Tecnologia

Certificado Digital: qual escolher?

Escrito por Grupo Fatos

Você tem uma empresa, precisa de um certificado digital para as operações do negócio mas não sabe qual escolher? Fique tranquilo, pois hoje vamos falar sobre como fazer essa escolha da forma correta.

Antes de tudo, precisamos reafirmar a importância do certificado digital para as empresas. Afinal, essa ferramenta traz segurança e praticidade, uma vez que graças ao seu arquivo eletrônico fica muito mais fácil realizar diversas tarefas.

Então, continue a leitura e descubra as principais informações sobre certificado digital, tipos, diferenças, como obtê-los e o que fazer para fazer a escolha certa. Confira!

O que é certificado digital? Para que ele serve?

Podendo ser usado tanto por pessoas físicas como por empresas, o certificado digital é uma espécie de identidade digital que fornece validade jurídica às ações realizadas através dele.

Em linhas gerais, o certificado digital serve para diversas aplicações. A maioria delas envolve o ato de assinar e autenticar documentos, atividades essenciais de qualquer negócio atual.

É interessante pontuar que sempre que o certificado é utilizado, uma assinatura digital é emitida. Por isso é preciso entender como cada modelo funciona no intuito de poder fazer uma escolha assertiva para seu negócio.

Tipos de certificado digital

Certificado digital A1

O certificado digital A1 funciona a partir de chaves criptografadas, sendo uma pública e outra particular. Além disso, ele é armazenado no computador.

Enquanto que a chave pública vem de uma Autoridade Certificadora | AC, a chave privada fica no computador e tem a segurança do login.

Aliás, o sistema de login pode prevenir fraudes, dado que os dados não podem ser decodificados sem a combinação correta. Caso aconteça alguma ameaça ou invasão virtual, o certificado digital pode ser desativado pelo usuário.

O modelo A1 tem como grande vantagem sua praticidade, uma vez que seu manuseio é no próprio computador ou em nuvem. Com isso, se for preciso emitir notas fiscais, é preciso somente mandar o certificado digital para o programa emissor.

Certificado digital A3

Esse modelo tem um diferencial, pois ele conta com uma mídia de armazenagem pré-determinada, isto é, conta com um dispositivo para armazenar a assinatura digital , que pode ser um token-USB ou cartão.

Dessa maneira, dá para usar o certificado em qualquer local em diferentes atividades tributárias da empresa, e o melhor, a partir de qualquer computador, basta instalar os programas necessários para decodificar o certificado digital.

Por ser um hardware em separado, o A3 oferece mais segurança no seu uso, visto que somente é possível assinar documentos portando este dispositivo (token ou cartão).

A depender do espaço de armazenamento, sua validade dura de 1 a 5 anos.

Principais diferenças entre certificados A1 e A3

Essa tabela contém as principais diferenças entre os certificados A1 e A3.

Principais aspectosCertificado digital A1Certificado digital A3
Emissão e armazenamentocomputador ou nuvemtoken-USB ou cartão
Utilização de senhaopcionalobrigatório
Chance de cópiaé possível copiarnão é possível copiar
Validade1 anoEntre 1-5 anos

Como obter o certificado digital?

Independente se o certificado é o A1 ou A3, o primeiro passo para adquirir o certificado digital é pedir a autorização de uma autoridade certificadora desse recurso.

Depois,  é preciso agendar uma data para apresentação dos documentos e, assim, partir para a emissão.

No caso das pessoas físicas, os documentos necessários são CPF, documento de identificação oficial – RG, habilitação etc., e comprovante residencial.Já em relação às pessoas jurídicas, a papelada exigida inclui documentos da empresa, registros de atuação específicas – que variam conforme o segmento do estabelecimento – documento de constituição do negócio e apresentação do CNPJ em situação regular.

Situação especial: obtenção do certificado digital via videoconferência

Devido a pandemia de Covid-19, em alguns casos está sendo possível obter o certificado digital através de videoconferência, isto é, sem a necessidade de se apresentar com os documentos presencialmente.

Para ter o certificado digital via videoconferência, é preciso seguir alguns passos:

1° Faça a compra do certificado, A1 ou A3, e aguarde o pagamento ser confirmado;

2° Agende a videoconferência de acordo com a data e horário que preferir;

3° Mande a documentação exigida;

4° Abra o link de acesso do atendimento no dia e horário previamente agendados.

Sem dúvidas, essa nova forma de aquisição do certificado digital traz muito mais rapidez ao usuário. No entanto, essa modalidade possui algumas regras:

  • essa opção é válida apenas na aquisição do primeiro certificado digital de pessoa física ou empresa;
  • seja o certificado digital A1 ou A3, a validade desse certificado é restrita a 12 meses;
  • em caso de renovação, é necessário possuir o registro biométrico para realizar o procedimento a distância.

Como instalar certificado A1 e A3

Veja o que muda na instalação de cada um dos certificados digitais:

Certificado digital A1

A instalação do certificado digital A1 é mais prática, já que pode ser realizada no próprio computador ou em nuvem, em algum serviço que exija certificado digital para operação.

Com a armazenagem no próprio PC, o arquivo – de extensão .pfx ou .p12 – deve ser baixado e executado a partir da máquina que o usuário escolher naquele momento, como a da empresa, por exemplo.

Inclusive, o certificado A1 pode ser executado dentro de um sistema integrado, quando o ERP oferece essa integração.

Certificado digital A3

No caso do certificado digital A3, a instalação difere um pouco do A1. Veja um manual simples de como instalar cartão ou token-USB no seu computador:

1° Emita o certificado pela certificadora autorizada e vá em suporte > instalações e drivers;

2° Selecione o sistema operacional do seu PC e após o download, execute o arquivo; 

3° Siga avançando as etapas até a fase de Concluir;

4° Com o gerenciador de mídia instalado, insira o cartão/token e aguarde o computador reconhecer o certificado;5° Entre no site do e-CAC  e veja se o certificado está funcionando corretamente.

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This