Crescimento

7 dicas para promover um crescimento escalável nos seus negócios

Escrito por Grupo Fatos

O crescimento escalável cria estratégias que possibilitam elevar o faturamento da empresa de forma rápida e eficiente, sem precisar aumentar os custos e comprometer os negócios. Porém, são poucas as companhias que conhecem os processos corretos para isso.

Portanto, se a sua empresa deseja elevar a margem de lucro, conquistando novos clientes e alcançando destaque no mercado, confira o nosso artigo com as 7 dicas que preparamos para você. Boa leitura!

1. Valorize os funcionários

Como parte importante de uma empresa, os funcionários precisam ser estimulados para ajudar no crescimento da companhia. Portanto, é fundamental que a organização crie estratégias que motivem seus colaboradores e que faça com que eles se sintam valorizados no ambiente de trabalho.

Muitas corporações estão investindo em campanhas de bonificação para premiar o bom desempenho de alguns profissionais. Isso pode funcionar a partir do momento em que o processo é transparente com todos. Por isso, as regras precisam ser claras.

Além disso, é importante proporcionar um ambiente de trabalho mais descontraído, oferecer uma boa área de lazer e descanso, estimular a criatividade dos funcionários e promover a interação entre liderança e liderados para garantir o engajamento da equipe na busca de bons resultados.

2. Faça alianças comerciais

Algumas companhias ficam preocupadas em construir um relacionamento comercial com outras empresas — pelo medo de sofrerem com o risco do negócio —, sem saber que, ao investir em uma aliança comercial, as possibilidades de crescimento são maiores.

Quando uma organização cria parcerias com investidores ou fabricantes, está ampliando o seu campo de atuação no mercado e abrindo um leque de possibilidades. Isso faz com que a empresa seja notada e conquiste novos clientes para o seu negócio.

Por isso, se a sua empresa almeja crescimento, precisa, a partir desse momento, buscar fortes parceiros que divulguem o seu produto ou serviço em troca de comissão. Nesse processo, ganha tanto o parceiro que receberá um valor por isso, quanto a organização que terá seu negócio expandido.

3. Tenha amplo conhecimento do público

Antes de qualquer investimento, a empresa precisa conhecer qual é o seu público-alvo, isto é, saber quais são as pessoas que a companhia quer atingir com o seu produto ou serviço para garantir sucesso nos negócios.

Logo, é necessário entender o que seu público quer, quais as suas necessidades e problemas e como a empresa pode atendê-los ou resolvê-los. Dessa forma, ficará mais fácil criar ou desenvolver algo que atenda essa demanda com qualidade.

Se a empresa não se propõe a conhecer seu público, dificilmente oferecerá aquilo que ele está procurando e há grandes possibilidades do negócio estagnar. Por isso, determine quem é o seu cliente em potencial e supra as suas necessidades.

4. Analise a concorrência

Para fazer seu negócio crescer é importante conhecer e entender quem são os seus concorrentes no mercado, sem precisar se intimidar com o poder deles. Diante disso, analise minuciosamente o trabalho desenvolvido pela sua concorrência.

Observe como a concorrência se comporta diante do mercado e tente encontrar quais as dificuldades enfrentadas por eles. A partir desses pontos fracos, faça um planejamento e crie estratégias que façam a sua empresa se tornar competitiva no mercado.

A análise da concorrência ajuda qualquer gestor a compreender o mundo comercial em que está inserido, a aprender com as boas práticas do concorrente e aperfeiçoar os pontos fracos para construir uma vantagem competitiva dos seus negócios.

5. Mantenha as finanças equilibradas

Se você quer ver a sua empresa crescendo é necessário avaliar se as finanças estão equilibradas, uma vez que esse processo exige um determinado investimento que não comprometa o seu fluxo de caixa. Portanto, antes de qualquer avanço, verifique se as despesas e receitas estão controladas.

Caso perceba que existe um descontrole dos negócios, faça um planejamento financeiro e crie um plano de ação para tentar regularizar, identificando onde estão as falhas e os desperdícios. Com isso, ficará mais fácil saber quais os gastos precisam ser cortados e em quais despesas será necessário economizar.

Faça um fluxo de caixa e consulte-o regularmente para tomada de decisões. Além disso, controle o capital de giro que é o coração do setor financeiro da sua empresa. Somente assim você conseguirá proporcionar um crescimento mais saudável para os negócios da companhia.

6. Invista no treinamento de novos colaboradores

Mesmo com a rotatividade de pessoas é fundamental que a empresa invista em treinamentos para os novos colaboradores, deixando-os dentro do padrão de qualidade exigido pela companhia e proporcionando a motivação organizacional.

A organização precisa encontrar as ferramentas de treinamento mais adequadas a sua realidade, mas que venha atender às suas necessidades. Com a tecnologia presente em qualquer área de trabalho, ela tornou-se uma forte aliada para as empresas que buscam capacitar e desenvolver seus funcionários.

Por isso, invista no treinamento contínuo dos profissionais, estimulando a criatividade deles e desenvolvendo as suas habilidades para que eles possam apresentar inovações que melhorem os negócios e proporcionem destaque para a companhia.

7. Desenvolva o mapeamento e a padronização dos processos

Para oferecer um produto ou serviço de qualidade para o cliente certo, é necessário identificar e mapear todos os processos que envolvem a operação de uma empresa e, assim, atender a demanda com agilidade e eficiência.

A companhia precisa entender quais as dificuldades enfrentadas pelos setores que fazem parte de cada etapa do processo. Ao identificá-los, a empresa deve propor soluções de melhoria e, se for necessário, precisa investir em recursos para mudar a realidade.

Somente após o mapeamento e padronização dos processos é que os colaboradores conseguirão trabalhar focados em atender os objetivos da corporação, a fim de alcançar os resultados esperados e promover o crescimento dos negócios.

Proporcionar o crescimento rápido e eficiente do faturamento de uma empresa é algo desejado por várias companhias. Porém, são poucas as organizações que conseguem obter sucesso nessa empreitada.

Mas, com essas dicas você conseguirá proporcionar um crescimento escalável nos seus negócios para chegar no patamar almejado para a sua empresa. Portanto, coloque-as em prática agora mesmo!

Gostou das nossas dicas? Para continuar informado e aprimorar ainda mais seu conhecimento, baixe o nosso e-book “Guia do crescimento escalável”.

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 20 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

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