o consumidor não tinha ainda o conhecimento da necessidade de um determinado produto ou serviço e a empresa já fazia sua apresentação, forçando uma venda. O potencial cliente se deparava com uma solução sem saber do que se tratava, o porquê de ele precisar daquilo ou quais benefícios aquela compra traria.

Com as possibilidades que a internet apresentou, o acesso às informações e ao conhecimento se tornou expressivo. Isso fez com que o mercado mudasse e os consumidores tivessem mais dados à disposição para pesquisar e comparar soluções e ofertas, encontrando oportunidades e escolhendo as melhores opções.

O inbound marketing atua de forma a criar uma jornada de compra, fornecendo canais ricos em conhecimento desde a descoberta de uma oportunidade até a decisão de compra.

Como aumentar minhas vendas?

Como dissemos, o inbound marketing deve criar um caminho para que um potencial cliente descubra uma oportunidade, obtenha informações sobre ela, compare opções e escolha o que achar mais relevante e oportuno. Esse processo é bem semelhante ao funil de vendas.

O funil pode ser dividido em três partes: topo, meio e fundo do funil. Em cada área há estratégias diferentes com o objetivo de fazer com que o lead se qualifique e se aproxime da compra.

De forma análoga, para usar o inbound marketing de forma eficiente, você deve levar em consideração 4 fases:

  • atração;
  • conversão;
  • fechamento;
  • fidelização.

Atração

Como no funil de vendas, a primeira fase, de atração, é onde está localizada a maior quantidade de leads. Boas dicas para atrair consumidores são:

  • crie um blog com conteúdos relevantes;
  • esteja presente nas redes sociais e mantenha uma boa frequência de publicações interessantes;
  • ofereça um bom atendimento com diferentes canais de interação como chat online, telefone, redes sociais e serviços de mensagem, como o WhatsApp.

É importante lembrar que a essência do inbound marketing é o conhecimento e o relacionamento com os clientes. Invista em conteúdos relevantes e mantenha seu público-alvo bem informado. Em resposta, sua empresa se tornará uma referência no mercado, ganhando credibilidade e aumentando potencialmente as vendas.

Conversão

Na fase de atração, a empresa não se apresenta diretamente como uma opção de compra. Ela mostra as oportunidades, ajuda o consumidor a identificar um problema, mostra as possíveis soluções e o que ele ganhará com isso.

Já na fase de conversão, o objetivo é captar aquele lead e convertê-lo em um cliente. A ideia é mostrar que todas as soluções apresentadas são oferecidas pela sua equipe.

Nessa fase, é bem interessante mostrar casos de sucesso, evidenciando clientes que optaram por sua empresa e que estão colhendo os frutos do investimento.

Fechamento

O fechamento é o momento no qual todo o trabalho feito se torna uma venda. Você atraiu um potencial cliente, fomentou sua busca de conhecimento, apresentou-se com uma fonte de soluções e, agora, deve concretizar esse esforço em uma venda.

Diferente de outras etapas do inbound marketing, aqui você pode usar técnicas de vendas mais agressivas, um contato direto com o cliente, por exemplo. Afinal, vocês já se conhecem, as informações relevantes dele já foram obtidas e agora você conseguirá fazer uma abordagem eficiente.

Fidelização

A última etapa do inbound marketing é muito importante e, infelizmente, é nela que muitos profissionais acabam pecando.

Quando um cliente fecha uma compra, essa não deve ser encarada como a última etapa do processo.

Mais interessante do que atrair um potencial cliente e convertê-lo é fidelizá-lo. Um consumidor que tem uma boa experiência de compra, com suas expectativas superadas, tem grande chance de retornar e fazer novos pedidos.

Além disso, se ele estiver satisfeito, poderá indicar novos clientes para a empresa e até mesmo atuar como um defensor da marca, intervindo em determinadas discussões sobre os produtos ou serviços oferecidos.

O fundamental para fidelizar um cliente é conhecê-lo e saber suas características, necessidades e expectativas. Obtendo esses dados, o contato ficará mais personalizado.

Pense em cada interação do cliente com a marca seja no site, num contato telefônico, no blog, no chat online. Todos os pontos de interação têm que manter o mesmo padrão e superar as expectativas.

Além disso, crie estratégias para incentivar a continuidade com sua marca. Um programa de fidelidade é uma boa escolha.

Quais estratégias devo adotar?

Como vimos em nosso artigo, o inbound marketing é um conjunto de estratégias eficientes capazes de promover todos os pontos do seu negócio. Com o investimento no conhecimento e compartilhamento de informações, essas ações conseguem aumentar expressivamente as vendas, tornam a empresa uma referência no mercado, passam credibilidade à marca e facilitam a fidelização dos consumidores.

Para isso, planeje suas ações, pense em cada fase do inbound. Comece pela atração do público-alvo, passe pelas estratégias de conversão, fechamento dos contatos em pedidos e, por fim, fidelização dos seus clientes.

Como dicas de estratégia em inbound marketing, você pode tomar estratégias como o a criação de um blog, promoção de conteúdos relevantes aos consumidores, presença constante e correta nas redes sociais e oferta de diversos pontos de atendimento ao público com o intuito de tirar dúvidas e estabelecer a forma de contato que mais se adeque ao indivíduo.

Seguindo essas orientações, com certeza você promoverá sua empresa e buscará melhores resultados.

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Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

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