Recursos Humanos

8 dicas de liderança para empreendedores

Dicas de liderança para empreendedores
Escrito por Grupo Fatos

É comum ouvirmos dizer que ser líder é diferente de ser um chefe. Mas você sabe quais aspectos indicam que revelam a liderança dos empreendedores? Se não, então fique ligado no artigo de hoje, pois vamos abordar 8 dicas de liderança para empreendedores se destacarem no seu trabalho, motivando a equipe e fortalecendo o sucesso do negócio.

A importância de contar com um empreendedor que valoriza a liderança

Levando em conta que a gestão de pessoas é um grande diferencial competitivo no mercado, contar com gestores pautados na liderança é algo muito essencial para o desenvolvimento das empresas.

A liderança pode ser definida como o potencial de influenciar pessoas, liderando-as a trabalharem com motivação, em busca de alcançar objetivos em comum. 

O líder se torna o responsável por conduzir os trabalhos, influenciando positivamente todos os profissionais, garantindo assim a eficiência dos colaboradores, que passam a entregar os resultados esperados e, principalmente, que trazem a satisfação dos clientes.

Então, agora vamos direto ao assunto: como ser um líder de valor para sua equipe? O que é preciso buscar/fazer para se tornar um exemplo para a sua empresa? As 8 dicas a seguir dão um norte para essas questões. Fique ligado!

1. Demonstre segurança

Demonstrar segurança significa que o gestor está convicto de que ele tem um pensamento formado sobre determinado tema, questão etc. Ainda mais no setor empresarial brasileiro, onde as dificuldades encontradas são extensas, possuir essa característica traz uma marca de peso para o empreendedor.

Em outras palavras, é fácil entender quando muitos colaboradores têm os mesmos valores que o do seu líder, e vendo-o ali firme e seguro, acabam gerando um senso motivador para desempenhar seu trabalho.

2. Valorize a comunicação

Não há outro caminho: um líder empreendedor sempre tem a comunicação no sangue, uma vez que revela informações, determina prioridades e resolve dúvidas.

Mas se você acha que isso não poderia ser facilitado, está enganado. Afinal, existem soluções tecnológicas que flexibilizam e até mesmo agilizam esse processo. É claro que o encontro presencial nunca vai deixar de ter sua relevância, porém, é possível sim ser um líder comunicativo por meio de aplicativos e softwares de gestão.

3. Desenvolva habilidades

Se o objetivo do empreendedor é vencer os problemas de administrar a própria empresa, um líder empreendedor necessita desenvolver capacidades técnicas, comportamentais e gerenciais

Logo, a aprendizagem nunca pode parar, devendo ele estar sempre antenado  através de cursos, palestras e especializações necessárias que  o preparam para ser um gestor de excelência.

Da mesma forma, também é importante valorizar o autoconhecimento, identificando seus pontos fortes e fracos. Com isso, torna-se possível fortalecer a resiliência, empatia, inteligência emocional e persistência.

Essas são habilidades interpessoais bastante valorizadas pelo mercado moderno que podem ser incentivadas graças a prática do empreendedor.

4. Seja humilde

Falar de empreendedores deveria ser sinônimo da humildade, um aspecto essencial ao empresário, seja ele o dono de uma multinacional ou um pequeno produtor rural. 

Isso porque ser humilde tem a ver com buscar participar continuamente do cotidiano da empresa, dando apoio e orientação ao time, com simplicidade sempre. Até porque um líder humilde sabe escutar opiniões e ideias diferentes, sugestões e críticas, considerando que essas são chances de aprendizado e de identificar novas oportunidades de crescimento para o empreendimento.

5. Ensine pelo exemplo

Dar o exemplo é, sem dúvidas, a melhor forma de liderar um time. Nesse caso, também é essencial, obviamente, possuir um perfil exemplar, que desperte o interesse dos colaboradores em replicar esse comportamento.

Assim, o empreendedor que trabalha com valores sólidos procura praticar a justiça, ser imparcial e empenhado nos objetivos do negócio. Ademais, deve implantar uma gestão firmada na liderança por méritos pessoais (meritocracia), na clareza dos fatos e na ética.

Portanto, investir no diálogo franco e na troca de feedbacks são outros pontos fundamentais de um líder a ser seguido. Dessa forma, torna- se mais fácil obter a confiança dos funcionários, incentivando-os a praticarem uma postura parecida.

6. Conheça a sua equipe de trabalho

Um bom empreendedor praticante da liderança sabe as características de seus funcionários, conhecendo bem sobre seu desempenho. Além disso, sabe respeitar as diferenças e valorizar a capacidade de cada um.

Desse modo, esse líder consegue desenvolver uma equipe multitarefa, capaz de desempenhar diferentes atividades, tendo em vista que o gestor entende quais os saberes e aptidões se encaixam ao perfil de cada profissional.

7. Escolha profissionais competentes para trabalhar com você

Embora pareça econômico contratar alguém por um preço mais abaixo do valor de mercado, possuir um empregado sem muita competência e habilidade pode ser um tiro no pé.

Isso quer dizer que dificilmente esse funcionário vai entregar um resultado satisfatório. Logo, será que vale a pena mesmo investir nesse tipo de colaborador?

Pode apostar que não. Um bom líder sabe preparar um funcionário em aliado, em alguém que vai lutar junto dele para ajudar a empresa a crescer.

Sendo assim, uma postura de liderança valoriza a contratação de um empregado eficiente (mas que custa mais) não como um gasto, mas sim um investimento, já que ele entrega melhores resultados, resolve problemas e evita perdas financeiras.

8. Seja otimista e desperte a inspiração

Já parou para pensar que não há nada mais desanimador para um funcionário, do que ver o seu líder desacreditado na sua própria empresa?

Pois então, se você é empreendedor e pensa assim, deve repensar com urgência esse pensamento. Afinal, se nem mesmo você consegue achar que seu negócio vai para frente, o que esperar dos seus colaboradores?

Aliás, tenha em mente que ser otimista não deve ser uma meta apenas para realizar o desejo dos outros, e sim o seu principalmente. Até porque se o líder focar no pessimismo, como ele vai enxergar oportunidades, soluções e perspectivas de crescimento?

Por isso tudo, é primordial ser uma pessoa otimista. Lembre-se que isso é fundamental para a sua equipe acreditar em você e continuar entregando um serviço de qualidade.

E então, depois de ler as dicas de liderança para empreendedores, você conseguiu identificar alguma delas em seu perfil? O que falta para se tornar um líder ainda melhor? Deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em ler sua opinião!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This