Recursos Humanos

5 dicas para fazer uma boa contratação de colaborador

Escrito por Grupo Fatos

Realizar uma boa contratação de colaborador é um dos passos para alavancar seu negócio. De fato, a qualidade dos produtos e serviços de uma empresa está fortemente relacionada aos colaboradores da mesma.

Além disso, o processo de contratação costuma ser longo, o que pode afetar a produção da empresa. O ideal, portanto, é fazer uma contratação simples, rápida e eficiente, selecionando e contratando os melhores, sem interferir nos processos normais da organização.

Neste conteúdo, vamos explorar justamente esse tema. Confira!

Qual o peso de uma boa contratação de colaborador?

Bons colaboradores, quando em harmonia e objetivando uma meta em comum, podem rapidamente tornar sua empresa muito mais produtiva e eficiente. Aliás, às vezes não é necessário um time de colaboradores excepcionais; ter um ou dois deles na organização já faz uma imensa diferença.

Então, uma boa contratação de colaborador pode (e vai) definir o futuro de sua empresa. É por isso que as seleções precisam ser otimizadas ao máximo, visando fazer a escolha certa.

Dito isso, vamos apresentar 5 dicas imperdíveis para contratar colaboradores. Continue lendo!

Como fazer a escolha certa nesse momento? Veja 5 dicas!

Nesta seção, vamos passar 5 dicas de ouro para fazer a escolha certa de candidato. Note que, todavia, um processo de contratação é muito mais complexo do que será apresentado aqui. Leve essas dicas como pontos importantes durante o processo. Algumas delas são elementos indispensáveis dele.

Vamos lá!

1. Faça um bom planejamento

O primeiro passo é elaborar um bom planejamento para a seleção de colaboradores. No caso, é importante destacar quais são as necessidades da empresa, as qualificações necessárias para o cargo, remuneração estipulada e experiência mínima para a função.

Vale montar um cronograma de ação, o qual deve indicar as datas de início e fim do processo seletivo, assim como cada etapa do mesmo.

2. Determine os melhores locais para divulgar o processo seletivo

Escolher boas formas de comunicação para seu processo seletivo é um ponto delicado. A escolha requer diversas considerações estratégicas, as quais devem levar em conta o perfil do candidato de interesse.

Se for uma vaga de estágio, por exemplo, diversas universidades trabalham com sistemas de e-mails automáticos, os quais enviam seu processo seletivo para todos os alunos de um curso, ou até da universidade como um todo.

3. Elabore métodos de mensurar habilidades

Muitas vezes o que está escrito no currículo não bate com as habilidades do candidato, e isso acontece tanto de forma positiva quanto de forma negativa. Ou seja, os candidatos podem alegar algo no currículo que não é verdade, ao passo que podem deixar de mencionar algo de muito valor para a organização.

Saber como mensurar essas habilidades é um dos elementos principais do processo seletivo.

4. A tecnologia está a seu lado

Para agilizar o processo de contratação, usar a tecnologia é uma boa opção.

Com encontros online, por exemplo, é possível contactar diversos candidatos, assim como realizar alguns testes preliminares com eles. Muitas empresas usam plataformas como o Zoom para realizar entrevistas de seleção.

No entanto, a tecnologia não ajuda apenas nisso: há bancos gigantescos de currículos na internet, que contam com sistemas de filtros inteligentes. Ou seja, é possível encontrar vários profissionais interessantes para a empresa, sem grande esforço.

5. Trabalhe com dinâmicas em grupo

As dinâmicas de grupo são extremamente poderosas na hora de fazer uma boa contratação de colaborador. Entretanto, elas precisam ser planejadas de acordo com os requisitos da organização.

Uma ótima forma de mensurar as habilidades dos candidatos é colocá-los para resolver uma situação-problema, por exemplo. Assim fica fácil avaliar quem tem as características necessárias para ocupar o cargo ofertado na empresa.

Agora que já passamos as 5 dicas, vamos analisar as principais características dos bons colaboradores. 

Quais são as principais características de bons colaboradores?

Existem colaboradores que fazem falta quando se ausentam do trabalho, seja por férias ou por doença. Você já se perguntou o porquê de existirem pessoas assim nas companhias?

A resposta para essa pergunta é bastante simples: esses colaboradores têm um conjunto de habilidades fundamentais para os processos da empresa. 

Nesta seção, vamos citar as principais características desses funcionários!

Ser comprometido com a empresa

O comprometimento é uma marca bastante característica dos colaboradores de alto desempenho. Em alguns casos, essas pessoas chegam a colocar os interesses da empresa acima dos delas próprias.

Então, mesmo quando estão de folga, acabam por se preocupar com assuntos relacionados à organização. Trabalhar além do horário também é uma característica dessas pessoas.

Almejar posições altas

Os colaboradores que se destacam sempre almejam posições elevadas nas empresas. Ou seja, são pessoas que se incomodam por não subir nos ranques da companhia, o que acarreta em esforço extra para atingir esse objetivo.

Nessa categoria, temos pessoas motivadas e que se preparam com MBAs e cursos de especialização diversos.

Conseguir se adaptar com facilidade

Ter resiliência é uma característica muito importante no mundo empresarial. Afinal, o mercado sempre muda, às vezes em intervalos curtos, e as empresas precisam se adaptar.

Entretanto, vale lembrar que se a empresa precisa mudar, o fluxo de trabalho também sofre alterações, que podem ser bruscas – como aconteceu durante a pandemia. Quanto melhor for a reação dos colaboradores, maiores as chances de sucesso da empresa.

Ter uma ótima comunicação

A comunicação é uma das principais habilidades. Saber falar, escrever e escutar são características de ótimos colaboradores, dado que, além de entender pontos de vista diferentes, essas pessoas conseguem se expressar com maestria.

Então, é uma habilidade que sempre é aproveitada, seja na hora de planejar projetos, conversar com consumidores e/ou outras empresas.

Atuar de forma proativa na organização

Por fim, a proatividade é uma das habilidades mais aclamadas pelas empresas. 

Ela se resume em executar ações com base em previsões para um futuro próximo provável. Dessa forma, o colaborador consegue se mobilizar, assim como seus colegas, para enfrentar obstáculos ou aproveitar oportunidades do mercado.

Leve em conta estas informações na hora de contratar novos colaboradores. Se fizer isso, com certeza terá ótimas pessoas trabalhando em sua empresa.Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!

Sobre o autor

Grupo Fatos

Com mais de 25 anos de mercado e um atendimento de excelência, nos tornamos um Centro de Apoio ao Empreendedor, estruturado em unidades de negócios de diferentes áreas (Contabilidade, Consultoria, TI, Financeiro e RH), com soluções corporativas que permitem potencializar o futuro de nossos clientes.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This