Recursos Humanos

7 motivos para contratar uma consultoria financeira

Escrito por Grupo Fatos

Em um cenário cada vez mais competitivo, em que um empresário vem, a cada ano, tendo mais dificuldades para manter um negócio em crescimento sólido e lucrativo, surge a consultoria financeira como uma alternativa inteligente de gerir as finanças de uma empresa.

Esse serviço consultivo trata-se da gestão e administração financeira de um negócio, tarefa que a maioria dos gestores não domina. Ao contratar uma consultoria, o empresário ficará mais livre para tomar decisões inerentes à sua atividade e gerir o seu negócio com mais tranquilidade.

Conheça agora 7 bons motivos para que você contrate uma consultoria financeira para o seu negócio. Acompanhe!

1. Melhor análise do setor financeiro

O serviço de consultoria financeira abrange a participação de profissionais especializados e experientes, que, literalmente, entendem do assunto, pois estão acostumados a trabalhar com esse departamento em vários tipos de empresas.

Isso pode ser um grande benefício, tendo em vista que eles poderão fazer análises críticas que os colaboradores, assim como o dono da empresa, possivelmente não conseguiriam enxergar.

A consultoria financeira pode observar possíveis gargalos ou erros em processos que podem fazer a empresa perder dinheiro ou atrasar as suas atividades. Além de identificar esse tipo de problema, ela pode oferecer soluções para que eles sejam resolvidos definitivamente.

2. Diminuir a taxa de erros em processos

No departamento financeiro, podem existir erros que drenam totalmente a produtividade, assim como podem gerar custos para o seu negócio. O esquecimento no vencimento de determinadas faturas, a falta de pagamento a um fornecedor etc., são alguns dos exemplos de erros que ocorrem no âmbito financeiro.

Com uma consultoria financeira, esse problema pode ser eliminado quase que totalmente. Primeiramente, pelo fato de os profissionais que prestam esse tipo de serviço saberem identificar problemas assim com facilidade; em segundo lugar, pela criação de procedimentos novos que abrangem todas as atividades financeiras, desde o recebimento de um título até o seu pagamento.

3. Otimização de processos internos

Após a análise crítica de alguns pontos dentro do processo de gestão financeira, a consultoria dessa área poderá realizar os trabalhos de otimização das etapas realizadas dentro do departamento.

Por exemplo, ela pode propor um novo procedimento para controle de contas a receber, indo muito além de simplesmente saber quando determinada fatura vencerá. Ela pode estabelecer um processo para realizar a cobrança do cliente de modo a não ferir nenhuma norma legal.

Além disso, ela oferecerá um procedimento novo para o controle de fornecedores e contas a pagar, evitando que as faturas vençam sem o efetivo pagamento, além de fornecer dados precisos sobre os valores de compras e pagamentos com determinados parceiros.

4. Aumento de produtividade

A consultoria financeira também servirá para aumentar a produtividade do departamento que lida com finanças. Eles poderão oferecer melhorias nas condições de trabalho, refazendo procedimentos incorretos ou criando processos de trabalho que visam aumentar a produtividade dos colaboradores que já atuam nesse setor.

5. Redução de riscos

Um dos departamentos da empresa que pode gerar o maior número de riscos é o financeiro. Isso porque ele lida com o dinheiro que entra e sai da companhia. Um simples erro pode significar um risco gigantesco, podendo fazer com que a empresa demore anos para se recuperar.

A consultoria financeira reduzirá em muito esses riscos. Isso porque ela poderá identificar com mais precisão e, principalmente, antecipadamente, antes que eles gerem prejuízos para a empresa.

6. Especificidade para tratar sobre assuntos financeiros

Finanças empresariais não é um assunto muito difundido em escolas e cursos superiores — exceto alguns mais específicos —, portanto, não é incomum encontrar gestores de empresas de todos os tamanhos que não têm domínio sobre esse tipo de assunto.

Realizam a gestão financeira dos seus negócios pelo que aprenderam gerindo finanças pessoais ou com velhos conceitos do senso comum, anotando o dia de vencimento das despesas e recebimento de receitas.

Não foi ensinado para eles que o departamento financeiro de um negócio é o coração da empresa, que necessita de projeções, análises específicas e detalhadas, entre outras ações inerentes a esse setor.

Entretanto, isso não é nenhum demérito para esses gestores que não conhecem a gestão financeira de uma empresa; afinal, eles não foram e nem precisam ser treinados para entender tudo sobre a sua empresa. Para isso, existem os serviços de consultoria, como a financeira, contábil, administrativa e de pessoal.

A consultoria na área de finanças estabelecerá todo o seu foco na gestão do dinheiro que entra e sai da sua empresa, realizando todos os trabalhos com o máximo grau de detalhamento e controle, fornecendo informações preciosas que servirão para que você, enquanto gestor, possa fazer algo realmente importante: gerir a sua empresa.

7. Foco total na atividade principal da empresa

Pegando o gancho do benefício anterior, a consultoria financeira proporcionará ao gestor o foco total na atividade principal da sua empresa. Ao deixar as questões financeiras na mão de pessoas que entendem do assunto, você terá mais tranquilidade para gerenciar com mais efetividade a atividade-fim da sua empresa.

Dessa forma, não será necessário passar horas do seu dia quebrando a cabeça tentando criar métodos para gerenciar melhor o departamento financeiro do seu negócio, adotando práticas que, em muitos casos, não levam a uma melhor gestão do setor.

Deixe esse trabalho para quem realmente entende do assunto. Com isso, sobrará mais tempo para dedicar-se ao seu negócio. Além disso, você terá tranquilidade em saber que as questões financeiras da sua empresa estão sendo geridas com todo carinho e atenção por pessoas qualificadas para tanto.

Nesse caso, a sua interferência no departamento financeiro será apenas a de tomar decisões, optar por soluções que foram encontradas pela sua consultoria e aplicar aquelas que proporcionam o maior ganho de produtividade e lucratividade.

Portanto, podemos afirmar que a consultoria financeira elevará o grau de gestão das finanças do seu negócio e, além disso, possibilitará que você tenha mais tempo livre para cuidar das questões específicas da sua empresa, que somente o gestor conhece.

Gostou deste artigo? Que tal conhecer mais sobre esse serviço? Entãoentre em contato conosco! Temos uma equipe especializada e pronta para atender a todas as suas necessidades.

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Share This